Edifícios verdes: conheça as principais construções sustentáveis do mundo
Empreendimentos que combinam soluções ecológicas com design moderno ganham espaço e podem contribuir para a agenda climática


Um edifício verde é uma estrutura projetada e construída com práticas sustentáveis visando reduzir o impacto ambiental e promover a eficiência energética, conservação de recursos naturais e a qualidade de vida. Além do impacto positivo na redução de emissões, esse tipo de empreendimento traz economia no longo prazo e é bastante valorizado no mercado imobiliário.
Esse tipo de construção, que combina soluções ecologicamente corretas com um design moderno, tem ganhado espaço em conjunto com a agenda de combate às mudanças climáticas. Os principais elementos de um edifício verde são:
Design sustentável: planejamento e arquitetura que maximizam o uso de luz natural, reduzem a dependência de iluminação artificial e otimizam a eficiência energética.
Eficiência energética: uso de tecnologias e práticas que minimizam o consumo de energia, como isolamento térmico, janelas eficientes, sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC) eficientes, e uso de fontes de energia renovável, como sistemas de geração solar fotovoltaica.
Materiais sustentáveis: escolha de materiais de construção com menor impacto ambiental, como aqueles feitos de recursos renováveis, reciclados ou com baixa emissão de poluentes. Isso pode incluir pisos sustentáveis, tintas e revestimentos ecológicos, entre outros.
Gerenciamento de resíduos: implementação de práticas para reduzir, reutilizar e reciclar resíduos de construção e demolição, minimizando assim o impacto ambiental.
Qualidade do ar interno: adoção de sistemas de ventilação eficientes e uso de materiais que não emitem poluentes para melhorar a qualidade do ar dentro do edifício.
Conservação de água: utilização de tecnologias e práticas que reduzem o consumo de água, como dispositivos economizadores, sistemas de reciclagem de água e paisagismo sustentável.
Paisagismo sustentável: planejamento de áreas verdes com plantas nativas, uso eficiente de água e técnicas de manutenção ambientalmente amigáveis.
Tecnologia inteligente: Integração de sistemas inteligentes para monitorar e otimizar o consumo de energia, iluminação, temperatura e outros recursos.
Confira uma lista com alguns dos principais edifícios verdes do mundo, elaborado pela plataforma Global Citizen:
Projeto Éden

O Projeto Éden, localizado no Reino Unido, é composto por enormes estufas onde se encontram diferentes espécies de plantas. Sendo um dos exemplos de design sustentável, o edifício verde foi construído em uma antiga mina de barro.
Com isso, a atração ecológica possui uma trilha educativa, que ensina sobre as consequências das mudanças climáticas e a importância de cuidar do meio ambiente.
Bullitt Center

Localizado nos Estados Unidos, o Bullitt Center é considerado o maior edifício comercial net zero do mundo. Com seis andares, a estrutura é abastecida por energia renovável e possui um sistema com capacidade de coletar e gerenciar a própria água, além de realizar a decomposição dos dejetos humanos de maneira eficiente.
Eastgate Centre

O Eastgate Centre é considerado pioneiro na biomimética, uma área da ciência que estuda os princípios criativos e estratégias da natureza, visando a criação de soluções para os problemas atuais da humanidade, unindo funcionalidade, estética e sustentabilidade.
Localizado no Zimbábue, no sudeste do continente africano, o edifício mantém a sua temperatura regulada e utiliza, aproximadamente, menos 90% de energia comparada às estruturas tradicionais com ar-condicionado.
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Localizado em Nairobi, no Quênia, a sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é um edifício sustentável, e tem como objetivo atingir o net zero de emissões de carbono.
O edifício de três andares possui um design que utiliza de painéis solares, coleta de água da chuva e um sistema de tratamento de águas residuais. Além disso, o PNUMA é considerado o primeiro complexo de escritório da Organizações das Nações Unidas (ONU) alimentado por energia solar do mundo.
Bosco Verticale

Por fim, o Bosco Verticale, ou floresta vertical, localizado em Milão, na Itália, é composto por torres residenciais que completam o design com árvores e plantas. Com isso, além da eficiência energética, o edifício também auxilia na qualidade do ar do local e da região.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura