Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE


As vendas de carros elétricos registraram crescimento anual de 33% no Brasil em outubro, mostra levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Foram 21.369 emplacamentos no mês, frente a 16.033 no mesmo período de 2024. O montante refere-se a veículos eletrificados leves, incluindo híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos (HEV e HEV Flex) e 100% elétricos (BEV).
Conforme a entidade, a participação de mercado dos eletrificados foi de 8,6% em relação ao total geral de vendas dos veículos leves no mês, que ultrapassaram 247 mil unidades. Em outubro do ano passado, esse market share era de 6,4%.
Dos 21.369 eletrificados vendidos em outubro, 81,7% (17.444) foram elétricos plug-in (BEV e PHEV), sendo que os PHEV foram responsáveis por 44,3%, e os BEV 100% elétricos por 37,4%. Em outubro de 2024, a participação dos plug-in sobre o total de eletrificados foi de 76,7%. Portanto, no último ano, essa participação teve um crescimento de 6,3 pontos percentuais.
Os híbridos plug-in (PHEV) lideraram as vendas em outubro, com 9.458 unidades. Esse total representa um aumento de 15,4% sobre setembro e de 58,7% sobre outubro de 2024. As 7.986 unidades de BEV 100% elétricos (BEV) em outubro representam 37,4% das vendas de eletrificados no mês. Sobre setembro, houve uma queda de 2,2%. E sobre outubro de 2024, um aumento de 30,7%.
Já os híbridos (HEV e HEV Flex) totalizaram 3.925 unidades vendidas em outubro, o que equivale a 18,3% do total de eletrificados do mês. Os HEV foram responsáveis por 10,1% (2.166) e os HEV Flex por 8,2% (1.759).
Segundo a ABVE, vários fatores explicam o crescimento das vendas de veículos plug-in. Um deles é a expansão dos corredores elétricos e dos pontos de recarga públicos e semipúblicos no Brasil, que passaram de, aproximadamente, 350 em dezembro de 2020 para 16.880 em agosto de 2025, de acordo com o último levantamento Tupi Mobilidade/ABVE Data.
Esse crescimento amplia a confiança dos consumidores e viabiliza o uso dos veículos eletrificados em diferentes contextos — do deslocamento urbano diário às viagens intermunicipais e interestaduais.
Além disso, o avanço das tecnologias embarcadas e a crescente oferta de modelos nacionais e importados têm contribuído para a democratização do acesso a veículos eletrificados. A diversificação amplia a competitividade do setor e estimula a inovação, com foco em eficiência energética, autonomia e conectividade.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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