Radar Setorial: Convênios de ICMS não devem ser atualizados antes de 1º de abril
Confira os principais destaques da agenda do setor elétrico


A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) informou que dificilmente haverá tempo hábil para o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) promover a atualização dos convênios de ICMS no âmbito do setor fotovoltaico até 1º de abril.
Modificações no Sistema Harmonizado 2022 (SH-2022), realizadas pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA), trouxeram mudanças na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) de equipamentos e sistemas fotovoltaicos. Por isso, os convênios de ICMS precisariam ser atualizados adequadamente até o final de março.
Leia mais: Absolar e Confaz discutem tributação de equipamentos fotovoltaicos
Porém, o presidente executivo da entidade, Rodrigo Sauaia, explicou que, apesar da sensibilidade do Confaz em relação ao pleito do setor e do entendimento que não deve haver qualquer aumento de carga tributária, o grupo de trabalho de benefícios fiscais (GT 26) do órgão não conseguiu avançar na discussão com a Receita Federal.
“O GT-26 acionou a Receita Federal para que pudesse esclarecer os detalhes nas mudanças nas NCMs do setor, mas a Receita Federal está em greve e por isso não participou da reunião, o que impediu o grupo de trabalho de seguir em frente com o pedido de atualização junto ao Confaz nesse momento”, detalhou Sauaia.
O dirigente afirmou que a Absolar já estava preparada para os riscos desse possível atraso nas atualizações dos convênios ICMS. “Nossa força-tarefa que acompanha o tema já está preparando em conjunto com nossos associados mandados de segurança, que são ações judiciais para proteger o setor dos riscos de cobrança de ICMS sobre equipamentos e sistemas fotovoltaicos.”
PL 414 será avaliado por comissão especial na Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), determinou a criação de uma Comissão Especial para o trâmite do Projeto de Lei (PL) 414/2021, que dispõe sobre a modernização do setor elétrico. A decisão, divulgada na última terça-feira (08/03) foi tomada após a divulgação do relatório preliminar do projeto, elaborado pelo relator, deputado Fernando Coelho (União/PE). O substitutivo propõe alterações em oito leis, visando aprimorar o modelo regulatório e comercial do setor elétrico.
Dessa forma, o PL não precisará ser apreciado pelas comissões permanentes, conforme previsto no despacho inicial. Lira indicou prioridade na tramitação da matéria, de forma que o texto deve seguir da comissão diretamente ao Plenário.
CMSE mantém diretriz adicionais para atendimento à região Sul
Durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada na última quarta-feira (09/03), o órgão manteve o despacho térmico fora da ordem de custo para atendimento à região Sul, limitado a 8 GW médios e com CVU máximo de R$ 375,66/MWh.
Conforme destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), há a predominância de condições favoráveis de atendimento eletroenergético no País, beneficiadas pelas chuvas verificadas desde o início do ano aliadas às políticas de recuperação dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Como resultado, o armazenamento do SIN já alcançou patamar superior às projeções apresentadas anteriormente ao Comitê, com valor de 63,6% em 8 de março de 2022. Relativo aos dados de fechamento do mês de fevereiro, o armazenamento do SIN ficou entre 7,3 pontos percentuais (p.p.) e 1,8 p.p. acima do previsto, para o pior e o melhor cenários prospectados no mês anterior, respectivamente.
Absolar promove evento em Curitiba
A Absolar realiza na próxima terça-feira (15/03) em Curitiba (PR) o ABSOLAR Meeting, evento que reúne empresário, autoridades e especialistas do setor solar fotovoltaico. Será o primeiro de uma agenda de quatro encontros regionais da entidade em 2022. Os demais estão programados para ocorrer em Goiânia (GO), em 5 de abril, Manaus (AM), em 28 de junho, e Salvador (BA), em 28 de julho.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

A Muralha Regulatória que Protege o Sol: Como a ABNT e o CONFAZ Blindam o Setor Fotovoltaico contra o Casualismo Fiscal
O Brasil vive um paradoxo solar. Enquanto o país celebra recordes de instalação de energia fotovoltaica, impulsionado por uma matriz energética que se orgulha de sua crescente sustentabilidade, uma sombra de instabilidade jurídica
08/12/20253 min de leitura

PLP 182/2025: A tempestade tributária que pode afogar a energia solar brasileira
O governo federal está revivendo uma proposta que há 20 anos causou uma das maiores revoltas do setor produtivo brasileiro. O PLP 182/2025 traz de volta o espírito da famigerada MP 232 de 2004, conhecida como "tsunami tributário".
28/11/202510 min de leitura

A Lei 15.269 e o gosto amargo da insegurança jurídica
A sanção da Lei nº 15.269/2025, originada da Medida Provisória 1.304, deveria ser um momento de celebração para o setor elétrico brasileiro. E, em muitos aspectos, ela representa um avanço inegável.
26/11/20254 min de leitura
Reforma do setor elétrico é sancionada e convertida na Lei 15.269/2025
Texto final da MP 1.304 incluiu abertura do mercado livre e regulamentação do armazenamento de energia; ressarcimento por cortes de geração foi vetado
25/11/20256 min de leitura
Acordo final da COP30 omite menção a combustíveis fósseis
Conferência teve como principal resultado compromisso de mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano para ações climáticas
24/11/20252 min de leitura

Segurança jurídica na geração distribuída: a análise da motivação no desmembramento de usinas
Decisões subjetivas das distribuidoras sobre divisão de usinas criam insegurança jurídica e prejudicam investimentos em energia.
18/11/20257 min de leitura
Vetos à MP 1.304 podem comprometer investimentos em renováveis no Brasil
Absolar alerta que retirar a possibilidade de compensação às usinas afetadas por cortes de geração reduzirá atratividade de grandes projetos no país
17/11/20253 min de leitura
MP 1.304: entenda como será a abertura do mercado livre de energia
Aprovada pelo Congresso, reforma do setor elétrico permitirá adesão de todos os consumidores do país ao Ambiente de Contratação Livre (ACL)
12/11/20252 min de leitura

