Agentes organizam passeata para pedir a votação do marco legal da GD

Movimento busca sensibilizar os deputados a votarem o mais breve possível o Projeto de Lei nº 5829/19

PRAÇA DOS TRÊS PODERES
Ascom

Está programada para esta terça-feira (8/06) uma manifestação em favor da aprovação do marco legal da geração distribuída (GD), representado pelo Projeto de Lei 5829/19. OS representantes das entidades ligadas ao setor defendem que o projeto é de fundamental para dar segurança jurídica aos investimentos em energia solar no Brasil.

A "Manifestação Pacífica Brasil Solar" acontecerá na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com início programado para às 8h30.  

O presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Ronaldo Koloszuk, afirmou ao Portal Solar que a passeata contará com a participação de empresários de todo o País. Ele garante que se trata de um movimento independente dos agentes, organizada por grupos de Whatsapp.

“Acredito que vão ter mais de mil empresários e deputados que vão discursar no carro de som. A tendência é que isso ecoe dentro da Câmara", disse Koloszuk. 

O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, espera que a manifestação contribua para que a votação do PL ocorra ainda nesta semana. A matéria já entrou na pauta do Plenário por diversas vezes entre abril e maio, mas não foi levada à votação. 

“Nosso objetivo é sensibilizar os parlamentares em relação a essa demora. Há muitas empresas na expectativa, querendo investir, mas essa insegurança jurídica deixa o mercado parado”, disse Evangelista.

Leia mais: Câmara pauta novamente marco legal da geração distribuída

O presidente da Ecori Energia Solar, Leandro Martins, defende que todos os brasileiros devem ter a possibilidade de usar a energia solar. "Por isso, há anos, insistimos na importância de um marco regulatório que permita ter segurança jurídica para todas as atividades relacionadas à energia solar. Agora, na iminência da votação do projeto de lei da energia solar na Câmara dos Deputados (PL 5829), apoiamos a realização de uma manifestação em Brasília que defende os princípios da nossa missão, de tornar a energia solar ao alcance de todos", disse o executivo em nota à imprensa.

Crise energética

O investimento em energia renovável é apontado pelos especialistas, inclusive, como uma solução rápida para reforçar a segurança energética do Brasil, que neste momento enfrenta uma escassez de recursos hídricos e, portanto, está precisando despachar térmicas caras. 

 "Vivemos um momento em que se fala em possibilidade de racionamento e bandeira vermelha 2 o ano inteiro. Essa é a hora do setor mostrar que existe uma solução rápida que é a energia solar", disse Koloszuk. 

Evangelista compartilha da mesma opinião.  “É muito importante a aprovação do projeto de lei, porque é mais geração distribuída injetando energia na rede e, consequentemente, menos acionamento das térmicas. A GD também contribui de forma indireta, preservando o nível dos reservatórios, mitigando o problema da crise hidrológica e do risco de apagão.”

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Wagner Freire

Wagner Freire

Jornalista com Bacharel em Comunicação Social pela FMU e pós-graduado em Finanças. Especialista com mais de 10 anos de experiência na cobertura do mercado de energia elétrica, tendo trabalhado no Estadão, CanalEnergia, Jornal da Energia, Revista GTD e DCI.

Avatar de Adonis Teixeira

Adonis Teixeira

Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.

Artigos que podem te interessar

A MURALHA REGULATÓRIA QUE PROTEGE O SOL: COMO A ABNT E O CONFAZ BLINDAM O SETOR FOTOVOLTAICO CONTRA O CASUALISMO FISCAL
Política

A Muralha Regulatória que Protege o Sol: Como a ABNT e o CONFAZ Blindam o Setor Fotovoltaico contra o Casualismo Fiscal

O Brasil vive um paradoxo solar. Enquanto o país celebra recordes de instalação de energia fotovoltaica, impulsionado por uma matriz energética que se orgulha de sua crescente sustentabilidade, uma sombra de instabilidade jurídica

08/12/20253 min de leitura

PLP 182/2025: A TEMPESTADE TRIBUTÁRIA QUE PODE AFOGAR A ENERGIA SOLAR BRASILEIRA
Política

PLP 182/2025: A tempestade tributária que pode afogar a energia solar brasileira

O governo federal está revivendo uma proposta que há 20 anos causou uma das maiores revoltas do setor produtivo brasileiro. O PLP 182/2025 traz de volta o espírito da famigerada MP 232 de 2004, conhecida como "tsunami tributário".

28/11/202510 min de leitura

A LEI 15.269 E O GOSTO AMARGO DA INSEGURANÇA JURÍDICA
Política

A Lei 15.269 e o gosto amargo da insegurança jurídica

A sanção da Lei nº 15.269/2025, originada da Medida Provisória 1.304, deveria ser um momento de celebração para o setor elétrico brasileiro. E, em muitos aspectos, ela representa um avanço inegável.

26/11/20254 min de leitura

REFORMA-DO-SETOR-ELETRICO-E-SANCIONADA-E-CONVERTIDA-NA-LEI-15.269-2025
Política

Reforma do setor elétrico é sancionada e convertida na Lei 15.269/2025

Texto final da MP 1.304 incluiu abertura do mercado livre e regulamentação do armazenamento de energia; ressarcimento por cortes de geração foi vetado

25/11/20256 min de leitura

ACORDO-FINAL-DA-COP30-OMITE-MENCAO-A-COMBUSTIVEIS-FOSSEIS
Política

Acordo final da COP30 omite menção a combustíveis fósseis

Conferência teve como principal resultado compromisso de mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano para ações climáticas

24/11/20252 min de leitura

SEGURANÇA JURÍDICA NA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: A ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO NO DESMEMBRAMENTO DE USINAS
Política

Segurança jurídica na geração distribuída: a análise da motivação no desmembramento de usinas

Decisões subjetivas das distribuidoras sobre divisão de usinas criam insegurança jurídica e prejudicam investimentos em energia.

18/11/20257 min de leitura

VETOS-A-MP-1.304-PODEM-COMPROMETER-INVESTIMENTOS-EM-RENOVAVEIS-NO-BRASIL
Política

Vetos à MP 1.304 podem comprometer investimentos em renováveis no Brasil

Absolar alerta que retirar a possibilidade de compensação às usinas afetadas por cortes de geração reduzirá atratividade de grandes projetos no país

17/11/20253 min de leitura

MP-1.304-ENTENDA-COMO-SERA-A-ABERTURA-DO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Política

MP 1.304: entenda como será a abertura do mercado livre de energia

Aprovada pelo Congresso, reforma do setor elétrico permitirá adesão de todos os consumidores do país ao Ambiente de Contratação Livre (ACL)

12/11/20252 min de leitura