WEG reporta mercado de geração solar distribuída aquecido no primeiro trimestre
Alta demanda do mercado brasileiro por sistemas fotovoltaicos foi um dos fatores destacados no resultado financeiro da companhia


A WEG atribuiu os resultados positivos no primeiro trimestre de 2022 ao bom desempenho de vendas nas principais linhas de negócios da companhia, com destaque para a demanda de geração solar distribuída (GD) no mercado brasileiro. A empresa registrou lucro líquido de R$ 942,9 milhões, crescimento de 23,5% em relação ao mesmo período de 2021.
Conforme a WEG, o aquecimento do segmento já era esperada devido a aprovação da Lei 14.300, que estabeleceu o marco legal da GD. “Com a mudança de regulação, parte do benefício que existe hoje será retirado gradualmente e projetos realizados nesse ano continuam com a regra atual até 2045”, disse o diretor de finanças e relações com investidores, André Salgueiro.
O negócio de geração, transmissão e distribuição de energia (GTD) apresentou crescimento de 106,8% na receita líquida no mercado interno. Durante teleconferência realizada nesta quinta-feira (28/04), Salgueiro destacou que a melhora no desempenho da GD está ligada ao aumento de volume de projetos.
“A expectativa é que o ano seja positivo para o negócio. Acreditamos que, mesmo com a mudança regulatória, a GD solar continuará fazendo sentido a partir de 2023. Manter o nível de crescimento será mais difícil, a tendência será normalizar para o nível de um negócio mais recorrente”, detalhou o executivo.
Restrições na China
Durante a teleconferência, o diretor administrativo financeiro da WEG, André Rodrigues, afirmou que a companhia não sentiu nenhum efeito das recentes medidas de bloqueio e restrição contra a pandemia de Covid-19 na China, país que concentra a produção mundial de equipamentos fotovoltaicos.
Leia mais: Restrições contra Covid-19 na China voltam a impactar logística do setor solar
Ações do governo do país asiático para conter o mais recente surto na cidade de Xangai afetaram o acesso a matéria-prima e o funcionamento do porto da cidade, um dos mais movimentados do mundo.
“Enquanto existir política de covid zero, a cadeia global sempre estará pressionada, podendo ocasionar escassez de matéria-prima e aumentos no frete. No entanto, até o momento, não sentimos os efeitos da situação”, assinalou Rodrigues.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

