PUBLICIDADE

Portugal quer até 2020 triplicar a produção de energia solar

Portugal quer até 2020 triplicar a produção de energia solar
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou que o Governo português tem o objetivo de triplicar a produção de energia solar até 2020, mantendo a política de continuar a aposta nas energias renováveis. Segundo Manuel, dadas as tecnologias e as condições excepcionais que Portugal tem para produzir energia solar, a aposta é rentável e há muitos investidores concorrendo para produzir energia solar em Portugal.

O objetivo será concretizado com o licenciamento de mais 1000 megawatts que serão investidos. Este investimento vai ser feito a preço de mercado e sem aumento de custo para os consumidores, disse o Ministro, depois da sessão pública da apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, nas áreas de Ambiente e Energia, em Lisboa.

Caldeira Cabral também falou em seu discurso que o Governo neste momento está criando uma política coerente baseada em continuar a apostar nas energias renováveis, em específico, na energia solar, onde ocorre uma grande evolução tecnológica que permite por sua vez uma grande expansão da fonte em Portugal.

Portugal é um dos países envolvidos no maior contrato de aquisição de energia solar do mundo, num investimento superior a 400 milhões de euros. Com 212 dias sem chuva em 2016, de acordo com uma pesquisa realizada no período, Portugal tem um sol extraordinário e é o “primeiro país da Europa a ter investimento em centrais solares não subsidiadas”, segundo o secretário de Estado da Energia.

Portugal quer até 2020 triplicar a produção de energia solar

O Ministro declarou a importância do país reforçar as interligações com o resto da Europa e com Marrocos, ao nível da energia, com o objetivo de baixar os custos de energia e aumentar a eficiência do mercado energético num contexto em que as energias renováveis têm um maior peso. O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR) tem cerca de 1100 milhões de euros contemplados para investimentos em melhorias do sistema de eficiência energética, com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas, ao mesmo tempo que reduz a conta de energia e as emissões prejudiciais.

O gabinete de Estado da Energia Português informou recentemente que Portugal vai ter 14 novas centrais solares fotovoltaicas. Portugal tem, até ao momento, 20758 megawatts de capacidade instalada de produção de eletricidade. Sendo que, 5313 megawatts correspondem a energia eólica e 291 megawatts energia fotovoltaica.

A energia solar fotovoltaica está em expansão e no futuro próximo será a forma de produção de energia elétrica mais eficiente e barata de todas! Há diversos projetos deste setor que poderão levar a capacidade instalada em Portugal a duplicar no país. Em 2017, a energia solar fotovoltaica cresceu duas vezes mais que o combustível fóssil!

Qualquer consumidor interessado em energia solar pode instalar sistemas solares fotovoltaicos em sua empresa ou residência e assim produzir a sua própria energia limpa e renovável. O Portal Solar trabalha com os melhores fornecedores de energia solar, entre em contato e solicite um orçamento. Confira nosso blog e saiba mais sobre placa solar, painel solar e os principais cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica no Brasil.

 

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar