PUBLICIDADE

Agência Nacional de Energia Elétrica inaugura usina fotovoltaica no prédio da sua sede

Agência Nacional de Energia Elétrica inaugura usina fotovoltaica no prédio da sua sede
A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, é responsável pela regulação e fiscalização do setor elétrico no país, além disso, a mesma resolveu dar o exemplo e criou um projeto de eficiência dentro da própria sede! O projeto de eficiência energética vem sendo implementado desde o ano de 2014. Para o diretor da Aneel Rodrigo Limp, a iniciativa visa a sustentabilidade do setor com uso eficiente e racional da energia.

A partir da Diretoria, as áreas técnicas iniciaram um trabalho de melhoria da eficiência energética nas instalações da Agência. A primeira fase desse projeto, especificamente da usina fotovoltaica, foi inaugurada na terça-feira (26/6), às 11 horas, no prédio da ANEEL. O investimento desta etapa é da ordem de R$ 1,8 milhão. As outras etapas do projeto, a de iluminação e a de climatização, ainda estão nas fases de implementação e licitação respectivamente. Com redução de 47% no consumo de luzes e 35%, no ar condicionado, além da redução de gastos públicos.

A usina fotovoltaica de microgeração distribuída terá geração anual entre 650 MWh e 800 MWh, numa média de 710 MWh/ano. O objetivo é atender entre 18% e 20% do consumo anual da autarquia. A usina fotovoltaica conta com 1.760 painéis de 1,65m2, com potência instalada de 510,40 quilowatts-pico (kWp), que foram instalados de forma a otimizar o aproveitamento do sol.

A área total ocupada pelos módulos e equipamentos necessários será de 3.580 m2. Cada conjunto de 96 módulos foi conectado em um inversor, e todos os inversores serão monitorados numa central de operação, com dados unificados. A energia gerada compensará o consumo do prédio da Agência pelo mecanismo do Sistema de Compensação de Energia, no qual até a geração nos fins de semana poderá ser injetada na rede e depois devolvida para a Agência.

Com a Usina Fotovoltaica, a Aneel irá economizar mais de R$ 360 mil por ano e deixará de emitir, por ano, mais de 98 toneladas de CO2 para o meio ambiente, o que é equivalente a quase 400 árvores plantadas por ano. A Usina Fotovoltaica da Aneel faz parte de um projeto do Programa de Eficiência Energética (PEE), contratado pela Companhia Energética de Brasília (CEB).

 Ailson de Souza Barbosa, Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética, disse que a ANEEL deu um grande exemplo para o setor elétrico e o setor público com a instalação da usina. A Agência mostrou que é possível implementar uma iniciativa que gera lucratividade e benefícios por várias décadas. Além disso, existe o fator de inserção da eficiência energética na cultura das instituições públicas.

No ano passado, a energia solar cresceu duas vezes mais que o combustível fóssil. Outro exemplo de disseminação da energia solar no Brasil, foi a inauguração da usina de energia solar que gera cerca de 480 mil kwh/ano no Estado de Minas Gerais. Podemos notar o quanto a energia solar fotovoltaica está presente e fazendo a diferença no País! Para saber mais sobre baterias de lítio, placa solar e energia solar fotovoltaica, continue acompanhando o Portal Solar.

Veja mais

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar