O que é telhado verde e quais os seus benefícios
No mundo, atualmente, há uma grande preocupação em iniciativas sustentáveis no máximo de situações possíveis. Uma solução viável para implementar áreas verdes em áreas urbanas ou residências, que além da estética traz praticidade e economia, é através do telhado verde.
Nunca ouviu falar da solução? Confira a seguir tudo sobre esse tipo de telhado e como investir nessa iniciativa sustentável no seu imóvel.
O que é telhado verde?
Telhado verde é uma estrutura ecológica usada em coberturas de edificações, como casas, estacionamentos, comércios e prédios em geral. A cobertura utiliza recursos naturais, como plantas e vegetação apropriada, para criar um telhado que ajuda a deixar o ambiente interno dos lugares mais fresco e ainda pode ser usado para lazer e outros fins sustentáveis.
Como é feito o telhado verde?
Existem várias formas de fazer um telhado ecológico, vai depender bastante da técnica utilizada pelo profissional contratado para o projeto, mas de modo geral há algumas camadas comumente encontradas nesse tipo de laje. Veja:
Laje
O projeto deve ser compatível com a estrutura da laje, ou seja, toda a vegetação e materiais utilizados devem possuir um peso que não sobrecarregue a estrutura do telhado e não comprometa o imóvel.
Membrana de impermeabilização
Se instalado da forma correta, o telhado verde funciona muito bem e parte indispensável deste ponto é uma boa impermeabilização. Para que a água não entre em contato com a estrutura do telhado é necessário que uma manta impermeabilizante, que evita as indesejadas infiltrações, seja instalada.
Camada drenante
Essa camada, além de ajudar a evitar alagamentos no telhado, é uma ótima forma de reter água da chuva. É comum que muitas pessoas armazenem essa água para utilizar na lavagem de quintais entre outros fins.
Manta filtrante
A manta filtrante ajuda a separar toda a região dos substratos e plantas da região drenante. Esse processo evita entupimentos e ajuda a manter o fluxo de drenagem.
Substrato
O substrato é a camada responsável pelo solo onde a vegetação será plantada. Nesta parte, além de terra para plantio, normalmente há um tratamento nutritivo, para manter as plantas saudáveis.
Vegetação/plantas
A parte mais esperada. Aqui a vegetação deve ser escolhida de acordo com a estrutura da laje e clima predominante do local. Vale ressaltar que a vegetação pode ser composta de vários tipos de plantas, como suculentas, gramíneas, arbustos e até pequenas árvores.
Vantagens do telhado verde
O telhado ecológico está longe de ser uma instalação meramente estética, suas vantagens vão do bem-estar até a economia, e são imediatas após sua instalação. Confira:
- Temperatura do ambiente: Sim, a temperatura de ambientes internos que contam com esse tipo de cobertura é muito mais confortável. Isso acontece devido a redução da amplitude térmica. Ou seja, toda a estrutura da laje ecológica absorve a radiação solar e emite de forma reduzida de volta. Esse processo ajuda a deixar o ambiente do imóvel mais fresco, uma vez que não absorve o calor da mesma forma que o concreto e asfalto. Esse ponto ajuda no bem-estar, com ambientes mais frescos e auxilia na economia, uma vez que ajuda a diminuir o uso de eletrodomésticos como climatizadores e ar-condicionado.
- Captação da água da chuva: o telhado ecológico, por conta da camada drenante, possibilita a captação de água da chuva. Esse ponto pode servir como outra forma de economia, uma vez que a água da chuva pode ser utilizada no lugar da água potável para limpeza do próprio imóvel.
- Aumento de áreas verdes: obviamente um telhado ecológico ajuda a aumentar as áreas verdes em cidades, mas não é só isso! Em espaços públicos, por exemplo, é possível abrir um telhado ecológico para a prática de exercícios e lazer em geral, além de ser um local que vai atrair diversas espécies de insetos e animais, que vão ajudar a aumentar a biodiversidade do ambiente.
Cuidados na instalação do telhado ecológico
Para sua instalação e até mesmo preservação do telhado são necessários alguns cuidados básicos, a fim de garantir a segurança, funcionalidade e estética do projeto.
Estrutura do telhado
O telhado precisa ter uma estrutura adequada para o tipo de plantas e vegetações que irão ser instaladas. Indicamos que essa informação seja cuidadosamente calculada, para evitar problemas futuros na fundação do imóvel.
Neste caso é necessário levar em consideração o peso de cada item do jardim, como vasos, plantas, árvores e em todas as camadas que envolvem a construção da estrutura do jardim, como substrato, telas e irrigação.
Outro ponto importante é saber se o telhado irá suportar visitas de pessoas, comum em casas que queiram aproveitar o telhado como quintal e locais públicos que disponibilizam essas áreas verdes para recreação.
Vedação adequada
O projeto deve ter uma vedação adequada, para evitar vazamentos e infiltrações dentro do imóvel. Como citamos anteriormente, há vários tipos de montagem de telhado, por isso, ajuste com antecedência os tipos de planta que deseja e pode plantar e escolha a melhor vedação de acordo com a espécie da vegetação.
Irrigação do telhado verde
Um cuidado essencial é planejar a forma que será feita a irrigação. Importante para deixar a vegetação sempre verde e saudável. Além de realizar possíveis podas, e cuidados específicos com algumas plantas.
Como é feita a manutenção do telhado verde
Mais uma vantagem desse tipo de telhado é a manutenção, que na maioria das vezes é feita de forma simples e rápida. Especialistas recomendam que a manutenção seja feita de uma a duas vezes por ano, porém esse número pode variar com o tipo de vegetação escolhida.
Alguns pontos que devem ser verificados na hora da manutenção: checar se os drenos não possuem obstruções para a passagem de água, presença de plantas invasoras, necessidade de adubação no substrato e até mesmo alguma avaria na estrutura.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?