Portal Solar/Sistema fotovoltaico: guia completo

Sistema fotovoltaico: guia completo

Descubra o que é um sistema fotovoltaico, tipos, como funciona, preços e como instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua residência ou comércio.

Nos últimos anos, o interesse pela instalação de sistemas fotovoltaicos aumentou consideravelmente. Cada vez mais proprietários de imóveis e gestores de empreendimentos passaram a enxergar na geração de energia um investimento muito lucrativo. 

Se você tem o interesse em saber mais sobre como funciona um sistema fotovoltaico, é possível que também esteja considerando o investimento. Ao longo deste artigo, falaremos sobre sistemas de geração de energia solar com o objetivo de tirar as principais dúvidas sobre o tema. Não deixe de ler até o fim!

O que é um sistema fotovoltaico?

Um sistema fotovoltaico nada mais é do que um conjunto de equipamentos capazes de transformar a luz solar em energia elétrica. Sistemas como esses podem abastecer prédios residenciais ou comerciais. 

Esse conjunto é, usualmente, composto de certos componentes específicos. Dentre eles, podemos destacar as placas solares fotovoltaicas e o inversor solar. Existe também toda uma estrutura de fixação e cabos que tornam a instalação de sistemas fotovoltaicos viável. 

Tipos de sistemas fotovoltaicos

Todos os sistemas fotovoltaicos utilizam a luz do sol para gerar energia, mas nem todos funcionam da mesma forma. Existem três principais tipos de sistemas de energia fotovoltaica: os on-gridoff-grid e os híbridos. 

Entenda as particularidades de cada um deles abaixo: 

Sistemas fotovoltaicos on-grid 

Os sistemas on-grid são conectados à rede de distribuição pública. Este é um dos tipos de sistemas fotovoltaicos mais utilizados em residências. Isso ocorre porque, em casos de baixa produção de energia – em dias chuvosos, nublados ou durante a noite – , é possível que o imóvel use a energia da rede distribuidora. 

Da mesma forma, quando há a produção de energia excedente, a rede distribuidora pode garantir créditos de eletricidade ao imóvel. Esses créditos podem abater até 90% do valor total da conta de luz e têm validade de 5 anos. 

Sistemas fotovoltaicos off-grid

Já os sistemas off-grid funcionam de maneira semelhante, mas não contam com a conexão à rede de distribuição pública. Em sistemas como estes, todo o excesso de energia é armazenado em baterias. 

Em dias de produção baixa ou durante a noite, o imóvel usará a energia armazenada nas baterias para manter seus equipamentos eletrônicos funcionando.

Esse tipo de sistema é ideal para aqueles que desejam independência total das distribuidoras de energia ou têm imóveis em lugares afastados, que não estão fora da rede de cobertura. 

Sistemas fotovoltaicos híbridos

Já os sistemas híbridos aliam a independência dos sistemas off-grid e a comodidade dos sistemas on-grid para garantir a melhor experiência possível na geração de energia solar.

Os sistemas híbridos contam com a ligação à rede pública e com baterias. Dessa maneira, o imóvel sempre poderá usar a energia fornecida pela rede em casos de baixa produção, mas não sofrerá com as quedas no abastecimento, já que também conta com o armazenamento das baterias.

Como funciona o sistema fotovoltaico

Toda a geração de energia elétrica acontece nas placas fotovoltaicas, por meio do deslocamento de elétrons. Ele é chamado de efeito fotovoltaico porque as partículas de luz solar – também chamadas de fótons – colidem contra o silício dos painéis e geram corrente elétrica. 

A corrente gerada por esse processo é contínua (CC). Para que ela seja propriamente aproveitada, é preciso que ela seja convertida em corrente alternada (CA). Este é o papel do inversor solar. 

Após a conversão, a energia é, então, distribuída e já está pronta para uso em todos os equipamentos elétricos do imóvel. Em sistemas on-grid, todo o excesso de produção é devolvido à rede e convertido em créditos. Enquanto isso, em sistemas off-grid, as baterias armazenam a energia excedente até que seu uso seja necessário. 

Vantagens e desvantagens de usar um sistema fotovoltaico

Sistemas fotovoltaicos são muito vantajosos para a maioria dos imóveis, mas também têm a sua parcela de desvantagens. A seguir, falaremos um pouco mais sobre os pontos fortes e fracos da geração de energia fotovoltaica.

Vantagens do sistema fotovoltaico

A principal vantagem da energia solar, é claro, é o fator de economia na conta de luz. Um sistema como este pode garantir até 90% de abatimento no valor total da conta.

Além disso, este é um método de geração de energia completamente sustentável, que não causa nenhum tipo de poluição, nem utiliza matérias-primas escassas. Seu funcionamento é silencioso e não causa impactos negativos na rotina dos residentes. 

Outra grande vantagem está em sua durabilidade. Por não conter partes móveis, o desgaste natural das peças é muito baixo, fazendo com que sistemas como estes tenham vida útil de mais de 25 anos. 

O seu custo de manutenção também é bem baixo e seu principal combustível – a luz do sol – é gratuito. Também há estudos que indicam uma valorização considerável do imóvel após a instalação de sistemas de captação de energia. 

Desvantagens do sistema fotovoltaico

Uma das principais desvantagens do sistema fotovoltaico é o seu custo. As placas solares envolvem uma tecnologia bastante sofisticada e, por isso, podem apresentar um custo de aquisição mais elevado. 

Além disso, a produção de energia nem sempre será previsível. Dias nublados e chuvosos prejudicam a luminosidade solar e, por consequência, a capacidade de geração de energia do sistema. 

Placas fotovoltaicas também não produzem energia durante a noite, precisando recorrer à rede de distribuição ou às baterias. 

Quanto custa um sistema fotovoltaico?

O custo de uma instalação de sistema fotovoltaico pode variar bastante, considerando a região do Brasil, a empresa que realizará o trabalho e a potência do sistema a ser instalado.

A taxa de radiação solar também influencia no custo, já que podem ser necessárias placas com mais ou menos potência. Para fins de exemplificação, vamos considerar uma média de insolação de 4,5 HSP e uma perda de 20% na eficiência da geração de energia. 

Neste cenário, o custo médio da instalação para um imóvel com consumo mensal de 186,3 kWh é de R$ 13.878,20. Para imóveis de consumo médio de 298,08 kWh, o custo vai para R$ 14.643,41.

Use a calculadora do Portal Solar para descobrir o custo da instalação de um sistema fotovoltaico em seu empreendimento ou residência. 

Como instalar um sistema de energia solar fotovoltaica?

A instalação de um sistema fotovoltaico deve ser feita apenas por empresas especializadas no serviço, uma vez que qualquer falha pode prejudicar não só a geração de energia, mas também o funcionamento dos equipamentos eletrônicos do imóvel. 

Existem alguns passos que você pode seguir para garantir uma instalação mais proveitosa. Entenda os detalhes a seguir. 

Entenda sua conta de luz

Este é o primeiro passo para qualquer um interessado em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência. Analise sua conta de luz nos últimos meses e faça uma média de consumo.

Esse número te ajudará a entender qual a sua demanda energética e qual será a capacidade que mais atenderá às suas necessidades. 

Analise seu espaço para instalação

Após o primeiro passo, é hora de entender melhor o espaço de instalação. Um sistema de 5.0 kWp ocupa no mínimo 35 m², por exemplo. 

Se o seu imóvel possui uma parte do telhado voltada para o Norte, é ali que os painéis precisam ser instalados para maximizar a produção. Na prática, nem sempre a inclinação ideal é possível. Por isso, perdas de eficiência já são consideradas durante o projeto.

Solicite um orçamento no Simulador Solar

Com as informações da conta de luz, você poderá ter um orçamento bastante eficiente dos custos para instalação de sistemas fotovoltaicos em seu imóvel. Acesse a página do Simulador Solar para receber um orçamento e estudar qual a melhor opção de instalação para suas necessidades. 

Contrate uma empresa de confiança

No site do Portal Solar, você poderá ter acesso a todas as mais confiáveis empresas de sua região, podendo comparar o número de serviços executados por cada uma delas e a opinião de seus respectivos clientes. 

Realize a pesquisa em nossa página de empresas parceiras.

Portal Solar - A marca líder em energia solar.

Somos a marca líder em energia solar no Brasil. Solicite um orçamento gratuito e reduza a sua conta de luz em até 90%. Encontre a unidade mais próxima de você e comece a economizar agora!

Certificações

Certificação AbsolarProjetistas Nível AAMelhores Franquias do Brasil 2023

Financiamento

Banco BV

Apoio

Absolar AssociadoABF

Redes Sociais

WhatsAppYouTubeFacebookInstagramLinkedIn

Assine nossa newsletter

Central de Relacionamento

TelefoneSão Paulo e outras capitais

(11) 4000-1948

Telefone e WhatsAppDemais cidades

(11) 5090-5560

E-mail

contato@portalsolar.com.br

Onde estamos

Av Roque Petroni 999, Jardim das Acácias, São Paulo - SP. 04707-910

Portal Solar © 2014-2024. Todos os direitos reservados.