Cooperação internacional para garantia de confiabilidade da geração solar fotovoltaica em diferentes climas

PV CAMPER é formado por uma comunidade de instituições de pesquisa de todo o mundo comprometidas em compartilhar dados meteorológicos e de desempenho de geradores solares

COOPERACAO-INTERNACIONAL-PARA-GARANTIA-DE-CONFIABILIDADE-DA-GERACAO-SOLAR-FOTOVOLTAICA-EM-DIFERENTES-CLIMAS
Pixabay

A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia elétrica mais bem distribuída por todo o nosso planeta e seu desempenho depende principalmente de fatores naturais como a disponibilidade de radiação solar e a temperatura de operação da célula fotovoltaica. A qualidade do equipamento, do projeto e da instalação complementam os requisitos para que um gerador solar possa produzir energia elétrica por décadas com manutenção mínima, baixo custo e operação desassistida.

Vale recordar, como foi mostrado em artigos anteriores (https://www.portalsolar.com.br/noticias/autor/prof-dr-ricardo-ruther), que o gerador solar fotovoltaico conectado à rede elétrica mais antigo do Brasil opera desde 1997 no Laboratório Fotovoltaica/UFSC (www.fotovoltaica.ufsc.br) e irá completar em setembro próximo 25 anos de operação ininterrupta.

Neste início de 2022 se completam 10 anos desde a publicação da Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL que deu início ao crescimento exponencial que a geração fotovoltaica vem experimentando no Brasil nos últimos anos. No mundo, neste início de 2022 iremos alcançar a marca de 1 TWp (1000 GWp) de capacidade acumulada de produção de módulos solares fotovoltaicos.

O ano de 2022 marca também a publicação da Lei 14.300 que regulamenta a geração distribuída no país e que estende por mais 12 meses as condições atuais de conexão de geradores fotovoltaicos à rede elétrica de distribuição.

A partir do próximo ano haverá a cobrança de um adicional de uso do sistema de distribuição (TUSD Fio B) que incidirá sobre o montante de energia exportado para a rede elétrica da concessionária. Assim, mais do que nunca, obter o máximo desempenho, confiabilidade e durabilidade do gerador solar fotovoltaico passa a ser uma questão de grande importância técnica e econômica.

Desde o início da instalação e comercialização de geradores solares fotovoltaicos, as questões de confiabilidade têm ocupado a comunidade científica e tecnológica mundial, na busca constante de otimização de desempenho e durabilidade das instalações.

Em 2018 uma cooperação internacional para acompanhar e aumentar a confiabilidade da geração solar fotovoltaica em diferentes climas foi formada entre um conjunto de institutos de pesquisa e universidades espalhadas por todo o mundo.

O PV CAMPER (Photovoltaic Collaborative to Advance Multi-climate Performance Energy Research, https://energy.sandia.gov/photovoltaics/pv-systems-and-reliability/pv-camper/) é atualmente formado por uma comunidade de instituições de pesquisa comprometidas em compartilhar dados meteorológicos e de desempenho de geradores solares de alta fidelidade para avançar na pesquisa fotovoltaica e expandir a confiabilidade da tecnologia solar em todos os cantos do planeta, apoiando a transição do mundo para um futuro intensivo em energia solar.

Atualmente o PV CAMPER conta com 12 instituições e uma rede de 16 estações de campo que abrangem ambos os hemisférios e a maioria das principais zonas climáticas, como mostra o mapa a seguir.

Mesmo dentro de um mesmo país, é possível encontrar diferentes condições climáticas que podem afetar a operação dos sistemas fotovoltaicos. O Brasil, por exemplo, conta com 12 subtipos climáticos segundo a classificação Köppen-Geiger (https://www.britannica.com/science/Koppen-climate-classification) e já foi demonstrado que tais diferenças climáticas resultam em efeitos diferentes nas diversas tecnologias fotovoltaicas comercialmente disponíveis.

Cada instituição membro do PV CAMPER opera um ou mais laboratórios com estação solarimétrica e geradores fotovoltaicos em campo e está ativamente engajada na otimização do desempenho fotovoltaico e pesquisa de confiabilidade.

Para facilitar a colaboração e garantir qualidade de dados em todos os sites, representantes do PV CAMPER concordaram em implantar instrumentação semelhante e compartilham métodos de coleta de dados e protocolos de O&M. O resultado é uma rede de laboratórios ao ar livre que são utilizados para investigações que vão desde a experimentação até estudos de simulação e validação das modelagens de desempenho e durabilidade.

A adoção em grande escala da tecnologia solar em todo o mundo requer medições realizadas com confiança e instrumentação adequada e calibrada, para possibilitar a identificação de condições ambientais locais e seu papel na confiabilidade de longo prazo.

Para enfrentar esses desafios, o PV CAMPER tem por objetivos:

• Fomentar projetos de P&D colaborativo nas áreas de validação de desempenho fotovoltaico e confiabilidade;

• Fornecer uma plataforma global para avaliar tecnologias fotovoltaicas emergentes de alta eficiência e para identificar e quantificar os fatores que mais contribuem para o desempenho específico destas tecnologias;

• Gerar um conjunto de melhores práticas em relação a coleta de dados; quantificar e reduzir incertezas de medição e aumentar a precisão e aplicabilidade de modelos de avaliação de desempenho;

• Desenvolver uma base técnica para avaliar novas tecnologias, incluindo novos tipos de células e módulos fotovoltaicos, com relação aos seus ambientes operacionais (sensibilidades espectrais, características de irradiância, faixa de temperatura, etc.).

O PV CAMPER é uma organização aberta e em constante crescimento e estimula a entrada de novos membros dispostos a atender aos elevados padrões de qualidade das instalações e medições e disponibilidade de dados a serem compartilhados. Para tanto, cada instituição membro deve manter um site ao ar livre com as seguintes capacidades técnicas:

• Gerador fotovoltaico de referência utilizando a tecnologia fotovoltaica de silício cristalino ligado à rede e com medições de variáveis elétricas com alta resolução temporal, para análise comparativa de dados e estabelecimento uma linha de base com a qual outras tecnologias podem ser comparadas;

• Instrumentação meteorológica de alta precisão para medir vários níveis de irradiância (DNI, GHI, DHI, POA e albedo), precipitação, umidade relativa do ar, temperatura ambiente e velocidade e direção do vento);

• Estação de medição de sujidade;

• Instrumentação de monitoramento de dados em CC de alta resolução para medir o desempenho dos sistemas fotovoltaicos;

• Sistemas de aquisição de dados de alta frequência (resolução mínima de 10 segundos) para dados meteorológicos e de desempenho fotovoltaico;

• Recursos de caracterização que atendam ao padrão IEC.

Todos os membros do PV CAMPER assinam um Memorando de Entendimento concordando em:

1. Transmitir dados diariamente para um banco de dados em nuvem, que podem ser acessados ​​por qualquer dos membros e instituições parceiras;

2. Adotar a caracterização de linha de base do PV CAMPER e os protocolos de O&M correspondentes;

3. Participar dos projetos de P&D colaborativo do PV CAMPER e coordenar um destes projetos;

4. Participar de teleconferências mensais e presenciais quando possível.

A rede de instituições de investigação do PV CAMPER reflete um objetivo comum: o desejo de promover e fazer crescer uma comunidade que pode ajudar a fazer a transição do mundo para um ambiente mais solar futuro. Coletivamente, esta organização oferece:

• Repositório de dados meteorológicos e de desempenho de geradores fotovoltaicos de alta resolução e disponibilidade, com dados de desempenho geograficamente e climaticamente diversos;

• Ampla experiência de suas equipes em áreas de pesquisa fotovoltaica como perdas de sujidade, fontes de incerteza (persistência e cobertura de nuvens, umidade, partículas transportadas pelo ar) e resposta espectral das diferentes tecnologias fotovoltaicas (comercialmente disponíveis e futuras/emergentes);

• Dados para apoiar o projeto e otimização de sistemas fotovoltaicos em ambientes operacionais específicos, ajudando a aumentar os mercados e expandir a indústria solar em qualquer região geográfica do planeta.

O Brasil contribui com uma equipe altamente capacitada e duas estações climáticas com geradores fotovoltaicos em campo, como mostra o mapa da Figura 1. Os sites brasileiros contam com instrumentação de alta qualidade e elevada resolução de coleta de dados (1 segundo) e são ilustrados pelas figuras 2 e 3.

Mais informações sobre a iniciativa do PV CAMPER podem ser obtidas diretamente no website do projeto, hospedado pelo Sandia National Laboratory nos EUA https://energy.sandia.gov/photovoltaics/pv-systems-and-reliability/pv-camper/.

Sobre o autor: Ricardo Ruther é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Electrical and Electronic Engineering - The University of Western Australia (UWA-1995) e pós-doutorado em Sistemas Solares Fotovoltaicos realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha (Fraunhofer ISE-1996) e na The University of Western Australia (UWA-2011). Atualmente é coordenador do Laboratório FOTOVOLTAICA/UFSC (Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Prof. Dr. Ricardo Rüther

Prof. Dr. Ricardo Rüther

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1988), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1991), doutorado em Electrical and Electronic Engineering - The University of Western Australia (UWA-1995) e pós-doutorado em Sistemas Solares Fotovoltaicos realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha (Fraunhofer ISE-1996) e na The University of Western Australia (UWA-2011). Atualmente é coordenador do Laboratório FOTOVOLTAICA/UFSC (Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

Artigos que podem te interessar

COMO ENTENDER SUA CONTA DE LUZ E TRANSFORMAR O CONSUMO EM ENERGIA SOLAR INTELIGENTE
Opinião

Como entender sua conta de luz e transformar o consumo em energia solar inteligente

Saiba como as tarifas, encargos e impostos elevam o custo da eletricidade e descubra o caminho para converter seu consumo em uma fonte inteligente e econômica de energia solar.

14/11/20258 min de leitura

SEGURANÇA EM O&M DE USINAS SOLARES EM TELHADOS: NORMAS, ACESSOS E BOAS PRÁTICAS
Opinião

Segurança em O&M de Usinas Solares em Telhados: Normas, Acessos e Boas Práticas

A operação e manutenção (O&M) de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais, exigem atenção redobrada à segurança do trabalho em altura.

09/10/20251 min de leitura

A TERMOGRAFIA DEVE SER UMA OBRIGAÇÃO NO PROCESSO DE LIMPEZA
Opinião

A termografia deve ser uma obrigação no processo de limpeza

Este tipo de afirmação chega a incomodar, não é? Pois bem, a ideia aqui é justamente trazer o tema para discussão.

06/10/20253 min de leitura

O ERRO DE COPIAR O SIN: POR QUE A GD PRECISA DE UM MODELO PRÓPRIO
Opinião

O erro de copiar o SIN: por que a GD precisa de um modelo próprio

Diferenças estruturais entre GC e GD revelam falhas na gestão de ativos e centros de operações

06/10/20253 min de leitura

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA: O BRASIL NÃO PODE PERDER O BONDE DA HISTÓRIA
Opinião

Armazenamento de Energia: o Brasil não pode perder o bonde da história

O Brasil está diante de uma oportunidade rara: tornar-se protagonista global no mercado de armazenamento de energia.

02/10/20254 min de leitura

SUJEIRAS IMPREGNADAS EM MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: CAUSAS, LIMPEZA E PREVENÇÃO
Opinião

Sujeiras impregnadas em módulos fotovoltaicos: causas, limpeza e prevenção

Os produtos indicados e certificados, como encontrá-los no mercado, além de cuidados e estratégias de prevenção.

01/10/20252 min de leitura

TODOS JUNTOS VAMOS, PRA FRENTE BRASIL, BRASIL SALVE A ENERGIA SOLAR
Opinião

Todos juntos vamos, pra frente Brasil, Brasil salve a energia solar

Impacto econômico da Lei 14.300 será pequeno e tecnologia continuará sendo a forma mais barata de gerar energia e um excelente investimento no País

16/01/20238 min de leitura

A-APLICACAO-DE-BATERIAS-E-GERACAO-FOTOVOLTAICA-DISTRIBUIDA-NO-CONTEXTO-REGULATORIO-BRASILEIRO
Opinião

A aplicação de baterias e geração fotovoltaica distribuída no contexto regulatório brasileiro

A agregação do armazenamento ou compartilhamento de energia é o próximo passo para a energia solar

15/12/20229 min de leitura