Novas estratégias para acompanhar o futuro da energia solar
Para atender clientes de maior porte, é fundamental estabelecer investimentos em treinamento e estoque de soluções de alta potência

O mercado de energia solar cresce exponencialmente no Brasil. No ano passado, o setor fotovoltaico fechou com 7,5 gigawatts (GW) de potência operacional, liderado pela geração distribuída, responsável por 4,4 GW desse total. Inúmeros fatores contribuem com o crescimento dessa fonte, como o avanço da tecnologia, a queda no preço dos equipamentos e a maior disponibilidade de linhas de crédito pelos bancos que ajudaram na popularização do sistema aos consumidores. Hoje, a energia solar, além de ter um papel importante na contribuição para o meio ambiente, é uma grande alternativa aos altos custos das tarifas de energia elétrica.
Na geração distribuída, além dos sistemas instalados nas residências para a produção própria de energia, existem outras possibilidades aos consumidores, como as usinas de médio porte, que são instalações fotovoltaicas capazes de atender a demanda de energia de indústrias, empresas, comércios, agronegócios e aos próprios consumidores finais, que muitas vezes têm espaços limitados para a instalação de painéis. Esses parques solares estão espalhados por todo o país, sobretudo no Nordeste devido à localização privilegiada no que tange aos níveis de irradiação solar.
Para atender esse nicho, é fundamental estabelecer investimentos em treinamento e estoque de soluções de alta potência. Outras mudanças também podem ampliar a competitividade, sobretudo no caso de distribuidores de equipamentos, como, por exemplo, reengenharia do warehouse, para que facilite a montagem de kits de inversores. Outro diferencial no mercado é oferecer estruturas personalizadas que podem ser configuradas com suporte para dois, três quatro e seis módulos. Essas iniciativas trarão maior flexibilidade na logística e na entrega dos produtos, além de melhores custos aos clientes.
Vale ressaltar que a eficiência na capacidade de atendimento e logística é imprescindível para o atingimento de metas, ainda mais no período de pandemia provocada do novo coronavírus, justamente para ampliar a confiança dos nossos clientes.
Outro ponto é a aposta contínua em inovação, com investimentos em sistema para gerenciamento de toda a operação em plataformas inteligentes, além de parcerias estratégicas com os fabricantes internacionais de equipamentos fotovoltaicos, que contribuem para a oferta de modernas tecnologias a este segmento.
Por fim, vale destacar o monitoramento constante das operações, do andamento do mercado, das decisões do governo e também dos resultados da pandemia, para que o distribuidor de equipamentos fotovoltaicos esteja sempre na vanguarda das melhores práticas desenvolvidas neste cenário bastante particular no Brasil e no mundo.
*Davi Saadia é CEO da Go Solar, distribuidor de geradores e equipamentos fotovoltaicos, pertencente à Golden Distribuidora
Davi Saadia
Davi Saadia é CEO da Go Solar, distribuidor de geradores e equipamentos fotovoltaicos, pertencente à Golden Distribuidora
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