Mercado solar tem oportunidades com novas licitações em todas as regiões do país em maio
Projetos públicos são abertos em prefeituras, órgãos de justiça e de secretarias de saúde


O setor solar fotovoltaico brasileiro tem oportunidades de negócios no mês de maio por meio de licitações. Prefeituras e órgãos públicos têm processos concorrenciais para fornecedores e prestadores de serviço em todas as regiões do país. No Acre, a Prefeitura Municipal de Porto Walter tem licitação para implantação de sistema de geração fotovoltaica de energia. O prazo de abertura das propostas é 7 de maio.
Na Bahia, a Prefeitura Municipal de Serra Dourada busca contratação de empresa especializada para implantação de sistema de geração fotovoltaica em escolas municipais, nos termos das resoluções normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com aproveitamento do excedente nas demais unidades consumidoras da secretaria de educação. O prazo de abertura das propostas é 7 de maio.
No Paraná, a Prefeitura Municipal de Munhoz de Mello tem processo de aquisição de usina fotovoltaica para geração de energia para os prédios públicos com potência de 278,80 kwp e outra com potência de 145,14 kwp para compensação da energia consumida pela iluminação publica, a fim de garantir sua plena operação, através de elaboração e execução de todos os projetos executivos e serviços complementares operação. O prazo de abertura das propostas é 10 de maio.
A Procuradora-Geral de Justiça Adjunta do Estado do Rio Grande do Norte abriu registro de preços para eventual contratação de empresa especializada no fornecimento de sistemas de microgeração de energia solar fotovoltaica on-grid. O prazo de abertura das propostas é 17 de maio.
Em Canarana, Mato Grosso, a Secretaria Especial de Saúde Indígena tem processo para eventual aquisição de rádios transceptores, baterias estacionárias, painel solar fotovoltaicos, controladores de carga e antena, com o fito de que seja atendida as demandas de comunicação dos indígenas residentes no Parque Indígena do Xingu, visto a imprescindibilidade do presente objeto no que se refere aos atendimentos emergenciais e remoção de pacientes de área e demais ações de saúde. O prazo de abertura das propostas é 17 de maio.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) Regional São Paulo tem licitação para o fornecimento e montagem de estruturas metálicas para sustentação de placas fotovoltaicas, para as vagas localizadas no estacionamento interno do órgão. O prazo de abertura das propostas é 18 de maio.
Leia mais notícias sobre energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

