Estudo do Sebrae aponta 20 oportunidades de negócios para empreendedores na área de energia solar
Segundo mapeamento, maior potencial está no setor de serviços para projetos de geração distribuída


Segundo mapeamento, maior potencial está no setor de serviços para projetos de geração distribuída
Um estudo inédito publicado recentemente pelo Sebrae apresenta o potencial de negócios da cadeia de energia solar fotovoltaica no Brasil. A entidade identificou 20 oportunidades para os empreendedores brasileiros, sobretudo na área de serviços para projetos de geração distribuída.
Entre os segmentos de grande potencial identificados no estudo, destacam-se consultoria e assessoria diversos (consultoria ambiental, jurídica, tributária, fundiária, financeira, avaliação de recurso solar, técnica/engenharia, treinamento e capacitação), integradores de sistemas fotovoltaicos, certificadoras e serviços terceirizados para grandes empresas de operação e manutenção.
A publicação do Sebrae foi desenvolvida pela CELA Clean Energy Latin America em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização do Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e traz um diagnóstico sobre a cadeia produtiva e de serviços nacional, no sentido de subsidiar instituições, empresários e empreendedores.
Com 362 páginas, o estudo traz um completo diagnóstico da cadeia produtiva solar, com análises do setor, baseado em dados de diversas fontes e instituições especializadas, nacionais e internacionais. A intenção é suprir o mercado brasileiro com informações de qualidade, a fim de impulsionar os negócios no País e gerar empregos locais e de qualidade, além de contribuir para a prosperidade e o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Para a coordenadora nacional do Macrossegmento Energia no Sebrae Nacional, Eliane Borges, o estudo serve para orientar instituições e empresas atuantes na cadeia na formulação de estratégias competitivas, que contemplem a inclusão dos pequenos negócios. “Mais de 99% dos empreendimentos formais do Brasil estão ligados aos pequenos e médios negócios, inclusive na área de energia solar”, disse.
O estudo Cadeia de Valor da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil é fruto do Projeto Plataforma de Colaboração para a Difusão e Implantação de Iniciativas de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo Sebrae, BID e OEI, que desenvolveu cinco grandes estudos técnicos sobre cadeias de valor estratégicas para a indústria nacional.
Dividido em 15 capítulos, mapeamento do Sebrae traz também um paralelo com a cadeia de valor mundial de energia fotovoltaica, um panorama da solar na matriz elétrica no mundo e no Brasil, os principais marcos regulatórios no País e os modelos de financiamentos existentes. Destaca ainda as instituições atuantes na cadeia produtiva nacional, incluindo as startups, e as tendência tecnológicas internacionais para o setor.
Baixe o estudo no site do Sebrae: clique aqui
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