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Ônibus Elétrico: como funciona, tipos e quanto custa

A modernização do transporte é um dos maiores desafios para um mundo mais sustentável. Os veículos automotivos respondem por quase 12% das emissões de gases do efeito estufa e são um dos principais responsáveis pela poluição sonora e do ar, causando danos à saúde e ao bem-estar das populações das cidades.

Uma estratégia essencial para solucionar esses problemas é eletrificar o transporte público, substituindo os ônibus movidos a diesel pelo ônibus elétrico.

Continue a leitura e saiba mais sobre o ônibus elétrico, que está inovando o mercado de transportes!

ônibus elétrico parado na rua com uma decoração de tons laranja e cinza

Como funciona o ônibus elétricos? 

Da mesma forma que o carro elétrico, o ônibus elétrico utiliza um motor movido a eletricidade. Ele pode ser abastecido por uma bateria ou por meio de uma fonte externa, como um cabo aéreo. 

Quais são os principais tipos de ônibus elétricos?

  • Ônibus elétrico a bateria (BEV);
  • Ônibus elétrico plug in (PHEV);
  • Ônibus a célula de combustível (FCEV).

Ônibus elétrico a bateria (BEV)

O ônibus elétrico a bateria (BEV) é 100% elétrico, que utiliza a eletricidade armazenada na bateria para impulsionar o motor. O recarregamento é feito por uma tomada ou um plugue alimentado pela rede elétrica. 

Ônibus elétrico plug in (PHEV)

O ônibus elétrico plug in (PHEV) combina o motor a combustão interna com um motor elétrico e baterias. Pode ser carregamento via freios regenerativos (kers), que capturam energia cinética e a transformam em eletricidade, e também por meio de um cabo alimentado por fonte externa.

Ônibus a célula de combustível (FCEV)

O ônibus a célula de combustível (FCEV) utiliza o gás hidrogênio como fonte de energia para produzir eletricidade e alimentar o motor elétrico.   

trolebus azul e branco, um tipo de ônibus elétrico alimentado por dois fios suspensos acima da rua

No que se refere a ônibus totalmente eletrificados, os veículos podem ser divididos em: 

  • Trólebus;
  • Midi a bateria;
  • Convencional a bateria;
  • Articulado a bateria.

Trólebus

Também conhecido como troleibus ou trólei, esse tipo de ônibus elétrico é alimentado por uma catenária de dois cabos superiores que fornecem energia elétrica por meio de duas hastes. 

Midi a bateria

O ônibus elétrico midi a bateria (8 a 11 metros) é uma categoria de veículo com tamanho intermediário, entre o miniônibus e um ônibus convencional. 

Convencional a bateria

O ônibus elétrico convencional a bateria (12 a 15 metros) é o tamanho mais comumente utilizado no transporte rodoviário. Possui apenas uma unidade rígida e conta com dois a quatro eixos. 

Articulado a bateria

Articulado a bateria (acima de 18 metros) também é conhecido como ônibus-sanfona, apresenta um ou dois reboques (biarticulado) traseiros ligados por meio de uma articulação central. Esses veículos têm de três a quatro eixos e possuem pelo menos três portas.  

ônibus articulado a bateria estacionado e de cores vermelha com detalhes em amarelo e preto

Quanto custa um ônibus elétrico? 

Conforme as principais fabricantes, o ônibus elétrico tem um custo que pode chegar a mais de três vezes o valor de um ônibus a diesel. A baterias representam até 50% do valor desse tipo de veículo.  

Porém, o preço desse item caiu quase 90% na última década e tende a ficar ainda mais barato com o avanço da tecnologia. Além disso, veículos elétricos necessitam de menos manutenção e tem um custo de abastecimento menor do que ônibus tradicionais.  

Como anda o mercado de ônibus elétricos?

Brasil 

A grande maioria da frota total de ônibus elétricos do Brasil é do tipo trólebus (302). Nos últimos anos, algumas cidades têm introduzido planos de mobilidade elétrica e iniciativas como a construção de corredores exclusivos a circulação deste tipo de veículo.  

Entre as principais cidades que contam com uma frota de ônibus elétrico estão:

  • Bauru (SP);
  • Brasília (DF);
  • Campinas (SP);
  • Maringá (PR);
  • Santos (SP);
  • Volta Redonda (RJ). 

São Paulo (SP) conta com a maior frota de ônibus elétrico do Brasil. A Grande São Paulo, região metropolitana que agrega outros municípios, também conta com transporte público eletrificado em circulação. 

América Latina 

Em 2022, a América Latina conta com uma frota de 3.239 ônibus elétricos. Conforme dados da plataforma E-Bus Radar, esses veículos ajudam a evitar a emissão de 311 milhões de toneladas de gases do efeito estufa.  

Confira os cinco maiores mercados da América Latina: 

  1. Colômbia – 1.165 unidades;
  2. Chile – 849 unidades;
  3. México – 556 unidades;
  4. Brasil – 351 unidades;
  5. Equador – 106 unidades 

Cidades da América Latina com maiores frotas de ônibus elétricos 

  1. Bogotá (Colômbia): 1.061 unidades;
  2. Santiago (Chile): 806 unidades;
  3. Cidade do México (México): 493 unidades;
  4. São Paulo (Brasil): 96 unidades 

Fabricantes de ônibus elétricos líderes na América Latina

  1. BYD: 1.114 unidades;
  2. Yutong: 339 unidades;
  3. Eletra: 274 unidades;
  4. Sunwin: 64 unidades

Mundo

Projeções da BloombergNEF indicam que ônibus elétricos devem responder por 67% da frota global em 2040 no setor de transporte público. A expectativa é que a frota atual, de pouco mais de 400 mil unidades, chegue a 645 mil em 2025. 

Assim como ocorre em relação aos carros elétricos, o mercado mundial é liderado pela China e pela Europa. A Índia também conta com um mercado relevante. No continente europeu, os destaques são Alemanha, o Reino Unido e a França. 

Aproveite para conhecer outro veículo que está revolucionando o transporte, assim como os ônibus elétricos: o caminhão elétrico.

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