Portal Solar/7 razões indiscutíveis para abrir uma franquia de energia solar no Brasil

7 razões indiscutíveis para abrir uma franquia de energia solar no Brasil

O mercado de energia solar cresce de forma surpreendente.

A tecnologia dos sistemas fotovoltaicos tem avançado muito, e os financiamentos tornam o investimento cada vez mais viável.

Além disso, a recente publicação do novo marco legal da geração distribuída trouxe segurança jurídica e tornou o momento muito propício para as instalações de energia solar.

Conheça os motivos para abrir uma franquia de energia solar no Brasil seguindo a leitura.

Mercado de energia solar no Brasil: criação e evolução

Resolução 482 Aneel e a geração distribuída (GD)

Embora já existissem alguns (poucos) sistemas fotovoltaicos no Brasil antes de 2012, foi somente naquele ano que o mercado de energia solar distribuída começou oficialmente no país.

Em abril de 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promulgou a sua Resolução Normativa n.º 482, que é considerada o primeiro marco legal da geração solar distribuída.

A resolução criou o sistema de compensação de energia elétrica, o que viabilizou a autogeração pelos consumidores. Desde então, qualquer um pode instalar seu micro ou minigerador, conectá-lo à rede elétrica e injetar nela o excedente de energia produzida que, depois, será devolvido em forma de créditos.

Com esses créditos, é possível aproveitar a produção do sistema fotovoltaico e continuar economizando energia mesmo em horários em que não há irradiação solar, pois os créditos abatem a energia consumida da rede nesses períodos noturnos ou de pouca luz, e podem reduzir em até 95% o valor da conta de luz.

Preencha o formulário
para mais informações

UF
Cidade

A Melhor Franquia de Energia Solar do Brasil

Seja um franqueado Portal Solar e fature R$150 mil por mês! Empreenda em um dos setores que mais cresce no Brasil, com baixo risco e alta lucratividade. Cadastre-se.

Crescimento da energia solar no Brasil

A partir da RN 482 da Aneel, o número de consumidores que produzem sua própria energia solar seguiu em forte crescimento no Brasil. No final do ano de 2012, tínhamos apenas 7 sistemas fotovoltaicos instalados em todo o país. Hoje, quase 10 anos após o marco inicial da GD, já temos mais de 857 mil conexões de micros ou minigeradores produzindo energia elétrica a partir da fonte solar.

Outros fatores que contribuíram para o crescimento da energia solar no país, além da regulamentação, foram a crise hídrica, que provocou um grande aumento nas contas de energia, e os financiamentos para energia solar, que possibilitam condições facilitadas para compra do sistema, com juros baixos e longos prazos de pagamento.

Por que escolher uma franquia de energia solar?

Franquia de energia solar no Brasil

1. Potencial de mercado

O potencial de mercado para energia solar é gigante.

Apesar de estar em crescimento constante, a tecnologia ainda apresenta uma inserção mínima no total de unidades consumidoras do Brasil. Dos 84 milhões de consumidores de energia elétrica que existem no país, somente 857 mil possuem sistemas fotovoltaicos atualmente.

Até 2030, a previsão oficial do governo é que existam 2 milhões de consumidores com GD, segundo o Plano Decenal de Energia divulgado pelo Ministério de Minas e Energia. 

A energia solar também é boa para o meio ambiente, sendo uma energia limpa, renovável e muito econômica, principalmente em momentos como agora, quando há crise hídrica e a conta de luz está cada vez mais cara.

Ou seja, ao adquirir uma franquia de energia solar, você passa a fornecer um serviço essencial de forma sustentável e acessível para a maior parte da população do país.

2. Imunidade contra as crises

Além do grande potencial, o mercado de instalações de energia solar no Brasil também segue praticamente inabalado pelos períodos de crise que afetam a economia do país.

Em 2020, ano de dificuldade para muitos setores devido à pandemia, o número de instalações de sistemas fotovoltaicos em GD cresceu 79% em relação a 2019. Em 2021, o crescimento foi de 80%. 

O fato se explica pela economia e segurança proporcionadas pelos sistemas fotovoltaicos, que ficam mais atrativas para os consumidores à medida que surgem novos períodos de crise e aumentos na conta de energia.

Para os clientes que geram energia solar, as crises relacionadas à produção de hidrelétricas não os atingem.

Estamos passando por uma crise hídrica, os reservatórios de água estão baixos e é necessário acionar termelétricas, que geram energia elétrica a um custo muito maior. 

Isso gera uma instabilidade muito grande para a população do país, pois o valor da conta de luz aumenta muito rapidamente.

A energia solar resolve essa questão, já que com um painel solar a sua eletricidade vem da luz do sol, uma fonte inesgotável de energia.

3. Inflação energética no Brasil

As crises e má gestão governamental fazem com que a inflação energética no Brasil seja até maior que a inflação oficial do governo, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IPCA aumentou 189% nos últimos 18 anos, segundo levantamento feito em 2019, enquanto a inflação na tarifa energética aumentou 230%.

Quem instala um gerador solar garante pelo menos 25 anos de energia grátis com seu painel fotovoltaico através de um único investimento, ficando livre de aumentos na tarifa de energia e economizando até 95% no valor gasto com a conta de luz.

A inflação também puxa uma queda do tempo de retorno do investimento em energia solar no Brasil. 

Hoje, o payback de um sistema fotovoltaico residencial varia de 3,6 a 5,8 anos, dependendo do estado. Projetos comerciais vão de 3,2 a 5,1 anos. Ou seja, seus clientes podem pagar o sistema e continuar economizando por mais 19 anos, livres ainda das tarifas de energia, que até lá deverão estar muito mais altas que agora.

4. Queda dos custos da tecnologia

A queda de custos dos equipamentos que compõem os sistemas de energia solar foi constante nos últimos anos.

As pesquisas de desenvolvimento em células solares não param de aprimorar a tecnologia e tornam ela cada vez mais barata e eficiente.

Há alguns anos, um sistema fotovoltaico era inviável para boa parte da população, agora, principalmente com o auxílio das linhas de financiamento, a energia solar torna-se cada vez mais acessível e popular.

Ao escolher uma franquia de energia solar, você ainda garante os preços mais competitivos para os equipamentos que irá comercializar, pois será parte de uma rede que negocia grande volume de equipamentos com ganho de escala.

5. Linhas de financiamento

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), atualmente há mais de 70 opções de financiamento para energia solar disponíveis entre mais de 26 bancos.

Os financiamentos possuem um prazo largo, podendo ser programados para que o custo da parcela esteja de acordo com o que o consumidor costumava pagar de energia elétrica.

Ou seja, o cliente substitui a conta de luz pela parcela do financiamento até quitá-lo e, depois, continua aproveitando pelo menos duas décadas de energia sem praticamente custo algum.

Ao abrir uma franquia de energia solar no Brasil, você será parte de uma empresa já consolidada no mercado, o que traz facilidade na hora de conseguir financiamentos para os seus clientes.

6. Segurança jurídica

Estamos em um momento em que é muito pertinente instalar energia solar – e instalar rápido!

Em 7 de janeiro de 2022, foi publicada a Lei 14.300, sancionada pelo presidente da República e que representa o novo marco legal da geração distribuída no Brasil.

A lei traz segurança jurídica e simboliza uma vitória para o setor e para os consumidores, que até então operavam somente pela Resolução Normativa 482, a qual era revista periodicamente pela Aneel e podia ter as suas regras alteradas.

Em 2017, a agência já havia revisado as regras por meio da Resolução Normativa 687, mas com mudanças positivas para o setor e para os consumidores.

No entanto, com o forte crescimento das instalações de energia solar, a Aneel começou a ser pressionada para retirar os subsídios da GD, o que chegou a propor de uma forma que poderia inviabilizar o segmento. 

O perigo se encerrou com a publicação da Lei 14.300, que criou regras justas para a GD no Brasil e estipulou prazos para a transição dos consumidores.

Consumidores que já tenham um sistema ou que instalem até um ano após a publicação da lei ficarão até 2045 sob as regras atuais do segmento.

7. Sustentabilidade

A energia solar é totalmente limpa, gerada a partir do sol, uma fonte energética renovável, praticamente inesgotável e que não emite nenhum poluente.

Segundo o cálculo feito pela Absolar, para cada unidade consumidora que gera energia solar, evita-se, em média, a produção de 130 kg de CO2 por ano.

Para as empresas, adotar energia solar pode ser ainda mais interessante, pois é uma forma de promover o marketing sustentável e ser vista como uma marca que se preocupa e preza pelo meio ambiente.

Alguns bons exemplos são marcas como a Microsoft e a Apple, além de empresas nacionais como Natura e Claro, que já investem na tecnologia fotovoltaica.

Os consumidores preferem empresas que utilizam soluções sustentáveis – e energia solar definitivamente é uma delas.

Preencha o formulário
para mais informações

UF
Cidade

A Melhor Franquia de Energia Solar do Brasil

Seja um franqueado Portal Solar e fature R$150 mil por mês! Empreenda em um dos setores que mais cresce no Brasil, com baixo risco e alta lucratividade. Cadastre-se.

Cuidados ao escolher uma franquia solar fotovoltaica no Brasil

Analise seu perfil e capacidade de investimento

Antes de concretizar um investimento grande, como o da aquisição de uma franquia, é preciso analisar seu perfil de empreendedor.

Você tem que pensar em suas habilidades, o tempo que terá disponível para se dedicar a sua empresa, que riscos está disposto a correr pelo seu negócio, a região em que pretende atuar e suas potencialidades, entre outras coisas.

A quantia que você quer investir também é um fator muito importante.

Antes de escolher, é preciso saber qual sua capacidade de investimento, isso porque há diferentes franquias de energia fotovoltaica, com tamanhos e taxas diferentes.

O valor necessário para colocar uma franquia em funcionamento não é apenas a taxa da franquia, existem outros fatores como qualquer empresa, como o capital de giro, reserva financeira suficiente até que sua empresa comece a dar lucro, as despesas administrativas para colocá-la em funcionamento etc.

Pesquise sobre a marca

Deve-se pesquisar muito sobre a rede franqueadora. 

Uma das principais vantagens de se investir em uma franquia é começar com a marca de uma empresa já estabelecida no mercado, então é importante conhecer muito bem a sua história e reputação para ver se o investimento vale a pena.

Comprar uma franquia com uma imagem prejudicada seria um negócio muito ruim.

Também questione o suporte oferecido pela franqueadora e o que mais a empresa oferece para as suas unidades franqueadas.

Quando se trata de empresas de energia solar, cursos de capacitação e treinamentos são muito importantes. Informe-se sobre a qualidade desses treinamentos antes do investimento.

Leia atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento fornecido pelo franqueador com todas as informações sobre a franquia, como os direitos e deveres dos dois lados.

Esse documento precisa ser analisado com toda a atenção, inclusive uma boa dica é que a análise seja feita com um advogado.

O documento funciona como um pré-contrato entre a franquia e o franqueador, com todos os termos para a operação antes que a compra seja efetivada.

Converse com os franqueados

A COF contém uma lista que identifica os outros franqueados. 

Uma dica importante é fazer contato e conversar com eles, trocar informações, tirar dúvidas e ouvir as experiências.

Muitas dúvidas e anseios podem não vir à sua mente antes de assinar o contrato, por isso as experiências relatadas pelos outros franqueados podem ser muito úteis.

Portal Solar: a melhor franquia de energia solar no Brasil

Melhor franquia de energia solar

Com um mercado promissor e que cresce cada vez mais, a energia solar fotovoltaica é uma ótima alternativa para quem deseja empreender.

E o Portal Solar tem a melhor franquia de energia solar para se investir no Brasil!

Somos o primeiro e maior portal dedicado à energia solar no país, com a marca mais reconhecida do mercado, presença nacional e 8 anos de atuação.

Juntamos toda nossa experiência para criar um modelo de franquia de baixo investimento e rápido retorno, com todo o suporte e treinamento que você precisa. Acesse o site e saiba mais.

Portal Solar - A marca líder em energia solar.

Somos a marca líder em energia solar no Brasil. Solicite um orçamento gratuito e reduza a sua conta de luz em até 90%. Encontre a unidade mais próxima de você e comece a economizar agora!

Certificações

Certificação AbsolarProjetistas Nível AAMelhores Franquias do Brasil 2023

Financiamento

Banco BV

Apoio

Absolar AssociadoABF

Redes Sociais

WhatsAppYouTubeFacebookInstagramLinkedIn

Assine nossa newsletter

Central de Relacionamento

TelefoneSão Paulo e outras capitais

(11) 4000-1948

Telefone e WhatsAppDemais cidades

(11) 5090-5560

E-mail

contato@portalsolar.com.br

Onde estamos

Av Roque Petroni 999, Jardim das Acácias, São Paulo - SP. 04707-910

Portal Solar © 2014-2024. Todos os direitos reservados.