Energia solar: saiba tudo!
Inovação, economia e sustentabilidade. Essas são algumas das principais características da energia solar – alternativa que vem ocupando uma posição de destaque cada vez maior na sociedade e utilizada em milhares de lugares, que vão desde residências até grandes polos industriais.
Por isso, faz-se indispensável compreender esse tipo de energia e os seus benefícios, destacando o fato de ser uma das maiores soluções ao uso de combustíveis fósseis destinados à produção de energia elétrica, que, além de causarem grande impacto ambiental, estão com suas reservas se aproximando do fim.
A seguir, confira tudo sobre a energia solar, entendendo para que serve e quais são suas vantagens!
Definição de energia solar
A energia solar é uma energia limpa e renovável que utiliza a luz ou o calor solar como fonte de energia. O seu uso pode ser aplicado a tecnologias distintas, como a energia solar fotovoltaica – que consiste na geração elétrica por meio da luz solar –, o aquecimento solar e a energia termelétrica.
Assim, essa fonte de energia possui inúmeras funções e é totalmente limpa, o que significa que não causa impactos ao meio ambiente. As suas principais características são:
- proporciona uma economia de até 90% nas contas de luz;
- é oriunda da energia luminosa do sol;
- é uma energia renovável, sustentável e alternativa;
- tem uma vida útil de mais de 20 anos;
- demanda baixa manutenção;
- não produz resíduos.
Como a energia solar pode ser aproveitada
Conforme observamos, a energia solar pode ser destinada às mais diversas aplicações. No entanto, a sua utilização se baseia em uma das duas formas de geração: fotovoltaica, responsável por gerar energia elétrica, ou térmica.
Entre os modos de aproveitar a energia solar, estão:
- geração de energia elétrica para residências, comércios, indústrias e propriedades rurais;
- iluminação pública;
- aquecimento da água;
- sistemas fotovoltaicos de uso coletivo, como geração de energia elétrica para postos de saúde e escolas.
Tecnologias da energia solar
Para compreender as aplicações da energia solar, é fundamental trazer uma visão mais completa sobre as tecnologias envolvidas em seus diferentes usos. Entre elas, estão a energia solar térmica, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.
Energia solar térmica
Trata-se de uma tecnologia para aproveitamento da energia solar baseada na captação da energia térmica proveniente da radiação solar. Normalmente, é utilizada para o aquecimento de líquidos, sobretudo a água.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é a principal fonte de energia limpa, que ocupa um espaço cada vez maior no mundo. Os sistemas fotovoltaicos são compostos por materiais semicondutores, como o silício cristalino, capazes de transformar a energia luminosa do sol em energia solar fotovoltaica, ou seja, energia elétrica.
Mas o que exatamente é um sistema fotovoltaico?
É um conjunto de painéis solares, que são responsáveis por captar a luz solar e possuem em sua composição uma série de células fotovoltaicas. Esses painéis são conectados a outros painéis solares, formando o sistema fotovoltaico, que também é composto por um inversor solar, sistema de fixação de placas solares, cabos conectores, entre outros equipamentos.
Energia heliotérmica
Nessa forma de energia, utiliza-se o calor proveniente da luz solar de forma concentrada para a produção de energia elétrica. Para isso, são necessários grandes espelhos, chamados de concentradores, responsáveis pela captação da energia solar e por focar a energia em um determinado ponto. Então, o líquido que há no interior desse ponto, que pode ser um tubo a vácuo ou o topo de uma torre, é capaz de produzir o vapor que abastecerá a turbina elétrica.
Benefícios da energia solar para o meio ambiente
Devido a seu caráter sustentável, um dos maiores benefícios da energia solar é a redução do uso de combustíveis fósseis, portanto, o combate às emissões de gases prejudiciais à atmosfera.
Durante os 30 anos de sua vida útil, um sistema solar fotovoltaico padrão de 6 kWp, por exemplo, impede a emissão de uma quantidade de gases poluentes equivalente a plantar árvores em 10 campos de futebol, além de economizar 79 toneladas de carvão queimado!
Benefícios da energia solar para economizar dinheiro
A energia solar não oferece benefícios apenas para o meio ambiente, mas também para o seu bolso. Trata-se de uma ótima forma de economizar dinheiro: o mesmo sistema citado anteriormente, ao longo de seus 30 anos de vida útil, seria responsável por uma economia de aproximadamente R$ 250 mil.
Apesar dos sistemas fotovoltaicos contarem com um alto custo inicial, é possível realizar um financiamento para energia solar, capaz de torná-lo acessível por meio do pagamento de parcelas de baixo custo.