Energia Solar Fotovoltaica na Espanha
Você conhece o panorama de energia solar na Espanha? O país apresenta um aumento na produção de energia principalmente no modelo de geração distribuída, o que corresponde a um crescimento de 94% entre os últimos anos, segundo a União Fotovoltaica da Espanha (UNEF).
A seguir, o artigo abordará assuntos como a situação da energia fotovoltaica para residências e empreendimentos, além de usinas de energia solar na Espanha.
A situação da energia solar fotovoltaica na Espanha
Devido à demanda de produção própria de energia, a geração de energia solar na Espanha atingiu a marca de 5 mil megawatts (MW) de potência instalada no último ano. Isto quer dizer que, embora tenha ocorrido uma demora na produção da energia renovável em meados de 2012, a energia solar segue à frente de residências e estabelecimentos comerciais com a implementação de uma tecnologia limpa e econômica a fim de reduzir custos.
Ainda assim, segundo a UNEF, no ano de 2018 foram instalados 261,7 MW de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, enquanto 235,7 MW constituem instalações para o modelo de autoconsumo. A redução nos custos de aquisição, portanto, é responsável pelo acesso à geração de energia solar no país, tendo em vista que milhares de consumidores poderão usufruir desta fonte alternativa.
Energia Solar residencial na Espanha
Atualmente o setor que mais está investindo na produção de energia solar na Espanha por meio da Geração Distribuída é o agrícola, em que 25% das instalações estão voltadas para sistemas de irrigação. A expectativa da UNEF é que, com as novas normas estabelecidas pela União Europeia sobre a produção de energia solar autogerada, o ano de 2019 atinja um novo recorde na produção de energia solar na Espanha.
Energia Fotovoltaica em empreendimentos na Espanha
Com relação aos empreendimentos, a Espanha busca inovar e apresentar projetos com ideias inéditas, como a produção de hidrogênio a partir do uso de energia solar fotovoltaica. Portanto, esse empreendimento tem como objetivo substituir, mesmo que gradativamente, os combustíveis fósseis por hidrogênio em toda a frota de veículos do transporte público.
Ainda assim, a região escolhida para a implementação do projeto é a ilha de Maiorca, nas Baleares, na qual será construída uma central de placas solares a fim de produzir hidrogênio para a utilização como combustível. Além disso, o empreendimento contará com o investimento público de 41 milhões de euros.
Usinas de Energia Solar na Espanha
Sem preocupações com nebulosidades ou períodos noturnos, a principal usina solar da Espanha, nomeada Gemasolar, permite acumular a energia dos raios solares, produzindo eletricidade mesmo à noite ou em dias chuvosos.
Sua operação, portanto, é composta por painéis solares que, ao captarem a luz do sol sobre a torre, transmitem uma concentração de energia equivalente a mil vezes a que recebemos em terra. Em seguida, a energia será armazenada em um recipiente com sais dissolvidos e em uma temperatura superior a 500 graus, tornando-se a primeira usina solar do mundo a operar 24 horas por dia.
Conheça mais sobre Energia Solar no Brasil e no mundo
Depois de aprender sobre Energia fotovoltaica na Espanha, chegou a hora de conhecer mais sobre energia solar no Brasil e no mundo! Navegue pelo Portal Solar, o 1° e Maior Portal de Energia Solar do Brasil, te ajudamos a encontrar as melhores ofertas de energia solar fotovoltaica em sua região.
Além disso, acesse o nosso Mapa de Empresas e encontre um fornecedor pertinho de você. Não perca tempo, solicite um orçamento grátis!
