Energia solar térmica: o que é, como funciona, vantagens e como utilizar
Você sabia que é possível utilizar a energia solar para aquecer a água do seu chuveiro? Pois é, a energia solar térmica pode ser utilizada no aquecimento de água e outros líquidos para residências, empresas e até mesmo indústrias, contribuindo para a redução dos gastos com energia elétrica.
Neste artigo, iremos discutir sobre o que é a energia térmica e suas principais utilizações.
O que é energia térmica?
Dentre os demais tipos de energia, a energia térmica pode ser caracterizada como uma forma constituída pela temperatura total de um sistema. Isso quer dizer que ela é estabelecida pela soma da energia cinética e da potência associada aos elementos microscópicos compostos, ou seja, o resultado da troca da temperatura entre os corpos envolvidos.
Além disso, não se deve confundir energia térmica e temperatura, já que a temperatura não é considerada uma medida de energia térmica. No entanto, ela é útil para a geração do processo de calor e contribui para a energia solar.
O que é energia solar térmica?
A energia solar térmica (também chamada também de fototérmica) utiliza o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, através de coletores solares ou tubos a vácuo que captam e transferem o calor da radiação solar para um meio líquido (como a água) ou gasoso.
Essa é considerada uma forma sustentável e renovável de geração de eletricidade, uma vez que esses aquecedores solares podem ser aproveitados nas residências para o aquecimento de água.
Quais as vantagens da energia solar térmica?
A energia térmica solar é uma alternativa para países que não possuem abundância dos recursos naturais (ou áreas para cultivo) necessários para a produção deste tipo de energia, como a lenha, o bagaço de cana ou mesmo o gás natural.
No caso da energia solar no Brasil, a disponibilidade dessa fonte renovável é gigantesca e permite sua utilização em projetos de diferentes escalas, desde pequenas instalações em residências e sistemas menos complexos, até grandes empresas e indústrias que produzem em maior quantidade, mas as vantagens são inúmeras em qualquer uma delas.
Além de ser uma fonte de energia limpa e sustentável, a energia térmica solar auxilia na economia financeira de quem opta pela utilização dela.
Hoje, a tecnologia dos sistemas de energia solar térmica, popularmente conhecidos como aquecedores solares, já está bem difundida no Brasil, contando com grande viabilidade técnica e financeira para quaisquer tipos de imóveis.
Com a evolução do mercado e o reconhecimento das inúmeras vantagens da energia térmica solar, a modernização desses sistemas trouxe mais mais acessibilidade a eles, tanto nos preços, que reduziram muito, quanto nas formas de pagamento.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Como é possível utilizar a energia solar térmica?
As formas de utilização da energia solar térmica são basicamente associadas ao aquecimento de água, aquecimento e refrigeração de ambientes e à geração do processo de calor. Sendo assim, ela aproveita a radiação solar para aquecer a energia interna de um componente.
Saiba mais sobre sua utilização:
1. Energia solar para chuveiro
Proporcionando segurança e economia, o aquecedor solar para chuveiro é uma alternativa sustentável no seu imóvel. Dessa forma, um sistema de aquecimento solar capta a energia térmica (calor) da radiação do sol e a transfere para aquecer a água utilizada no chuveiro, por meio dos equipamentos empregados na tecnologia, como as placas coletoras e o reservatório térmico (boiler).
2. Aquecimento de água para indústrias
Os aquecedores de água para indústrias podem ter diversos objetivos. Devido às vastas temperaturas que podem ser alcançadas, seu uso pode contemplar desde adegas de vinhos, com o aquecimento e arrefecimento de água para a produção, até fábricas de açúcar, onde os processos de ebulição e cristalização dependem diretamente do calor e da água em altíssimas temperaturas.
3. Aquecimento de água para refrigeração
Existem dois tipos de sistemas de refrigeração por energia solar: o sistema direto e o sistema indireto.
O sistema direto emprega o sistema de refrigeração por absorção, que são ciclos de refrigeração operados a calor, em que um fluido secundário ou absorvente na fase líquida é responsável por absorver o fluido primário ou refrigerante, na forma de vapor.
Esse sistema fornece maiores temperaturas de acionamento da água diretamente dos tanques de armazenamento para o gerador de unidade.
O sistema indireto é um sistema fechado, no qual um trocador de calor transfere o calor da água nos tanques de armazenamento que é aquecida pelo sol. Isto permite o uso de um fluido anticongelante.
Dessa forma, é possível economizar na conta de luz, já que a refrigeração pode tornar-se supervalorizada em épocas mais quentes.
No Brasil, felizmente o incentivo à utilização da energia solar térmica tem crescido significativamente, por ser uma opção de energia tanto para grandes centros urbanos quanto para zonas mais remotas, e pouco agressiva ao meio ambiente.
Optar e incentivar o uso de fontes limpas e renováveis em um país cuja produção de energia provém majoritariamente de hidrelétricas é um passo importante para a sustentabilidade, além de educar a população tanto nos quesitos ambientais quanto financeiros.
Você pode começar a trilhar esse caminho da sustentabilidade optando pela energia térmica solar e dando preferência a parceiros que também possuem esse objetivo.
Aproveite para usufruir dos benefícios da energia solar térmica, utilizando aparelhos como o aquecedor solar para chuveiro, que pode contribuir, tanto para o meio ambiente quanto para o seu bolso, gerando economia na fatura de energia.