Energia elétrica: o que é, como funciona a geração e como chega em nossas casas
A energia elétrica é fundamental para o funcionamento da sociedade moderna. Desde a iluminação de residências até a operação de grandes indústrias, a eletricidade alimenta uma vasta gama de atividades essenciais.
Neste conteúdo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a energia elétrica.
O que é energia elétrica?
A energia elétrica é gerada pelo movimento de partículas carregadas, como elétrons, ao longo de um condutor. Essa energia pode ser obtida a partir de diversas fontes, como usinas elétricas, painéis solares e turbinas eólicas, entre outras.
Além das descargas elétricas durante a chuva e as presentes no cérebro humano, a energia elétrica também pode ser produzida intencionalmente pelo ser humano, a fim de alimentar equipamentos e gerar atividades.
Como funciona a geração de energia elétrica?
A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar.
No Brasil, a forma de geração de energia elétrica mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hidrelétrica). Dessa forma, há o represamento da água para definir um desnível e enviá-la às turbinas, a fim de realizar a conversão de energia disponível em eletricidade, que será distribuída para consumo.
Além disso, existem outras formas de geração de energia elétrica, como a partir das fontes alternativas, como é o caso da energia fotovoltaica, que realiza a captação da luz do sol e a converte em energia elétrica, de modo limpo e renovável.
Tipos de energia elétrica
Os tipos de energia elétrica podem ser classificados de acordo com a fonte de geração, conforme vimos anteriormente, como eólica, solar, hidrelétrica e outras fontes.
Porém, os tipos também podem ser separados conforme a aplicação:
- Energia industrial: destinada a processos e instalações industriais;
- Energia residencial: utilizada nas residências para o consumo cotidiano doméstico;
- Energia de transporte: destinada à alimentação de veículos elétricos;
- Energia comercial: usada em estabelecimentos comerciais para viabilização as operações;
- Energia de reserva de emergência: destinada a geradores, baterias reservas e outros mecanismos utilizados em períodos de corte de energia;
- Energia de tecnologia da informação e comunicação: usada em dispositivos elétricos consumidos por todos, como aparelhos de telefone e computadores;
- Energia de serviços públicos: destinada a usos coletivos, como na iluminação urbana, transporte público e equipamentos de bombeamento de água.
Ou seja, são muitos os tipos de energia elétrica quando a classificação é feita em relação às possibilidades de uso.
O que é eletricidade?
Eletricidade é um fenômeno físico associado à presença e ao fluxo de cargas elétricas. Ela é obtida por meio de um equipamento que pode gerar energia mecânica (pela movimentação) ou termodinâmica (pelo calor).
Exemplos da geração de energia são a energia hídrica, que movimenta turbinas para gerar eletricidade, e a energia fotovoltaica, que utiliza o sol como fonte de energia.
A palavra eletricidade é uma derivação de "eléktron", uma palavra grega que era usada para se referir ao âmbar: uma resina fossilizada proveniente de algumas árvores. Os gregos perceberam que o atrito do âmbar na pele de animais gerava uma atração de pequenos corpos, estimulando o estudo do fenômeno, que ficou conhecido como eletricidade.
A diferença entre eletricidade e energia elétrica é que a energia elétrica é um conceito amplo que abrange diferentes formas, enquanto a eletricidade é uma manifestação específica dessa energia.
Como funciona a transmissão e a distribuição da energia elétrica?
Após a geração de energia elétrica, ocorre o seu transporte até os centros consumidores de carga, formando o processo que chamamos de transmissão.
Já a distribuição consiste no setor responsável por receber a energia das empresas de transmissão e distribuí-la aos centros consumidores industriais e residenciais. A rede de distribuição de energia elétrica compreende as redes primárias (que são redes de distribuição de média tensão) e redes secundárias (que possuem baixa tensão).
Leia também: Piezoeletricidade o que é e como funciona
Como a energia elétrica chega em nossas casas?
A energia elétrica chega a nossas casas através dos geradores que passam pelas linhas de transmissão até chegar na residência dos consumidores por meio dos postes, cabos e transformadores.
Porém, antes de tudo isso ocorrer, existe um longo processo, afinal, a geração de energia elétrica através das usinas não é adequada para consumo em sua residência ou estabelecimento. Por isso, a eletricidade que sai da usina percorre o caminho até as estações de transmissão, aumentando a sua tensão.
Desse modo, o caminho percorrido até chegar à sua casa é medido por meio de sua tensão, visto que a energia passa por transformadores para a distribuição, reduzindo sua voltagem novamente. Em seguida, a energia passa pela fiação dos postes de energia, de modo aéreo ou subterrâneo, e chega até as ruas.
Após todo o processo percorrido, é chegada a hora da distribuição da eletricidade. Ela ocorre por meio das próprias tomadas da sua casa e pode ser utilizada assim que é gerada, funcionando em equipamentos eletrônicos e interruptores.
Leia também: Corrente elétrica contínua e alternada
O que é a geração de energia em eletricidade?
A geração de energia em eletricidade é o processo pelo qual outras formas de energia, como energia mecânica, química, térmica ou solar, são convertidas em eletricidade.
Esse processo pode ocorrer por meio de diversas fontes de energia, que são amplamente categorizadas em renováveis e não renováveis.
Subdivisões da eletricidade
Eletricidade Estática, Eletricidade Dinâmica, Eletromagnetismo, Eletrônica, Eletricidade Alternada (AC) e Corrente Contínua (DC), Eletricidade Aplicada.
Eletricidade dinâmica: Estudo das cargas elétricas em movimento (corrente elétrica).
Eletromagnetismo: Interação entre eletricidade e magnetismo.
Eletrônica: Uso de componentes para controlar correntes elétricas em circuitos.
Eletricidade Alternada (AC) e Corrente Contínua (DC): Diferença entre correntes que mudam de direção (AC) e que fluem em uma única direção (DC).
Eletricidade aplicada: Aplicação prática da eletricidade em geração, transmissão e distribuição de energia.
Como é feito o cálculo da energia elétrica?
Para calcular a energia elétrica gerada pelos aparelhos, é preciso saber a potência do eletrônico e quanto tempo ele ficou ligado. Esse cálculo é realizado a partir da seguinte fórmula:
E = P . t
Em que,
E = energia (em joule)
P = potência (em quilo watt)
t = intervalo de tempo (em segundos)
Portanto, essas foram as principais informações sobre o que é energia elétrica e eletricidade, e também como funciona. Aproveite a visita em nosso blog para conhecer também tudo sobre a matriz energética brasileira.
Exemplos de energia elétrica
- Usinas hidrelétricas
- Usinas termelétricas
- Usinas nucleares
- Painéis solares fotovoltaicos
- Turbinas eólicas
- Usinas geotérmicas
- Biomassa
- Energia das marés e ondas
- Usinas de biomassa
- Energia solar concentrada
- Usinas de cogeração
- Energia de hidrogênio
- Energia piezoelétrica
- Energia de combustíveis fósseis (gás natural, carvão, petróleo)
- Energia de resíduos sólidos urbanos