Portal Solar/Economia verde

Economia verde

economia-verde

Os efeitos adversos das emissões de carbono têm feito com que os consumidores, empresas e as autoridades políticas começassem a olhar com mais cuidado para a preservação do meio ambiente.

Os principais pilares de atenção são a produção, distribuição e consumo. Quando esses conceitos estão associados às preocupações de inclusão social, preservação ambiental e consumo consciente, entende-se como economia verde.

Com isso, pode-se dizer que a economia verde é um modelo de desenvolvimento econômico que busca conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Esse conceito é baseado na utilização de recursos naturais de forma sustentável e na redução dos impactos ambientais das atividades econômicas.

O que é economia verde?

Conforme adiantado, a economia verde é um modelo econômico que tem a função de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que minimiza os impactos negativos no meio ambiente e promove a conservação dos recursos naturais.

Dessa forma, o conceito busca aliar os aspectos econômicos, sociais e ambientais, visando a criação de uma sociedade mais sustentável por meio da produção de baixo carbono, da inclusão social e do uso eficiente e sustentável dos recursos naturais.

O termo foi concebido em 2008 no Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) em substituição ao conceito de “ecodesenvolvimento”. Na avaliação da PNUMA, a economia verde tem o papel de estimular a geração de empregos e a produção de renda para assim contribuir com a redução dos gases do efeito estufa por meio da utilização de fontes de energia renovável.

Como funciona a economia verde?

Para promover a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, a economia verde funciona a partir de alguns princípios, como a eficiência energética, hídrica, reciclagem e compostagem, além do desenvolvimento de energias renováveis e proteção animal. Veja mais detalhes:

  • Eficiência energética: utilização de recursos energéticos de forma mais eficiente é praticada para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa;
  • Eficiência hídrica: utilização da água de maneira mais eficiente, de modo a contribuir com a redução do consumo de água e da poluição;
  • Reciclagem e compostagem: ideal para o reaproveitamento de resíduos e para reduzir a geração de lixo;
  • Desenvolvimento de fontes de energia renováveis: substituição das fontes de energia fósseis por fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica;
  • Proteção ambiental: conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas.

Qual o objetivo da economia verde?

O objetivo da economia verde é promover um crescimento econômico que seja sustentável e que não comprometa o meio ambiente ao longo dos anos. Esse modelo busca conciliar o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental para um ambiente mais sustentável.

Para isso, são utilizados os conceitos de redução do consumo de recursos naturais, como a água, energia e matérias-primas, diminuição das emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para a mudança climática e a promoção do desenvolvimento social e econômico de forma justa e equitativa.

As principais vantagens são:

  • Redução dos custos;
  • Crescimento econômico, geração de empregos e oportunidades de negócios;
  • Melhoria da qualidade de vida.

Além disso, a economia verde também propõe o conceito de consumo consciente, como a compra de produtos locais e orgânicos e a redução do consumo de carne.

Exemplos de economia verde no Brasil

Algumas práticas que fazem parte da geração de oportunidades para criar um futuro mais sustentável e próspero para todos são:

  • Energia solar;
  •  Energia de biomassa;
  • Agricultura orgânica;
  • Agroflorestas;
  • Construção sustentável;
  • Mobilidade elétrica;
  • Reciclagem;
  • Turismo sustentável;
  • Eficiência energética;
  • Gestão de resíduos sólidos;
  • Finanças sustentáveis;
  • Economia circular;
  • Empresas que adotam práticas sustentáveis;
  • Investimento em infraestrutura sustentável por parte do governo;
  • Consumo consciente.

Além disso, o Brasil é um país com um grande potencial para desenvolvimento sustentável. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o país ocupa a 14ª colocação no ranking global que mensura o desempenho e o ritmo de descarbonização dos sistemas de energia de 120 países, levando em conta fatores como segurança, confiabilidade, acessibilidade e sustentabilidade.

Diante disso, o Brasil é o país mais bem colocado entre as nações da América Latina e Caribe. Com uma alta participação de fontes renováveis em sua matriz elétrica, o país conta com um dos setores elétricos menos intensivos de carbono no mundo. A pontuação média do Brasil melhorou 8% no índice desde 2014.

Como se tornar uma empresa verde?

O papel das empresas na preservação do meio ambiente também é extremamente importante. Desde o desenvolvimento industrial, o meio ambiente passou por alterações significativas como mudanças climáticas, degradação de habitats naturais e a poluição da água, do solo e do ar.

No entanto, as corporações também podem tornar-se menos agressivas para o planeta por meio de algumas práticas, como:

  • Reduzir o consumo de energia: instalação de sistemas de eficiência energética, como lâmpadas LED e sensores de presença;
  • Reduzir o consumo de água: instalar sistemas de captação e reuso de água;
  • Reduzir a geração de resíduos: investir em reciclagem e compostagem;
  • Utilizar fontes de energia renováveis: investir em energia solar ou eólica.

Para se tornar uma empresa verde, é necessário adotar algumas práticas sustentáveis em todos os aspectos envolventes da empresa, que vem desde a produção até o descarte de resíduos. A seguir, veja alguns exemplos:

Reduzir o consumo de energia

Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o impacto ambiental de uma empresa é reduzir o consumo de energia. Isso pode ser feito por meio de medidas como a instalação de equipamentos de eficiência energética, a adoção de práticas de iluminação mais eficientes e o uso de fontes de energia renováveis.

Diminuir o consumo de água

A água é um recurso escasso e valioso, por isso é importante reduzir o consumo de água na empresa. Isso pode ser feito por meio de medidas como a instalação de sistemas de captação de água da chuva, a adoção de práticas de irrigação mais eficientes e a redução do desperdício de água.

Reduzir a geração de resíduos

A geração de resíduos é um dos maiores impactos ambientais de uma empresa. É importante reduzi-los por meio de medidas como a adoção de práticas de produção mais limpas, a reciclagem e a compostagem.

Utilizar fontes de energia renováveis

As fontes de energia renováveis, como a energia solar e a energia eólica, não produzem gases de efeito estufa, o que as tornam mais sustentáveis do que as fontes tradicionais de energia, como os combustíveis fósseis.

Adoção de práticas de produção mais limpas

As práticas de produção mais limpas são aquelas que reduzem o uso de recursos naturais e a geração de resíduos. Essas práticas podem incluir o uso de materiais reciclados, a redução do uso de produtos químicos, além da adoção de processos de produção mais eficientes.

Descarte de resíduos

Os resíduos devem ser descartados de forma segura e responsável, para evitar a poluição do meio ambiente. Isso pode ser feito por meio da reciclagem, da compostagem e da disposição adequada de resíduos perigosos.

Além dessas dicas, é importante que a empresa crie uma cultura de sustentabilidade, conscientizando os funcionários na adoção de práticas sustentáveis. A partir dessas mudanças, essas práticas trazem muitos benefícios para as empresas, como redução de custos e também estão mais propensas a serem bem-vistas pela sociedade.

Portal Solar - A marca líder em energia solar.

Somos a marca líder em energia solar no Brasil. Solicite um orçamento gratuito e reduza a sua conta de luz em até 90%. Encontre a unidade mais próxima de você e comece a economizar agora!

Certificações

Certificação AbsolarProjetistas Nível AAMelhores Franquias do Brasil 2023

Financiamento

Banco BV

Apoio

Absolar AssociadoABF

Redes Sociais

WhatsAppYouTubeFacebookInstagramLinkedIn

Assine nossa newsletter

Central de Relacionamento

TelefoneSão Paulo e outras capitais

(11) 4000-1948

Telefone e WhatsAppDemais cidades

(11) 5090-5560

E-mail

contato@portalsolar.com.br

Onde estamos

Av Roque Petroni 999, Jardim das Acácias, São Paulo - SP. 04707-910

Portal Solar © 2014-2024. Todos os direitos reservados.