Portal Solar/Entenda como transferir energia solar para outra residência

Entenda como transferir energia solar para outra residência

como-transferir-energia-solar-para-outra-residencia

É possível transferir energia solar para outra residência?

A geração distribuída é o modelo que permite que consumidores produzam a própria eletricidade por meio de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados e terrenos de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. Esse segmento também permite gerar créditos que podem ser abatidos na conta de luz, por meio da energia excedente que é injetada na rede.

A modalidade mais comum desse segmento é a geração junto a carga, em as placas solares são instaladas no mesmo imóvel em que há o consumo. Porém, existem outras configurações prevista pela Lei 14.300 que permitem que mais de um imóvel façam uso de um mesmo sistema de energia solar.

Assim, é possível que consumidores que não podem ou não desejam instalar placas solares em suas próprias residências ou propriedades ainda possam aproveitar os benefícios da energia solar, inclusive por meio da transferência de créditos de energia solar para uma residência diferente do local da instalação fotovoltaica.

Como transferir energia solar para outra residência?

A principal exigência para viabilizar que uma residência faça o uso da energia solar instalada em outro local é que ambos os imóveis estejam na mesma área de concessão. As duas modalidades que permitem que isso seja realizado são a geração compartilhada e o autoconsumo remoto.

Geração compartilhada

A geração compartilhada permite que a energia de um sistema fotovoltaico seja utilizada por dois ou mais imóveis, desde que todos os participantes estejam na área de concessão da mesma distribuidora de energia.

A Lei 14.300 possibilita que essa reunião de consumidores seja feita das seguintes maneiras:

  • Cooperativa
  • Consórcio
  • Consórcio de consumidores
  • Condomínio civil voluntário ou edilício
  • Qualquer outra forma de associação civil

De forma resumida, essa modalidade funciona da seguinte forma:

  • Os consumidores interessados em participar da geração compartilhada podem se unir em um consórcio ou cooperativa. Cada consumidor detém uma parte do investimento total no sistema de geração solar.
  • Uma vez formado o grupo, é instalado um sistema de geração de energia solar em um local adequado, como um telhado ou terreno. Esse sistema pode ser de pequeno ou médio porte, dependendo da quantidade de energia desejada pelo grupo.
  • A energia gerada pelo sistema solar é injetada na rede elétrica e convertida em créditos de energia, que são distribuídos entre os participantes de acordo com a sua participação no sistema.
  • Cada participante recebe créditos de energia em sua conta de eletricidade, proporcionais à sua participação no sistema solar. Esses créditos são utilizados para abater o consumo de energia da unidade consumidora do participante.
  • Os participantes podem desfrutar dos benefícios econômicos e ambientais da geração de energia solar, incluindo redução nas contas de energia e contribuição para a sustentabilidade.

Autoconsumo remoto

O autoconsumo remoto permite que um imóvel faça uso da energia solar gerada em um sistema fotovoltaico instalado outro, desde que ambos estejam na área de concessão da mesma distribuidora de energia elétrica e sob a mesma titularidade.

De forma resumida, essa modalidade funciona da seguinte forma:

- O consumidor instala um sistema de geração de energia solar em uma unidade consumidora (UC) específica, que pode ser em sua própria residência, empresa ou propriedade.

- A energia gerada pelo sistema solar é injetada na rede elétrica, e o consumidor recebe créditos de energia proporcionais à quantidade de energia gerada e injetada na rede.

- Os créditos de energia gerados na unidade consumidora onde está instalado o sistema solar podem ser utilizados para abater o consumo de energia elétrica em outras unidades consumidoras, desde que estejam localizadas na mesma área de concessão da distribuidora de energia e sejam de titularidade do mesmo CPF ou CNPJ.

- Os créditos de energia gerados pelo sistema solar são compensados na conta de energia das unidades consumidoras que estão consumindo a energia, reduzindo o valor a ser pago à distribuidora de energia.

Como as empresas agem com essa questão?

A geração compartilhada é a modalidade que viabiliza o serviço de energia solar por assinatura, oferecido por algumas empresas no Brasil. Esse modelo permite uma economia com a conta de luz menor em comparação com um sistema fotovoltaico instalado na própria residência do consumidor, pois não permite o uso instantâneo da energia gerada pelas placas solares, mas apenas o abatimento dos créditos de energia. Normalmente, as empresas especializadas nesse serviço estimam economia de 20% na conta de luz.

O autoconsumo remoto é um tipo de instalação realizada normalmente por empresas de energia solar, como o Portal Solar. A elaboração do projeto, homologação junto à distribuidora e logística de entrega dos equipamentos são responsabilidades da empresa.

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Portal Solar - A marca líder em energia solar.

Somos a marca líder em energia solar no Brasil. Solicite um orçamento gratuito e reduza a sua conta de luz em até 90%. Encontre a unidade mais próxima de você e comece a economizar agora!

Certificações

Certificação AbsolarProjetistas Nível AAMelhores Franquias do Brasil 2023

Financiamento

Banco BV

Apoio

Absolar AssociadoABF

Redes Sociais

WhatsAppYouTubeFacebookInstagramLinkedIn

Assine nossa newsletter

Central de Relacionamento

TelefoneSão Paulo e outras capitais

(11) 4000-1948

Telefone e WhatsAppDemais cidades

(11) 5090-5560

E-mail

contato@portalsolar.com.br

Onde estamos

Av Roque Petroni 999, Jardim das Acácias, São Paulo - SP. 04707-910

Portal Solar © 2014-2024. Todos os direitos reservados.