PUBLICIDADE

Checklist do Comprador de Energia Solar Fotovoltaica

Quando receber os seus orçamentos vai ter que decidir quem vai lhe fornecer o seu sistema de energia solar fotovoltaica. O Portal Solar fez uma lista de perguntas que você pode fazer ao seu fornecedor para se certificar de estar fazendo uma escolha informada e não se arrepender.

1 – CUSTO

Obviamente, isso é muito importante, mas não pode ser o fator mais importante na sua compra. Lembre-se, o sistema de energia solar deve durar de 20 a 40 anos, por isso qualidade e desempenho são fundamentais.

Como acontece com a maioria das coisas neste mundo: você geralmente recebe pelo o que você paga!

Se você está se perguntando o que é um preço razoável para um bom sistema solar, os preços típicos de diferentes tamanhos de sistemas solares podem ser encontrados na seção quanto custa a energia solar.

2 - GARANTIAS E MANUTENÇÃO

Todos os painéis fotovoltaicos perdem de 0,5% a 1% ao ano de sua eficiência por ano. O fornecedor deve lhe fornecer uma garantia de no mínimo 25 Anos de eficiência, assumindo uma perda de no máximo 20% de sua eficiência ao longo dos primeiros 25 anos.

O Inversor Solar deve ter uma garantia entre 5 e 10 anos.

A Garantia da mão de obra deve ficar entre 1 e 5 anos.

Pergunte a empresa como você vai saber se o seu sistema de energia solar está funcionando adequadamente. Algumas empresas monitoram seu sistema através da internet, outros podem inspecionar seu sistema regularmente. No mínimo eles deveriam  voltar 1 mês depois da instalação ou lhe ligar para verificar se o seu sistema esta funcionando de acordo com o que lhe foi prometido.

3 – COMPATIBILIDADE - a sua relação com a empresa que vai instalar o gerador de energia solar

Ter um bom relacionamento com o seu fornecedor é fundamental para um projeto tão importante. Um bom relacionamento vai garantir que problemas sejam resolvidos rapidamente. Escolha um empreiteiro que faça você se sentir confortável. Por exemplo: Se você gosta de fazer um monte de perguntas técnicas, vá com alguém que gosta de explicar tudo detalhadamente!

Abaixo, uma lista de perguntas que você pode fazer ao seu fornecedor:

Painel Solar:

  • Quem é o fabricante do painel solar?
  • Quais são as garantias que vem com o painel solar?
  • Qual é a tolerância negativa sobre a potência do painel solar? (Esta é a quantidade de "margem de erro" que o fabricante permite ao citar a potência mínima do painel solar. 0%  de tolerância, ou tolerância positiva é excelente; mais do que -5% pode ser um sinal de alerta)
  • O painel solar possui diodos de by-pass? (estes diodos melhoraram o desempenho do painel solar, sendo este menos impactado pela sombra de nuvens ou folhas)
  • Qual é o grau de proteção (IP) do painel solar? Menor que 65 não recomendamos.
  • É importante que o vidro do seu painel solar tenha pelo menos 3mm de espessura, desta forma ele vai suportar chuva de granizo.
  • O Painel tem que ter no mínimo a aprovação do Inmetro e tão importante quanto, PRECISA TER O IEC 61215,
  • Mais detalhes sobre as especificações de painéis solares aqui.

Inversor Solar

  • Quem é o fabricante do Inversor solar?
  • Quantos anos de garantia tem o inversor solar?
  • Qual é a eficiência do inversor que vão usar? Menos que 94% (para inversores de sistemas conectados a rede elétrica) eu, pessoalmente, ficaria longe.
  • Qual é o grau de proteção (IP), se for menos que IP55, aconselhamos instalar o Inversor Solar em algum lugar arejado, mas protegido da chuva e da poeira. (existem caixas de proteção para inversores, pergunte ao seu instalador)
  • O Inversor possui MPPT?(isso faz os inversores serem mais eficientes)
  • O Inversor pode ser conectado ao seu computador? Existe custo adicional? (Isso não é fundamental, mas é uma boa forma de monitorar o desempenho do seu sistema).
  • Fora conectando o Inversor solar ao computador, como mais é feito o monitoramento da produção de energia? O inversor possui uma tela com essas informações? Por quanto tempo essas informações ficam armazenadas no inversor?
  • Mais detalhes sobre as especificações de Inversores solares.

Sobre a Instalação do Sistema Fotovoltaico

  • A equipe que vai instalar o gerador de energia solar é composta por funcionários da empresa ou subcontratados? (apenas para saber quem estará vindo a sua propriedade)
  • Que tipo de sistema/estrutura de fixação vai ser utilizado para fixar os painéis solares? (os de alumínio são mais leves e tendem a durar mais)
  • O preço que esta sendo orçado já inclui a conexão do seu sistema a rede elétrica?
  • A distribuidora que vai instalar o seu novo relógio de luz bidirecional ou vai ser a empresa?
  • A empresa que esta fornecendo o sistema vai se encarregar de preencher a papelada necessária para conectar o seu sistema a rede elétrica? ( você não quer lidar com isso sozinho!!!)
  • Os conduítes que vão ser usados para esconder alguns cabos possuem proteção UV
  • Os cabos e conectores utilizados na instalação do sistema solar possuem proteção UV?
  • Os cabos e conectores utilizados são específicos para corrente contínua? Qual é a marca e garantia deles ? (É fundamental que a empresa utilize cabos e conectores específicos para esses sistemas, eles devem durar tanto quanto os seus painéis solares e inversores)

Sobre a Empresa de Energia Solar Que Você Esta Contratando

  • Quem é responsável pela engenharia do seu sistema de energia solar fotovoltaica? (se você é uma empresa ou esta procurando um sistema de grande porte, é importante que você mantenha contato direto também com a pessoa responsável pelo dimensionamento do sistema.)
  • Quantos sistemas eles já instalaram?  Eles possuem referencia? (lembre-se que aqui no Brasil, sistemas conectados a rede elétrica são relativamente novos, empresas com experiência em engenharia elétrica e empresas que trabalham com sistemas isolados são, normalmente, qualificados para executar essas obras).
  • Se você vai ser o primeiro sistema que a empresa vai instalar, certifique-se de que ela esta apta a fazer a instalação.
  • Quais garantias a empresa que vai instalar se responsabiliza e quais são de responsabilidades do fabricante? Qual é o procedimento caso seja necessário substituir alguma parte do sistema e com quem falar?
  • Se for necessário lidar com algum fabricante de painel ou inversor, eles já possuem escritórios no Brasil?

CONEXÃO COM A REDE DE ENERGIA DA DISTRIBUIDORA

Essa parte é parte chata. Vivemos em um país burocrático e tudo envolve papelada! CERTIFIQUE-SE QUE A EMPRESA DEU ENTRADA JUNTO A DISTRIBUIDORA COM TODA A PAPELADA NECESSÁRIA JÁ NO COMEÇO DA OBRA. Caso contrário você vai esperar muito para ter o seu sistema oficialmente conectado na rede da distribuidora.

BAIXE O CHECKLIST EM FORMATO PDF

Se você pretende comprar um sistema de energia solar fotovoltaica não deixe de baixar o nosso checklist completo. Desta forma você vai ter o máximo de informações necessárias para tomar uma decisão informada e não se arrepender.

Download do Checklist do Comprador de Energia Solar

 

 

RECEBA GRÁTIS UM ORÇAMENTO DE ENERGIA SOLAR
ENCONTRE A EMPRESA DE ENERGIA SOLAR MAIS PERTO DE VOCÊ

O Portal Solar, 1° e Maior Portal de Energia Solar do Brasil, te ajuda a encontrar as melhores ofertas de energia solar fotovoltaica na sua região. Acesse o nosso mapa de empresas e encontre um fornecedor pertinho de você. Mão perca tempo, solicite um orçamento grátis:
Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar