Portal Solar/Casa com energia solar: é hora de investir!

Casa com energia solar: é hora de investir!

Painel solar em casa  

Ter uma casa com energia solar é a decisão que um número cada vez maior de brasileiros vem tomando ao longo dos últimos anos. Isso porque, além do sol ser a fonte de energia renovável mais abundante de nosso planeta, ter energia solar em casa traz economia na conta de luz.

Para quem já vem pensando em aderir à geração de energia solar, mas ainda falta aquele empurrãozinho para tomar de vez essa decisão, saiba que a hora de investir é agora! Quer saber por quê? A gente te conta direitinho aqui embaixo!

Energia solar em casa: entenda o que é e como funciona

A energia solar para casa é obtida a partir da instalação de placas solares (o nome correto é “módulos fotovoltaicos”), capazes de transformar a luz do sol em energia elétrica. Juntos, os módulos formam o que chamamos de painel solar.

Essas placas, geralmente, são instaladas sobre o telhado da residência, local de plena exposição aos raios solares, e precisam ser interligadas ao restante dos equipamentos do gerador fotovoltaico para que a energia produzida possa ser disponibilizada aos equipamentos da casa.

Existem três principais tipos de sistemas de energia solar para casas:

  • On grid: tem conexão direta com a rede elétrica, possibilitando um sistema de troca. Dessa forma, o excedente da energia solar gerada é direcionado à distribuidora; e, ao mesmo tempo, em momentos em que o sistema residencial não suprir as necessidades de energia da casa, a rede elétrica fornece o restante;
  • Off grid: não tem ligação com a rede elétrica e costuma ser usado em locais mais remotos. A energia gerada pelo painel solar em casa é armazenada em baterias, o que garante a alimentação em momentos nublados ou durante a noite;
  • Híbrido: esse tipo é conectado à rede elétrica, mas também utiliza baterias de armazenamento de energia.

Quais são os benefícios de ter energia solar em casa?

Os benefícios de ter uma casa com energia solar são inúmeros, mas, abaixo, vamos elencar os cinco principais:

  1. Economia na conta de luz mensal;
  2. Ficar livre da inflação energética;
  3. Valorização do imóvel;
  4. Sustentabilidade;
  5. Sistema de instalação rápida, alta durabilidade e baixa manutenção.
Energia solar em casa  

Por que a procura por instalar painel solar em casa está em ritmo acelerado?

As instalações fotovoltaicas no Brasil têm crescido cada vez mais desde 2012. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o Brasil alcançou a 9ª posição do ranking de países que mais produziram energia solar fotovoltaica em 2020. Além disso, o país fechou o ano com 7,5 GW de potência instalada desse tipo de energia, um número 64% maior que o registrado em 2019 (4,6 GW).

São diversos motivos para essa crescente procura, como os constantes aumentos na conta de luz, que podem ser evitados com a geração própria de energia; os preços dessa tecnologia, que está se tornando cada vez mais acessível para o consumidor final; e as facilidades proporcionadas por financiamentos próprios para energia solar.

O Projeto de Lei (PL) 5829/19, também conhecido como Marco Regulatório da Geração Distribuída de Energia, aprovado na Câmara dos Deputados em agosto de 2021 e encaminhado para análise do Senado Federal, estabelece regulação para a produção de energia solar no Brasil e estimula um maior interesse por esse tipo de geração de energia. O que pode ajudar a aumentar mais ainda essa procura nos próximos anos. Vamos falar melhor sobre a proposta em seguida.

Entenda o que é o Marco Regulatório da Geração Distribuída de Energia (Projeto de Lei 5829/19)

O PL 5829/19, de autoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), é o novo marco legal da geração distribuída no Brasil que está em via de se tornar lei no país. No dia 16 de dezembro de 2021, o projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados após passar pela aprovação no Senado e, agora, segue para sanção presidencial.

Até lá, a autoprodução elétrica pelos consumidores com sistemas de energia solar e demais fontes de energia renováveis continua sendo regulamentada pela Resolução Normativa 482, estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2012.

Naquele ano, o segmento estava iniciando e as regras da RN482 estipularam que os consumidores com geradores de energia fotovoltaica e demais fontes não pagariam pelo uso da rede de distribuição de energia elétrica. 

Porém, um dos problemas da Resolução Normativa era que as suas regras eram revisadas periodicamente pela Aneel, o que trazia dúvidas e insegurança para quem ingressava no segmento.

Então, com a rápida expansão da geração distribuída, houve uma grande pressão das distribuidoras de energia para que o segmento fosse taxado, chegando a ser cogitado pela Aneel aplicar novas regras com cobranças altas para os consumidores, o que poderia inviabilizar o segmento distribuído.

Agora, com a certeira sanção do PL 5829, haverá segurança jurídica para quem decide investir na energia solar, com regras estabelecidas de forma clara e definitiva.

Embora tenha sido definido o pagamento pelo uso da rede, o novo marco regulatório estabelece um cálculo justo e institui uma forma gradual para que esse custo comece a ser cobrado dos consumidores com micro e minigeradores de energia solar em casa ou empresa. 

O modelo também define que as regras já existentes serão mantidas até 2045 para os consumidores que protocolarem a solicitação junto à Aneel em um período de até 12 meses após a publicação da lei.

Com o PL 5829, tanto o setor solar quanto as distribuidoras podem chegar a um acordo, o que traz segurança jurídica para os consumidores e um modelo de cobrança justo e benéfico a todos.

Por que o marco legal pode impactar a conta de luz?

O marco legal é importante porque traz estabilidade para o setor, garantindo que a instalação de sistemas solares continue sendo uma alternativa viável e atraindo mais brasileiros para a geração própria a cada ano.

Com mais consumidores gerando a própria energia, haverá uma redução do consumo da rede e uma diminuição da demanda das termelétricas, responsáveis pelo aumento nas contas de luz. 

Segundo a Absolar, a redução da carga sobre o sistema das termelétricas pode poupar cerca de R$ 150 bilhões de custos para o governo até 2050.

A fonte termelétrica é uma das principais causas do aumento da conta de luz, o que mostra como o projeto é capaz de trazer economia para os usuários.

Investir em energia solar em casa está mais acessível?

Com o aumento da procura por instalação de painéis solares e, também, o constante avanço da tecnologia, a instalação de sistemas de energia solar em casa está ficando mais acessível ano após ano. Veja abaixo os dois principais fatores que contribuem para essa maior oportunidade de acesso:

Facilidade na compra

O preço da instalação de sistemas de geração solar, incluindo painéis fotovoltaicos e todos os outros equipamentos do kit de energia solar residencial, está muito mais atrativo hoje. Segundo dados da Omega Energia, esses custos reduziram cerca de 90% no Brasil nos últimos 10 anos.

Facilidade no financiamento

Também há, hoje, muito mais opções de linhas de crédito para o financiamento da aquisição dos materiais e todo o projeto para geração de energia solar. São bancos públicos e privados que oferecem possibilidades de financiamentos que cabem no bolso, com parcelas que, muitas vezes, correspondem ao valor economizado na conta de luz.

Conheça o Portal Solar

O Portal Solar é o maior portal de energia solar do Brasil e trabalha para difundir e viabilizar a energia solar fotovoltaica em nosso país. Para isso, ajudamos os consumidores a entenderem e encontrar as melhores soluções do mercado, colocando-os também em contato com fornecedores qualificados.

Em nosso mapa de empresas, você consegue localizar a unidade do Portal Solar mais perto de você, fazer a simulação grátis do seu projeto e ainda solicitar o seu orçamento sem compromisso. Confira!

Portal Solar - A marca líder em energia solar.

Somos a marca líder em energia solar no Brasil. Solicite um orçamento gratuito e reduza a sua conta de luz em até 90%. Encontre a unidade mais próxima de você e comece a economizar agora!

Certificações

Certificação AbsolarProjetistas Nível AAMelhores Franquias do Brasil 2023

Financiamento

Banco BV

Apoio

Absolar AssociadoABF

Redes Sociais

WhatsAppYouTubeFacebookInstagramLinkedIn

Assine nossa newsletter

Central de Relacionamento

TelefoneSão Paulo e outras capitais

(11) 4000-1948

Telefone e WhatsAppDemais cidades

(11) 5090-5560

E-mail

contato@portalsolar.com.br

Onde estamos

Av Roque Petroni 999, Jardim das Acácias, São Paulo - SP. 04707-910

Portal Solar © 2014-2024. Todos os direitos reservados.