São Paulo concede isenção fiscal para o setor de energia solar
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, publicou dois decretos nesta quinta-feira, 20 de agosto, que incentivam a produção de energia elétrica na microgeração de energia solar e de peças para o setor de energia fotovoltaica


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, publicou dois decretos nesta quinta-feira, 20 de agosto, que incentivam a produção de energia elétrica na microgeração de energia solar e de peças para o setor de energia fotovoltaica.
Para o secretário de Energia, João Carlos Meirelles, neste momento de crise de energia e econômica que o Brasil passa é necessário incentivar outras fontes de produção de energia para que estimule também a criação de novos empregos. “Mais uma vez São Paulo dá o exemplo, com uma importante medida para incentivar a cogeração a partir de fontes alternativas de energia. E também para a produção de equipamentos que propiciam a utilização de fontes de energia renovável”, disse.
O decreto nº 61.439/2015 concede isenção de ICMS sobre a energia elétrica fornecida para microgeradores e minigeradores na quantidade correspondente à energia elétrica injetada na rede de distribuição.
A medida é valida para os créditos de energia ativa originados na própria unidade consumidora e também para outras unidades do mesmo titular.
Os benefícios entram em vigor a partir do dia 1º de setembro e permanecem durante a vigência no Convênio ICMS nº 16/15.
Já o decreto nº 61.440/2015, concede isenção de ICMS para a produção de equipamentos destinados a geração de energia eólica e solarimétrica. A medida isenta o ICMS das partes e peças de aerogeradores, geradores fotovoltaicos e torres para suporte de energia eólica.
Também estão contemplados pela medida os conversores de frequência de 1.600 kVA e 620 volts; fio retangular de cobre esmaltado de 10 por 3,55 milímetros e barra de cobre 9,4 por 3,5 milímetros.
Veja também: Energia solar Sorocaba | Crise energética
São Paulo e as Energias Renováveis
A Energia Solar Fotovoltaica em São Paulo já é uma realidade, com a usina de Tanquinho no município de Campinas, com potência de 1.082 KWp e capacidade de gerar 1,6 GWh por ano. Essa energia é suficientes para suprir 657 residências com consumo de 200 KWh/mês cada.
O Estado também conta com empreendimentos vencedores do Leilão de Reserva da Aneel, em outubro de 2014, que estão sendo instalados em Dracena e Guaimbê com potência de 270 MWp.
Existem ainda no Estado de São Paulo, conectados ao sistema, 32 empreendimentos de micro e mini geração distribuída, que serão beneficiados pela medida.
Cursos de Energia Solar em São Paulo
Você quer se tornar um expert em energia solar? Então clique aqui e encontre os melhores cursos de energia solar em São Paulo.
FEIRA DE ENERGIA SOLAR: InterSolar South America – 01 a 03 de Setembro de 2015
A maior feira de energia solar do Brasil retorna a São Paulo pelo terceiro ano consecutivo para lançar luz sobre o forte crescimento do mercado fotovoltaico brasileiro.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Cinema itinerante movido a energia solar chega em Campinas (SP)
O projeto CineSolar, que já completou 10 anos, leva sessões gratuitas de cinema para a população
01/03/20231 min de leitura

Painéis Solares valorizam o seu imóvel
Pesquisa feita nos Estados Unidos revela que casas que tenham sistemas de energia solar fotovoltaica são valorizadas na hora da venda
07/03/20226 min de leitura

Escolhendo o painel fotovoltaico - Tabela do Inmetro
Aqui no Brasil temos como base apenas o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem de Módulos Fotovotlaicos do Inmetro), aconselhamos vocês a não tomarem somente como base a classificação A, B, C, D e E do Inmetro
07/03/20221 min de leitura

Israel constrói a maior torre de energia solar do mundo em seu deserto.
Localizada nas areias do deserto do Negev, no sul de Israel, a torre possui 250 metros de altura, semelhante a um prédio de 50 andares
21/09/20214 min de leitura

Veja o que será alterado com o PL 5829/19, considerado o marco legal da geração distribuída
A lei trará maior segurança regulatória e jurídica para os investimentos no setor e tem previsão de entrar em vigor até outubro de 2021 A geração distribuída
08/09/20219 min de leitura

A aprovação do PL 5829/19 faz com que o setor de energia fotovoltaica comemore
Conforme a opinião das entidades, a lei fará com que o mercado tenha mais segurança regulatória e jurídica, fazendo com que o consumo de energia renovável seja estimulado no país O marco legal da geração distribuída
08/09/20216 min de leitura

Aprovação do PL 5829/19 facilitará o avanço da geração distribuída
O projeto de lei diminuirá a burocracia da geração distribuída compartilhada e possibilitará modelos de negócios mais avançados Federico Boschin, diretor executivo da empresa de consultoria Noale Energia
31/08/20215 min de leitura

Mercado brasileiro de energia solar tem crescimento surpreendente
Apenas no primeiro semestre de 2021, a importação de módulos fotovoltaicos já ultrapassa o total de 2020
21/08/20212 min de leitura

