Minas Gerais é o estado brasileiro que mais usa energia solar
O Estado de Minas Gerais possui cerca de 330 sistemas gerando energia solar. Absolar revelou que nos últimos 10 anos o investimento ficou 80% mais barato.


Sabemos que o Brasil é um País com grande potencial para energia solar, e Minas Gerais é um estado que tem aproveitado bastante essa fonte renovável de energia. O estado de Minas Gerais vem se destacando na chamada geração fotovoltaica distribuída. O estado tem o maior número de micro e miniusinas de energia solar instaladas nos telhados das residências e empresas.
A microgeração de energia foi regulamentada em 2012, por uma resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Nessa resolução foi definido que os consumidores podem instalar painéis solares em suas casas, gerando sua própria energia. Segundo os números de um balanço sobre a política de incentivo à microgeração de energia, o Brasil bateu em agosto a marca de cinco mil instalações, com uma potência instalada de 47 mil quilowatts. Parte desse resultado se deve a geração de energia solar em MG.
Em todo o estado, são cerca de 330 sistemas gerando energia solar em MG, principalmente em residências, o que corresponde a 20% de todos os sistemas instalados no país. Apesar de a tecnologia ainda ter um custo relativamente alto, dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) revelam que nos últimos dez anos o investimento ficou praticamente 80% mais barato.
Uberlândia, cidade do Triângulo Mineiro, é a responsável pela maior quantidade de painéis solares no Brasil. Ainda em Minas Gerais, as cidades de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Betim e Montes Claros também se destacam entre as cidades que mais usam painéis solares.
Os números altos referentes ao uso de energia solar em MG se devem ao fim da cobrança dobrada de imposto da energia solar. Minas Gerais foi o primeiro estado a eliminar a dupla tributação. Além disso, também existe o fator climático, Minas Gerais tem sol o ano inteiro, elemento fundamental para gerar energia solar. Tanto é que a multinacional espanhola, Solatio, irá investir na produção de energia solar em MG.
A multinacional espanhola investirá R$ 3,4 bilhões em Minas Gerais por meio da implantação de plantas de geração de energia solar fotovoltaica. Com isso serão criadas 3.500 vagas de emprego no estado, sendo 3.000 diretas e 500 quando o projeto entrar em operação. As quatro usinas nos municípios de Guimarânia, Paracatu, Pirapora e Vazante, vão totalizar 650 megawatts de potência instalada. A capacidade de produção será de cerca de 1,5 milhão de megawatts/hora por ano de energia. A primeira usina em Minas Gerais a funcionar será a de Pirapora, com previsão para agosto de 2017. As demais usinas de energia solar em MG serão concluídas até o mês de novembro de 2018.
Já em agosto desse ano, foi realizado o primeiro leilão estadual para escolher quais seriam as empresas responsáveis por cuidar dos parques de energia solar e da produção de energia suficiente para alimentar o consumo médio de 120 mil famílias mineiras. O investimento total do projeto vai passar de R$ 1 bilhão e a previsão é de que os parques em Minas Gerais estejam em funcionamento até 2017. Até lá precisamos continuar acelerando os passos para conquistar melhores posições entre os países que mais utilizam energia renovável no mundo.
Quer saber mais sobre energia solar e painéis solares? Acesse o site Portal Solar e fique por dentro de tudo sobre esse tipo de energia renovável. Encontre o melhor plano de energia solar para o seu imóvel fazendo uma cotação agora mesmo!
Veja também: Energia solar em Ubá MG | Energia solar em Lagoa Santa MG

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Cinema itinerante movido a energia solar chega em Campinas (SP)
O projeto CineSolar, que já completou 10 anos, leva sessões gratuitas de cinema para a população
01/03/20231 min de leitura

Painéis Solares valorizam o seu imóvel
Pesquisa feita nos Estados Unidos revela que casas que tenham sistemas de energia solar fotovoltaica são valorizadas na hora da venda
07/03/20226 min de leitura

Escolhendo o painel fotovoltaico - Tabela do Inmetro
Aqui no Brasil temos como base apenas o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem de Módulos Fotovotlaicos do Inmetro), aconselhamos vocês a não tomarem somente como base a classificação A, B, C, D e E do Inmetro
07/03/20221 min de leitura

Israel constrói a maior torre de energia solar do mundo em seu deserto.
Localizada nas areias do deserto do Negev, no sul de Israel, a torre possui 250 metros de altura, semelhante a um prédio de 50 andares
21/09/20214 min de leitura

Veja o que será alterado com o PL 5829/19, considerado o marco legal da geração distribuída
A lei trará maior segurança regulatória e jurídica para os investimentos no setor e tem previsão de entrar em vigor até outubro de 2021 A geração distribuída
08/09/20219 min de leitura

A aprovação do PL 5829/19 faz com que o setor de energia fotovoltaica comemore
Conforme a opinião das entidades, a lei fará com que o mercado tenha mais segurança regulatória e jurídica, fazendo com que o consumo de energia renovável seja estimulado no país O marco legal da geração distribuída
08/09/20216 min de leitura

Aprovação do PL 5829/19 facilitará o avanço da geração distribuída
O projeto de lei diminuirá a burocracia da geração distribuída compartilhada e possibilitará modelos de negócios mais avançados Federico Boschin, diretor executivo da empresa de consultoria Noale Energia
31/08/20215 min de leitura

Mercado brasileiro de energia solar tem crescimento surpreendente
Apenas no primeiro semestre de 2021, a importação de módulos fotovoltaicos já ultrapassa o total de 2020
21/08/20212 min de leitura

