Cientistas chineses criam placas de energia solar que funcionam mesmo com chuva
Uma equipe de cientistas de duas universidades chinesas desenvolveu placas de energia solar capazes de funcionar em dias de baixa insolação


Constantemente, as alternativas para aumentar a qualidade dos produtos movidos por placas fotovoltaicas têm crescido em número e inovação. E aqui no Portal Solar, esse é um motivo de comemoração e, claro, informação para você.
A novidade de hoje pode soar até mesmo um pouco contraditória, mas com certeza promete muitos benefícios: uma equipe de cientistas de duas universidades chinesas desenvolveu placas de energia solar capazes de funcionar em dias de baixa insolação.
Em outras palavras, isso quer dizer que a tecnologia permite a captação de energia solar em dias chuvosos, com nevoeiro, e até mesmo durante a noite. Quem divulgou a notícia foi a agência EBF, que inclusive reuniu depoimentos de um dos criadores das placas fotovoltaicas.
“O objetivo é elevar a eficiência de conversão da luz direta até que volte a ter mais, gerando energia suficiente em condições de pouca luminosidade tais como chuva, nevoeiro, bruma ou na noite”, explicou o professor Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China, uma das instituições responsáveis pelo projeto.
Segundo apurado pela agência, a principal inovação dessas placas de energia solar está concentrada no uso de um novo material, chamado LPP (uma sigla em inglês que, traduzida de forma livre, significa “fósforo de longa persistência”). Esse produto tem a capacidade de armazenar energia solar durante o dia para que ela também seja colhida à noite.
“Só a luz parcialmente visível pode ser absorvida e transformada em eletricidade, mas o LPP pode armazenar energia solar a partir de luz não absorvida e perto da infravermelha”, explicou Tang, “permitindo a geração de energia contínua de dia e de noite”.
Vale ainda ressaltar que essa pesquisa também foi liderada pelo professor Yang Peizhi, da Universidade Pedagógica de Yunnan. Ele tem estado em diversas publicações da imprensa oficial chinesa, representando a chamada “revolução fotovoltaica” da atualidade.
Boa parte da energia consumida na China procede de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), mas ao mesmo tempo a segunda economia mundial é o país com mais centrais solares instaladas (com capacidade para mais de 77 gigavats).
Estes avanços foram publicados em revistas científicas da Europa e também dos Estados Unidos, que destacaram a queda de custos que a energia solar poderia ter graças a este tipo de placas fotovoltaicas.
—
Por fim, vale ainda ressaltar que o professor Tang também se envolveu num outro projeto de energia solar divulgado em março do ano passado:
Ele integrou uma equipe que desenvolveu placas fotovoltaicas capazes de produzir energia a partir dos raios solares e também pelas gotas de chuva, sendo eficiente independentemente das condições climáticas.
Segundo o material publicado pelos cientistas, tudo o que é preciso para criar a tecnologia consiste em uma camada de grafeno de um átomo de espessura, para que uma quantidade grande de elétrons possa se mover pela superfície.
O que achou dessas tecnologias? Apesar de terem sido criadas do outro lado do mundo, elas também seriam muito bem vindas em terras brasileiras!
Para acompanhar mais notícias a respeito do universo da energia solar, fique de olho aqui no blog Portal Solar. E se quiser investir nessa área para sua casa ou empresa, o portal coloca você em contato com os melhores fornecedores do mercado.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

