Conheça a usina solar fotovoltaica Mineirão
O Estádio do Mineirão, situado em Belo Horizonte, foi escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA 2014, o que levou à realização de uma grande reforma. Englobando esse processo, em 2013, houve a construção da Usina Solar Fotovoltaica Mineirão, realizada pela Cemig, em parceria com a Minas Arena. A usina passou a entrar em atividade após comissionamento em 25 de abril de 2014.
Hoje em dia, a usina solar Mineirão completa 8 anos. Além do seu aniversário, há outro motivo pelo qual devemos comemorar: ela é uma das maiores instalações na cobertura de um estádio, sendo capaz de gerar energia suficiente para responder ao consumo médio de 1.400 residências.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Capacidade de produção
A usina solar Mineirão conta com uma capacidade de produção de 1.800 MWh/ano de energia e potência instalada de 1420 kWp. Aproximadamente 6.000 módulos fotovoltaicos, com 240 Wp cada, ocupam uma área de 9.500 m², que corresponde a 60% da área total de cobertura do estádio. Toda a energia produzida é enviada à rede de distribuição da Cemig.
A instalação
A cobertura do Mineirão é dividida em 88 áreas diferentes, chamadas de segmentos, nos quais foram instalados painéis solares, formando diversos strings. Os inversores utilizados foram do tipo string inverters, que possuem pequena potência devido às limitações de interferência na fachada do local, que impediram a elevação dos painéis.
Como a energia é gerada?
Os módulos fotovoltaicos instalados na cobertura da usina solar Mineirão são responsáveis por captar a luz solar, convertendo-a em energia elétrica, em corrente contínua de 380 volts que ainda não está apta para o consumo. Para isso se tornar realidade, a energia é encaminhada para os 88 inversores solares de 15 kW que estão espalhados ao longo da cobertura do estádio, os quais transformam a corrente contínua em corrente alternada.
Após esses processos, a energia é encaminhada às duas subestações elevadoras, uma localizada no lado norte e outra no lado sul do Mineirão, nas quais a tensão é elevada para média e, depois, é enviada à rede de 13,8 kW. Assim, a energia gerada abastece não só o estádio, mas também outros consumidores da distribuidora.
Durante seus cinco anos de operação, a usina solar Mineirão tem mostrado um ótimo desempenho, produzindo uma quantidade de energia cerca de 8% maior do que a previsão inicial.