PUBLICIDADE

Tudo sobre a Eficiência do Painel Solar

Muitas pessoas se perguntam o que é a eficiência de um painel solar e cada vendedor fala uma coisa sobre a eficiência do painel solar. Veja aqui exatamente o que é a eficiência de um painel solar.

Muitas pessoas se perguntam o que é a eficiência de um painel solar, as respostas são variadas e por isso fizemos um pequeno resumo do que é exatamente a eficiência de um painel solar.

A eficiência de um painel solar é basicamente quanto % de energia da luz do sol o painel solar converte em energia elétrica por m2. Ou seja, um painel solar com eficiência de 16.5% converte 16.5% da energia que incide sobre o painel, por m2, em energia elétrica.

 

É preciso entender que a eficiência medida dos painéis solares é medida em condições de laboratório, STC (Standard Testing Conditions) 

STC significa "condições normais de ensaio" e são os padrões da indústria solar para as condições em que um painel solar é testado. Ao utilizar um conjunto fixo de condições, todos os painéis solares podem ser comparados e avaliados contra o outro de forma mais precisa. São 3 (três) as condições padrão de teste:

  1. Temperatura da Célula = 25°C - A temperatura da célula solar em si, não a temperatura do ambiente. (Sim, o painel solar todo durante o teste deve estar em 25°C)
  2. Irradiação solar = 1000 Watts m2 -  Este número refere-se à quantidade de energia que incide sobre uma determinada área em um determinado momento. (Essa quantidade de energia de 1000W/m2 é uma média da quantidade de luz solar que incide na superfície terrestre)
  3. Massa de Ar = 1.5. Este número é difícil de medir, uma vez que refere-se à quantidade de luz que tem que passar pela atmosfera terrestre antes que possa bater a superfície da Terra, e tem a ver principalmente com o ângulo do sol em relação a um ponto de referência sobre a terra.


Fonte da Imagem: Meyer Burger Technologies AG


3 Verdades sobre e eficiência do Painel Solar Monocristalino ou Policristalino:

 

  • Quanto mais eficiente é o painel solar melhor é a célula que foi usada para construir ele;
  • Quanto mais eficiente é um painel solar mais energia solar ele gera por metro quadrado (Wh/m2);
  • Painéis Solares mais eficientes tendem a ser mais caros.

 

Passo a Passo para calcular a eficiência de um painel solar:

Para isso você vai precisar saber altura e largura exatas da placa solar e também a sua potência.
Ex: Painel Solar de 330Watts com altura de 1,956m e largura de 0,992m

  1. Passo: Calcule a área do Painel Solar => 1.956 x 0,992m = 1,940352m2
  2. Passo: Divida a potência do Painel Solar por sua área => 330 / 1,940352 = 164.49Watts/m2
  3. Passo: Divida o resultado acima por 10 para chegar na eficiência em porcentagem => 170.07 / 10 = 17.07%

Ou seja, o painel solar calculado no exercício acima possui uma eficiência de 17.07% nas condições padrão de teste.

 

TABELA DE EFICIÊNCIA DE PAINÉIS SOLARES

Tabela de Eficiência de Painéis Solares FotovoltaicosMontamos esta tabela para você entender a variação de eficiência dos painéis solares fabricados com a tecnologia cristalina. Os painéis solares feitos com silício cristalino são os mais usados no mundo e hoje representam aproximadamente 80% do mercado. Ou seja muito provavelmente o painel solar que você vai instalar no seu telhado será de silício cristalino.

 

Dica 1: Coeficiente de Temperatura do Painel Solar.

O Silício que é usado para fazer a célula solar é um semicondutor e semicondutores perdem a sua eficiência com o calor. Quando o painel é testado a 25°C isso não reflete as condições reais Brasileiras que este painel vai ser submetido. Portanto, procure sempre painéis fotovoltaicos com um coeficiente de temperatura o mais baixo possível. Se alguma empresa de energia solar lhe oferecer um painel solar com coeficiente de temperatura maior que 0,5%/°C fique longe!  O coeficiente de temperatura sempre é informado na folha técnica de um painel solar. Caso o fabricante do painel solar não saiba o seu coeficiente de temperatura fique longe deste painel também.

Os coeficientes de temperatura ideais para os painéis solares cristalinos vão de 0.35 até 0.47% por °C acima 25°C.

Dica 2: Não confundir a eficiência da célula fotovoltaica com a eficiência do Painel Solar.

A célula fotovoltaica tem uma eficiência maior que a do Painel Solar pois quando ela é “encapsulada” em um painel solar, durante o seu processo de fabricação, existe uma perda de eficiência devida a vários fatores. Portanto, para você que vai usar o painel solar na sua casa ou empresa, apenas se preocupe com a eficiência do Painel Solar.


Receba orçamentos grátis de Painel Solar

Você quer produzir a sua própria energia elétrica com a luz do sol? Encontre um instalador verificado perto de você e solicite um orçamento sem compromisso:

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar