Retorno energético do Painel Solar: Qual é a verdade?
Um dos mitos do painel solar é a ideia de que é preciso mais energia para fabricar ele, transportar e instalar em sua casa do que ele produz durante toda a sua vida útil.
20 Anos atrás isto talvez até fosse verdade, as células fotovoltaicas eram muito mais grossas e o processo de purificação do silício ainda não era tão eficiente. Hoje, em 2015, esta teoria não faz mais sentido algum. Neste artigo vamos esclarecer este mito.
QUANTA ENERGIA É GASTA PARA PRODUZIR UM SISTEMA FOTOVOLTAICO?
O processo de fabricação de painéis solares, como qualquer processo fabril, requer diversas etapas e insumos. Os ingredientes fundamentais que compõem uma célula fotovoltaica de silício incluem os minerais, alumínio e gálio. Estes devem ser extraídos, fundidos e transportados para a fábrica onde eles serão “fatiados”, tratados para criar o efeito fotovoltaico e, montados em um painel solar completo. Após a montagem, o painel solar deve ser transportado para um distribuidor local, em seguida para os instaladores e, finalmente instalado em seu telhado.
Andrew Moore, do ThinkStep (conceituada empresa Australiana especializada em consultoria ambiental), em um estudo feito na Austrália descobriu que a produção dos painéis solares é responsável por 85% da energia utilizada na fabricação dos componentes do sistema de energia solar fotovoltaica. O inversor responde por 7% da energia usada e a fiação por 4%. Os restantes 4% vieram do transporte. Talvez estes números variem um pouco aqui no Brasil pois estamos mais distantes da China do que a Austrália, mas eles servem como uma boa referência.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
QUANTO TEMPO DEMORA PARA RECUPERAR (AMORTIZAR) A ENERGIA CONSUMIDA?
Toda essa conversa de mineração, fundição e transporte provavelmente fez você se perguntar como é que o painel fotovoltaico em seu telhado poderia gerar a mesma quantidade de energia gasta para produzi-lo. Bem, veja só: o estudo de Moore descobriu que sistemas fotovoltaicos produzem a mesma quantidade de energia que foi utilizada para fabricar eles entre 1,7 a 2,3 anos, dependendo de qual cidade eles forem instalados. Exemplo, um painel fotovoltaico instalado no interior da Bahia provavelmente demoraria 1,7 anos para recuperar a energia que foi gasta para produzi-lo e, um painel instalado em um telhado no litoral de Santa Catarina por volta de 2,3 anos. Nada mal levando em consideração que estes painéis duram mais de 30 anos.
QUANTO GÁS DE EFEITO ESTUFA É EMITIDO POR KWH DE ENERGIA SOLAR?
Moore também calculou que, considerando esta energia utilizada na fabricação, a eletricidade produzida a partir de painéis solares emite 96% menos gases de efeito estufa do que a energia elétrica produzida nas termoelétricas a carvão e óleo combustível. Ou seja, as termoelétricas que o nosso governo insiste em continuar construindo não só estão fazendo a sua conta de luz ficar muito mais cara como estão poluindo o nosso país.
Então, agora você entendeu que a energia solar realmente faz sentido como um todo. Desde o seu ciclo de vida até a quantidade de emissões de gases de efeito estufa. Como a energia fotovoltaica é tecnologia, e esta tecnologia evolui anualmente com células fotovoltaicas mais finas que usam menos silício, formas de interconexão que usam menos prata e painéis solares mais eficientes gerando cada vez mais energia; a tendência é que este número melhore cada vez mais!
Se você vai instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa saiba que você está realmente contribuindo para com o seu bolso, a sua comunidade e o meio ambiente ao seu redor.
Ref. Moore, A. (2010). The solar lifecycle test. ReNew. 109, 46-48.
COMO INSTALAR ENERGIA SOLAR FOTOLTAICA EM SUA CASA OU EMPRESA?
O Portal Solar, 1° e maior portal de energia solar no Brasil, foi desenvolvido para lhe ajudar a escolher os melhores componentes para o seu sistema fotovoltaico assim como a empresa de energia solar ideal para fazer este serviço. Leia as nossas dicas e artigos para esclarecer todas as suas dúvidas.