Painel solar flexível: o que é, como funciona e quanto custa
Painel solar flexível: o que é, como funciona e quanto custa
A tecnologia solar não só está cada vez mais presente em diversos setores da sociedade, como também conta com inovações contínuas. Um exemplo disso é o desenvolvimento do painel solar flexível.
Diferente dos módulos fotovoltaicos tradicionais, que são utilizados há mais de 15 anos na indústria solar, essa nova categoria de painéis ainda está na fase inicial de aplicação, mas promete revolucionar o setor.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
O que é painel solar flexível?
O painel solar flexível ou também conhecido como placa solar flexível é elaborado por meio da tecnologia de fotovoltaico orgânico (OPV), com suas células fotovoltaicas sendo impressas sobre um filme plástico. Essas células têm, em sua composição, uma tinta à base de carbono, capaz de captar a luz solar e transformá-la em energia.
Ao todo, cinco camadas de tinta são impressas por equipamentos que operam de forma semelhante às prensas utilizadas em jornais. Duas dessas camadas são intermediárias, desenvolvendo os elétrons; uma camada é impressa por cima, transportando as cargas positivas; a outra se encontra na porção inferior para conduzir cargas negativas e, por fim, há um terminal metálico.
No entanto, existe uma variedade de pesquisas distintas voltadas para o estudo e aplicação dos painéis fotovoltaicos flexíveis. Assim, eles usam métodos de composição diferentes.
Por exemplo, na Suíça, pesquisadores criaram um painel fotovoltaico flexível a partir da tecnologia de filme fino, com células solares CIGS, que recebem esse nome por apresentarem uma liga semicondutora de cobre-índio-gálio-(di)selenieto em sua estrutura.
Como funciona a placa solar flexível?
Apesar de tanto os painéis solares flexíveis, com a tecnologia OPV, quanto os painéis de filme fino, de CIGS, usarem o efeito fotovoltaico para produzir energia elétrica, os seus funcionamentos se distinguem, uma vez que não possuem a mesma composição.
O funcionamento da tecnologia OPV se baseia em eletrônica orgânica, com polímeros semicondutores que captam a luz solar e transformam-na em energia elétrica.
Já as células CIGS funcionam com base no mineral calcopirita, no selênio e enxofre, que se misturam, de forma a absorver fótons da luz solar e, a partir disso, gerar energia elétrica.
Quando optar pela instalação de um painel solar flexível?
A preferência por instalar um painel solar flexível ocorre principalmente em situações onde há necessidade de adaptar o painel a superfícies curvas ou irregulares, como em telhados não planos, veículos (como barcos e trailers), ou quando o peso e a estética são preocupações significativas.
Os painéis solares flexíveis são ideais quando a instalação em locais tradicionais com painéis rígidos não é viável ou desejada devido a restrições de espaço, peso ou design.
Quanto custa o painel solar flexível?
Como comentamos no início, os painéis fotovoltaicos flexíveis são novos no mercado, sendo difícil de encontrá-los. Por isso, no momento atual, os seus preços são mais elevados.
O painel solar flexível orgânico custa cerca de R$ 1.000,00 por m², retratando um preço 40% maior do que o dos módulos tradicionais. Já os painéis com células solares CIGS ainda não são comercializados no Brasil. Em outros países, o seu preço aproximado é de US$ 2,2 por watt.
Aproveite para ler também o conteúdo completo sobre placa solar.
Vantagens e desvantagens da placa solar flexível
Como todo produto, a placa solar flexível tem vantagens e desvantagens:
Vantagens
Entre as principais vantagens, estão:
- Flexibilidade: a característica da flexibilidade, além de viabilizar a instalação do sistema fotovoltaico em locais diversos, também facilita o transporte dos materiais;
- Reciclagem: ao final da vida útil a placa solar flexível pode ser, sendo uma opção mais sustentável;
- Resistência: os materiais utilizados na fabricação são de alta resistência.
Desvantagens
Algumas desvantagens são:
- Redução de eficiência: em comparação com as placas tradicionais, a placa solar flexível só converte 20% da luz do sol em energia;
- Custo: o custo de fabricação e instalação é maior;
- Vida útil menor: a durabilidade da placa solar flexível é menor do que as placas tradicionais.
Como visto, a placa solar flexível possui desvantagens consideráveis. Porém, é uma nova tecnologia ainda em fase de desenvolvimento. A tendência é que ela seja melhorada constantemente para conseguir atender aos padrões desejado pelo mercado.
Explore o site do Portal Solar e peça um orçamento de sistema de energia solar em poucos cliques!