PUBLICIDADE

Painéis Solares Integrados à Construção – BIPV

Qualquer pratica de incorporar o painel solar na construção substituindo outros materiais como janelas ou coberturas de estacionamento é conhecido como BIPV (Building Integrated PhotoVoltaics). Leia mais aqui sobre BIPV.

O que é BIPV (Painéis Solares Integrados à Construção)

 

Sistema fotovoltaico colorido integrado a fachada de um prédio - BIPVTradicionalmente, os painéis solares são instalados sobre o telhado de uma casa, na cobertura de um edifício ou galpão ou até mesmo montados em estruturas metálicas na altura do chão. Porém, com o desenvolvimento de diferentes tecnologias de produção de painéis solares, os arquitetos estão começando a incorporar os painéis em brises, na substituição das telhas convencionais, e até mesmo no lugar das janelas dos prédios. Qualquer pratica de incorporar o painel na construção é conhecido como BIPV (Building Integrated PhotoVoltaics) em Português: Sistemas Fotovoltaicos Integrados.

Um Sistema Fotovoltaico Integrado (BIPV) consiste em células solares ou placas, que estão integradas na construção de elementos ou materiais como parte da estrutura do edifício. Desta forma, eles substituem um elemento de construção convencional, em vez de se ligar a um. Painéis Solares BIPV não apenas geraram eletricidade, eles também podem fornecer funcionalidades adicionais para o edifício. Por exemplo, eles podem fornecer proteção contra os raios do sol, isolamento térmico, proteção contra a chuva, sombreamento parcial de áreas, substituição de telhas, etc. 

Onde pode se instalar um Sistema Fotovoltaico Integrado (BIPV)?

 

Fachada de prédio com painéis solares cristalinos - BIPVBIPV fornece vários benefícios quando se compara com instalações tradicionais de painéis solares. Em primeiro lugar, existem mais superfícies disponíveis para a integração dos painéis BIPV, assim você não está mais limitado às clássicas instalações nos telhados. Os painéis solares BIPV também podem ser integrados em fachadas, claraboias, grades do prédio, brises, marquises e muito mais. Um Sistema Fotovoltaico Integrado – BIPV também contribui para a estética do edifício. Por exemplo, os materiais utilizados para BIPV permitem que os arquitetos “brinquem” com a transparência e cor dos painéis solares. Quando integrado em fachadas ventiladas, claraboias ou janelas semi-transparentes, BIPV pode contribuir em manter a temperatura do edifício dentro do desejado, economizando assim muita energia com ar-condicionado ou aquecimento.

Qual é o custo de se Integrar Painéis Solares em construções?

 

Prédio Com Painéis Solares na fachada - BIPVEm geral, os Sistemas Fotovoltaicos Integrados - BIPV são mais caros do que os sistemas fotovoltaicos tradicionais utilizados para produzir energia na sua casa ou empresa. Existe uma lógica para isso, pois, o sistema BIPV tem mais funções além de produzir energia elétrica. Como a utilização de sistemas BIPV servem várias outras funções em um edifício, além de produzir energia, ele reduz o custo de uso de outros materiais que podem até mesmo ser mais caros por m².

Outro fator que faz com que o custo da utilização de BIPV seja mais caro que o seu painel fotovoltaico tradicional é o fato de que os painéis utilizados no BIPV são normalmente fabricados sob medida. Como aqui no Brasil ainda não existe nenhum fabricante de painéis solares capaz de fazer painéis especiais isso acaba encarecendo um pouco a produção das placas. Veja quanto custa a energia solar aqui. 

Quais tecnologias de painel solar são usadas no BIPV?

 

BIPV MegaSlade Meyer BurgerAs principais tecnologias de células solares para BIPV são células fotovoltaicas de silício cristalino ( a tecnologia mais utilizado no mundo para fabricar painéis solares), silício amorfo (filme fino) e outras tecnologias de filme-fino, como as células solares orgânicas (OPV). A célula solar de silício cristalino é a tecnologia mais madura, embora tecnologias de filme-fino estão atraindo muita atenção devido ao seu caráter flexível, facilidade de integração e uma melhor resposta a luz difusa (luz difusa é quando não temos os raios do sol atingindo diretamente a superfpicie do painel solar).
As células solares orgânicas são uma tecnologia relativamente nova. No entanto, existem diversas vantagens da utilização de OPV devido ao fato de ser um material leve semi-transparente, que pode ser aplicado como revestimento em superfícies curvas e sobre o vidro para se substituir vidros de fachada de prédios por exemplo. Os painéis solares OPV podem ser feitos em várias cores ou mesmo em cor neutra. Ele também tem uma sensibilidade superior a baixa intensidade de luz e é menos dependente do ângulo de incidência da luz solar, o que a torna ideal para os aspectos, tais como integração de fachada.
 

Quais são as perspectivas para o mercado de BIPV no Brasil?

Filme Fino Organico OPV - BIPV

BIPV ainda é um nicho de mercado, mas arquitetos estão começando a procurar usar elementos BIPV com mais frequência na concepção de novos edifícios públicos e de escritórios. Novos projetos conceito de edifícios de “energia zero” ajudam a impulsionar a demanda por painéis solares BIPV. Hoje a única empresa no Brasil que pode fornecer módulos fotovoltaicos orgânicos e adaptá-los para BIPV é a CSEM em Belo Horizonte Minas Gerais. 

 


Exemplos de Sistemas Fotovoltaicos Integrados - BIPV

Projet BIPV, Gare de Perpignan, Southern France - Fonte Wikipedia
Sistema Fotovoltaico colorida fachada de prédio - BIPV

 
Meyer Burger MegaSlate Solardachsystem Umwelt_Aren
Façana Fotvoltaica MNACTEC - Fonte Wikipedia
BIPV

Meyer Burger HeadQuarters
Meyer Burger Thun - BIPV

Meyer Burger MegaSlade
Meyer Burger MegaSlade BIPV


CSEM
CSEM

CSEM
Painéis Solares Organicos - OPV - BIPV

CSEM
CSEM Painel Solar organico OPV - BIPV

 

Encontre o fornecedor de painel solar mais perto de você

O Portal Solar, 1° e maior portal de energia solar do Brasil, te ajuda a encontrar as melhores soluções no mercado. Simule as opções de financiamento e o custo de um sistema fotovoltaico, navegue na nossa loja e veja mais de 1000 geradores dos principais fornecedores no Brasil ou solicite um orçamento de uma empresa verificada!

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar

Fonte Fotos:
SolarPowerWorldOnline
G-Solar
Wikipedia