Ônibus Elétrico: como funciona, tipos e quanto custa
A modernização do transporte é um dos maiores desafios para um mundo mais sustentável. Os veículos automotivos respondem por quase 12% das emissões de gases do efeito estufa e são um dos principais responsáveis pela poluição sonora e do ar, causando danos à saúde e ao bem-estar das populações das cidades.
Uma estratégia essencial para solucionar esses problemas é eletrificar o transporte público, substituindo os ônibus movidos a diesel pelo ônibus elétrico.
Continue a leitura e saiba mais sobre o ônibus elétrico, que está inovando o mercado de transportes!
Como funciona o ônibus elétricos?
Da mesma forma que o carro elétrico, o ônibus elétrico utiliza um motor movido a eletricidade. Ele pode ser abastecido por uma bateria ou por meio de uma fonte externa, como um cabo aéreo.
Quais são os principais tipos de ônibus elétricos?
- Ônibus elétrico a bateria (BEV);
- Ônibus elétrico plug in (PHEV);
- Ônibus a célula de combustível (FCEV).
Ônibus elétrico a bateria (BEV)
O ônibus elétrico a bateria (BEV) é 100% elétrico, que utiliza a eletricidade armazenada na bateria para impulsionar o motor. O recarregamento é feito por uma tomada ou um plugue alimentado pela rede elétrica.
Ônibus elétrico plug in (PHEV)
O ônibus elétrico plug in (PHEV) combina o motor a combustão interna com um motor elétrico e baterias. Pode ser carregamento via freios regenerativos (kers), que capturam energia cinética e a transformam em eletricidade, e também por meio de um cabo alimentado por fonte externa.
Ônibus a célula de combustível (FCEV)
O ônibus a célula de combustível (FCEV) utiliza o gás hidrogênio como fonte de energia para produzir eletricidade e alimentar o motor elétrico.
No que se refere a ônibus totalmente eletrificados, os veículos podem ser divididos em:
- Trólebus;
- Midi a bateria;
- Convencional a bateria;
- Articulado a bateria.
Trólebus
Também conhecido como troleibus ou trólei, esse tipo de ônibus elétrico é alimentado por uma catenária de dois cabos superiores que fornecem energia elétrica por meio de duas hastes.
Midi a bateria
O ônibus elétrico midi a bateria (8 a 11 metros) é uma categoria de veículo com tamanho intermediário, entre o miniônibus e um ônibus convencional.
Convencional a bateria
O ônibus elétrico convencional a bateria (12 a 15 metros) é o tamanho mais comumente utilizado no transporte rodoviário. Possui apenas uma unidade rígida e conta com dois a quatro eixos.
Articulado a bateria
Articulado a bateria (acima de 18 metros) também é conhecido como ônibus-sanfona, apresenta um ou dois reboques (biarticulado) traseiros ligados por meio de uma articulação central. Esses veículos têm de três a quatro eixos e possuem pelo menos três portas.
Quanto custa um ônibus elétrico?
Conforme as principais fabricantes, o ônibus elétrico tem um custo que pode chegar a mais de três vezes o valor de um ônibus a diesel. A baterias representam até 50% do valor desse tipo de veículo.
Porém, o preço desse item caiu quase 90% na última década e tende a ficar ainda mais barato com o avanço da tecnologia. Além disso, veículos elétricos necessitam de menos manutenção e tem um custo de abastecimento menor do que ônibus tradicionais.
Como anda o mercado de ônibus elétricos?
Brasil
A grande maioria da frota total de ônibus elétricos do Brasil é do tipo trólebus (302). Nos últimos anos, algumas cidades têm introduzido planos de mobilidade elétrica e iniciativas como a construção de corredores exclusivos a circulação deste tipo de veículo.
Entre as principais cidades que contam com uma frota de ônibus elétrico estão:
- Bauru (SP);
- Brasília (DF);
- Campinas (SP);
- Maringá (PR);
- Santos (SP);
- Volta Redonda (RJ).
São Paulo (SP) conta com a maior frota de ônibus elétrico do Brasil. A Grande São Paulo, região metropolitana que agrega outros municípios, também conta com transporte público eletrificado em circulação.
América Latina
Em 2022, a América Latina conta com uma frota de 3.239 ônibus elétricos. Conforme dados da plataforma E-Bus Radar, esses veículos ajudam a evitar a emissão de 311 milhões de toneladas de gases do efeito estufa.
Confira os cinco maiores mercados da América Latina:
- Colômbia – 1.165 unidades;
- Chile – 849 unidades;
- México – 556 unidades;
- Brasil – 351 unidades;
- Equador – 106 unidades
Cidades da América Latina com maiores frotas de ônibus elétricos
- Bogotá (Colômbia): 1.061 unidades;
- Santiago (Chile): 806 unidades;
- Cidade do México (México): 493 unidades;
- São Paulo (Brasil): 96 unidades
Fabricantes de ônibus elétricos líderes na América Latina
- BYD: 1.114 unidades;
- Yutong: 339 unidades;
- Eletra: 274 unidades;
- Sunwin: 64 unidades
Mundo
Projeções da BloombergNEF indicam que ônibus elétricos devem responder por 67% da frota global em 2040 no setor de transporte público. A expectativa é que a frota atual, de pouco mais de 400 mil unidades, chegue a 645 mil em 2025.
Assim como ocorre em relação aos carros elétricos, o mercado mundial é liderado pela China e pela Europa. A Índia também conta com um mercado relevante. No continente europeu, os destaques são Alemanha, o Reino Unido e a França.
Aproveite para conhecer outro veículo que está revolucionando o transporte, assim como os ônibus elétricos: o caminhão elétrico.