Economia Sustentável: o que é e como praticar?
Um dos grandes desafios da humanidade é conseguir combinar o desenvolvimento econômico e científico com a preservação do meio ambiente. As mudanças climáticas e a degradação de biomas, em consequência de atividades de cultivo, indústria e expansão de centros urbanos, trazem a necessidade de repensar processos e práticas de forma a conservar recursos e reduzir impactos à natureza.
Um conceito que reúne iniciativas de reparação ambiental, uso consciente de recursos naturais, produção de energia por meio de fontes renováveis e o consumo consciente é a economia sustentável.
Esse conjunto de ações visa promover o uso inteligente dos recursos da natureza em favor do progresso, ao mesmo em tempo em que se preserva o meio ambiente e condições favoráveis de vida na Terra para futuras gerações.
A economia sustentável pode ser promovida e incentivada por políticas públicas e praticada pela iniciativa privada.
Importância da sustentabilidade
As mudanças climáticas provocadas pelas emissões de CO2 e outros gases do efeito estufa estão gerando perturbações generalizadas e perigosas na natureza, afetando as vidas de bilhões de pessoas em todo o mundo. Entre as consequências da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento estão o aumento de ondas de calor, secas e enchentes.
Esses fenômenos já estão ultrapassam o limite do tolerável para plantas e animais, levando a mortalidade em massa de espécies como árvores e corais. Além disso, as mudanças climáticas também trazem fome e insegurança hídrica para milhões de pessoas em todo o mundo.
Essa crise sem precedentes, decorrente da atividade humana, torna essencial o desenvolvimento de uma economia sustentável para garantir a preservação da vida na Terra no próximo século.
Para garantir o avanço dessa agenda, governos de todo mundo tem firmado compromissos de redução das emissões de gases do efeito estufa e de controle do desmatamento, entre outras ações. Empresas privadas e outras organizações também têm, por iniciativa própria, desenvolvido ações nesse sentido. Além de contribuir para a conservação ambiental, elas também saem na frente na transição para um novo modelo econômico.
Leia também: Sustentabilidade: o que é, tipos e benefícios
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Desafios
Os principais desafios para uma economia sustentável decorrem da realidade de que a difusão de novos métodos de produção, consumo e organização social que promovem o desenvolvimento em equilíbrio com a natureza depende, em grande parte, de decisões políticas e da evolução tecnológica.
Na esfera política, não é incomum que os tomadores de decisões temam os riscos de curto prazo que essa agenda pode oferecer. Impactos de primeiro momento no custo de vida e na estabilidade econômica e social de um país podem derrubar a popularidade de um político, por exemplo.
No campo tecnológico, algumas soluções que permitiriam a despoluição de setores estratégicos ainda são incipientes, criando lacunas na transição para um modelo econômico sustentável.
Porém, a urgência do combate às mudanças climáticas, o encarecimento de recursos poluentes, como o petróleo e o carvão, e o avanço mais rápido que o esperado de tecnologias como a geração solar fotovoltaica e baterias, tem tornado mais viável a aplicação dessas soluções.
Descarbonização
Além de iniciativas de reparação ambiental, como o uso de madeira de reflorestamento, de uso e consumo consciente de recursos, como a reciclagem, um eixo fundamental para uma economia sustentável é a descarbonização, isso é, a neutralização das emissões de CO2, o principal gás do efeito estufa.
Isso envolve iniciativas como a substituição da frota de veículos movidos por combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, por carros híbridos e elétricos, e o maior uso de fontes renováveis de energia, aposentado usinas térmicas poluentes.
Esses processos também são conhecidos como a eletrificação da economia. A utilização de eletricidade como principal forma de energia, algo necessário para a descarbonização global, tem como importante aliada a fonte solar fotovoltaica.
Nas últimas décadas, os custos de produção de energia solar tem despencado e o ganho de escala e o avanço tecnológico dessa indústria trazem a perspectiva de que essa fonte se torne uma das mais baratas do mundo nos próximos anos.
Além do preço, a energia solar tem como vantagem a versatilidade, permitindo a implementação de sistemas de pequeno porte próximo ao local de consumo e em lugares sem acesso a outras formas de energia.
Em combinação com sistemas de armazenamento com baterias, a energia solar promete ser a principal solução para o aumento de demanda energética e para a descarbonização do sistema elétrico, viabilizando o avanço da mobilidade elétrica e um mundo baseado em um modelo econômico sustentável.
Você ou sua empresa já pode integrar esse esforço. A legislação brasileira permite que casas, comércios, propriedades rurais e indústrias instalem painéis de energia solar fotovoltaica em telhados e terrenos, por meio do modelo de geração distribuída.
Esse segmento permite que você utilize uma fonte renovável de energia, ao mesmo tempo que economiza na conta de luz, compensando créditos de energia junto a distribuidora. Para praticar essa iniciativa de economia sustentável, procure a unidade do Portal Solar mais próxima e solicite um orçamento.
Leia também sobre o desenvolvimento sustentável