PUBLICIDADE

O Certificado do Painel Solar – Saiba O Que Você Esta Comprando

Entenda o que significa o selo do Inmetro e quais são as outras certificações que o seu painel deve ter para ele ser considerado um bom painel solar. Leia aqui tudo sobre os testes de painéis solares fotovoltaicos.

O Teste do Inmetro não atende os padrões de segurança e qualidade necessários.

 

Classificação dos Painéis Solares

Achamos necessário escrever este post por que queremos que vocês consumidores finais e empresas integradoras entendam o que o selo do Inmetro significa e porque vocês devem tomar cuidado quando forem comprar os seus painéis solares fotovoltaicos.

Quando falamos que os testes do Inmetro não atendem os padrões de segurança e qualidade necessários, queremos dizer que o teste é SIM bem feito por laboratórios competentes e com ótimos profissionais, porém, os requisitos estabelecidos pelo Inmetro não contemplam os testes necessários para garantir o desempenho e vida útil do seu painel solar. Na verdade, contemplam apenas o Flash-test. Flash-test é um teste feito com um simulador solar que mede a potência do Painel Solar.

 

O Portal Solar não aconselha você comprar painel solar que não contemple os padrões internacionais estabelecidos na IEC 61215.

Porque você não deve comprar um painel solar que tenha somente o selo do Inmetro? Pelo simples fato de que o teste exigido pelo Inmetro contempla apenas um dos 18 requisitos internacionais e se você comprar um painel que não cumpra esses 18 requisitos corre o sério risco de acabar com um painel que vai durar pouco e pode até causar um incêndio em casos mais graves.


Porque todos os painéis solares precisam também do selo do Inmetro?

O selo do Inmetro para os painéis solares foi estabelecido principalmente para garantir que exista uma empresa estabelecida no Brasil que seja legalmente responsável por este produto. Ou seja, se o seu painel solar apresentar algum defeito teremos alguém aqui no Brasil para falarmos. Para um painel solar ser legalmente comercializado no Brasil ele precisa do selo do Inmetro.

 

Então, o que significa se um painel solar passar no teste IEC 61215?

Passar no teste de qualificação do IEC 61215 significa que o produto atende aos requisitos considerados mundialmente como os necessários para um painel ter a durabilidade, desempenho e segurança necessária para ser comercializado em países como os da Europa, Japão, China, EUA e outros.

Os painéis que passaram no teste IEC 61215 possuem uma probabilidade muito maior de ter um bom desempenho e não apresentarem problemas precoces.

Em todos estes países mencionados acima, passar no IEC 61215 é o requisito mínimo necessário para ser comercializado.

 

Quais são os ensaios e testes que são feitos no IEC 61215 e para que eles servem?

1 - Inspeção Visual

O objetivo é detectar qualquer um dos "defeitos visuais", verificando o módulo em uma área bem iluminada (1000 lux).

2 - Determinação de potência máxima (Pmax)

Este é o único ensaio exigido pelo Inmetro dentre os 18 exigidos em outros países pela IEC. É tipicamente um parâmetro de desempenho. Deve ser realizado várias vezes, antes e depois dos vários testes que a IEC 61215 requisita; Pode ser realizado com um simulador solar (Flasher) ou ao ar livre.

3 - Resistência de isolamento

É um teste de segurança elétrica. O objetivo é determinar se o módulo fotovoltaico tem um isolamento elétrico suficiente entre a sua parte interna e o quadro de alumínio (ou o mundo exterior).

4 - Teste molhado de fuga de corrente.

É também um teste de segurança elétrica. O objetivo é avaliar o isolamento da placa fotovoltaica contra a entrada de umidade em condições de funcionamento “molhado” e o perigo de choque elétrico (chuva, neblina, orvalho, neve derretida, etc).

5 - Medição dos coeficientes de temperatura.

É um parâmetro de desempenho. Coeficientes de temperatura são parâmetros de desempenho frequentemente usados para simular os rendimentos de energia dos painéis solares em climas quentes, ou seja, em lugares como o Brasil.

6 - Medição da Temperatura Nominal de Funcionamento da Célula (NOCT)

É um parâmetro de desempenho. O NOCT de uma placa solar pode ser utilizado pelo projetista do sistema fotovoltaica, como um guia para a temperatura à qual um módulo vai funcionar no campo e, por consequência, é um parâmetro útil quando se compara o desempenho de diferentes modelos de painéis fotovoltaicos.

7 - Desempenho do painel solar na STC e NOCT

Determina como o painel solar se comporta nas STC (Condições padrões de teste) e NOCT  (Temperatura nominal de operação da célula solar), quando submetido a uma carga.

8 - Desempenho do painel solar em baixa irradiância.

Testa o comportamento do painel solar em condições de pouca luz.

9 - Teste de exposição ao ar livre.

É um teste de irradiância. O objetivo é uma avaliação preliminar da capacidade do painel solar para suportar a exposição ao ar livre. Este teste pode ser um indicador útil de possíveis problemas que não podem ser detectados pelos outros testes dentro do laboratório.

10 - Teste de resistência de Hot-Spot

É um teste térmico. O objetivo é determinar a capacidade do painel solar para suportar o aquecimento localizado causado por rachaduras nas células, falhas de interconexão, sombreamento parcial ou sujeira.

11 - Teste de resistência UV (Ultra Violeta)

É um teste de irradiância. O objetivo é identificar materiais que sejam susceptíveis a degradação por raios ultra-violeta (UV).

12 - Ensaio de ciclagem térmica (200 ciclos)

Este teste tem a finalidade de simular as tensões térmicas no interior dos materiais como resultado de mudanças abruptas de temperaturas extremas. Na maioria das vezes, as ligações entre as células que são soldadas são as que mais “sofrem” com este teste.

13 - Teste de Umidade & Congelamento

Testa o painel em um ciclo de aquecimento e congelamento de 85°C a -40°C com 85% de umidade relativa.

14 – Teste Damp-heat (1000 horas)

A finalidade é determinar a vida útil do painel solar. No Damp-heat test, o painel solar deve suportar a exposição a longo prazo a uma humidade de 85% e, numa temperatura de 85°C durante 1000 horas. O DH1000 é o mais "malvado" dos testes pois ele “reprova” de  40 a 50% dos painéis submetidos a este teste!

Obs: Sabe aquela garantia padrão de 25anos do painel fotovoltaico solar com uma perda de eficiência de no máximo 20%? O teste Damp-heat é uma das principais formas de validar esta garantia dos fabricantes.

15 - Robustez de teste terminações.

É um teste mecânico. O painel solar passa por um teste de stress mecânico que simula a montagem normal e manipulação do painel solar através de vários ciclos e níveis de resistência, flexão e torque.

16 - Teste de carga mecânica

Este teste de carga consiste em determinar a capacidade do painel solar para suportar o vento, neve, cargas estáticas, gelo, “pesos” em geral.

17 -  Teste de resistência contra Granizo.

Serve para verificar a resistência do painel solar ao Granizo. O equipamento de teste é um lançador capaz de impulsionar várias bolas de gelo de diferentes pesos e velocidades diferentes de modo a atingir o painel solar em 11 locais específicos de impacto. O maior granizo lançado no teste é de 75mm de diâmetro, com um peso de apx. 200g, que é atirado a uma velocidade apx. 145km/h no vidro do painel solar, que deve resistir ao impacto.

18 - Ensaio térmico diodo Bypass

É um teste térmico. O teste do diodo Bypass é um aspecto muito importante do projeto do módulo fotovoltaico. É crítico determinar o comportamento térmico do painel solar sob condições de Hot-Spot pois isso impacta diretamente no desempenho deste painel quando instalado em uma casa ou empresa.

 

Definição STC – Standard Testing Conditions (Condições padrões de teste)

STC corresponde a: 1000W/m2, 25°C de temperatura da célula, com uma referência solar de irradiância espectral chamado Massa de Ar 1,5 (AM1.5), conforme definido no IEC 60904-3. Ou seja, condições muito diferentes do que você vai ter na sua casa aqui no Brasil.

 

QUER SABER MAIS SOBRE O PAINEL SOLAR?

O Portal Solar é o maior site de energia solar do Brasil, a nossa missão é lhe fornecer informações para que você consiga comprar um sistema fotovoltaica e produzir a sua própria energia com a luz do Sol. Para saber mais informações sobre o painel solar visite a nossa seção no link abaixo:

PAINEL SOLAR


Receba orçamentos grátis de painel solar

O Portal Solar possui a maior rede de empresas parceiras instadoras de painel solar fotovoltaico do Brasil! São milhares de empresas verificadas prontas para te atender, encontre o fornecedor mais perto e solicite um orçamento sem compromisso:

Financiamento Para Energia Solar BV   Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar   Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar