Tesla completa oferta de equipamentos para setor solar
Empresa lança inversor que converte corrente contínua em corrente alternada para consumo doméstico e gerenciamento do sistema de energia fotovoltaica


A Tesla, empresa automotiva e de armazenamento de energia norte americana, acaba de lançar um inversor que converte a corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC) para consumo doméstico. Chamado de Tesla Solar Inverter, o equipamento possui conectividade via wi-fi, cabo ou SIMcard, e uma vez instalado permite que o usuário utilize um aplicativo para gerenciar seu sistema de energia solar e monitorar o consumo. São dois modelos disponíveis, de 3,8 kW e 7,6 kW.
Por meio esse inversor, a empresa completa a oferta no setor de energia solar. O equipamento, junto com os painéis Solarglass Roof e a bateria Powerwall, compõem a solução da empresa para energia limpa.
O inversor é “empilhável”, ou seja, um usuário pode adicionar quantos deles forem necessários para atender à saída do seu painel solar. O equipamento ainda tem quatro rastreadores de ponto de potência máxima (MPPT), permitindo que conecte até quatro cadeias de painéis solares separadas e independentes. Esse recurso é útil quando os painéis solares estão instalados em locais diferentes de telhado.
O valor do equipamento ainda não foi divulgado pela empresa, mas o inversor solar já está disponível em pré-encomenda no site da companhia. A garantia do Tesla Solar Inverter é de 12 anos e seis meses, ou seja, o inversor tem garantia de exatamente metade da vida útil geral do sistema de painel solar.
O Solar Roof complementa a arquitetura da casa e, simultaneamente, transforma a luz solar em eletricidade. Com uma bateria Powerwall integrada, a energia recolhida durante o dia é armazenada e pode ser utilizada a qualquer altura, tornando a sua casa num serviço pessoal.
Elon Musk anunciou também recentemente as vendas e instalações do Solar Glass Roof 3.0, nova versão das telhas de vidro da Tesla que coletam e armazenam energia solar. Como explicou Musk em uma sessão de perguntas e respostas, o novo modelo é mais barato e tem uma instalação mais fácil e rápida que as versões anteriores.
O Solar Glass Roof foi desenhado para que seja confundido com uma telha normal, mas que coleta e armazena energia solar. A primeira versão do produto foi apresentada em 2016, logo após a Tesla comprar a Solar City Corporation por US$ 2,6 bilhões.
No entanto, durante três anos, desde que começou a comercializar as telhas solares, a Tesla enfrentou atrasos nos lançamentos e, com isso, um baixo número de vendas. Já a segunda versão do Solar Glass Roof era muito cara de ser produzida e, por esse motivo, foi descontinuada.
Musk promete que o Solar Glass Roof 3.0 tenha uma instalação de até 8 horas e com valor de venda parecido com o da instalação de um telhado convencional. As telhas de vidro serão fabricadas pela Tesla, na Gigafactory 2, que fica em Buffalo, Estados Unidos.
Já a bateria solar da Tesla é considerada um sistema de armazenamento multiuso, com capacidade de armazenamento de médio prazo (1 a 10 horas). O equipamento se tornou uma promessa de revolução no mercado de geração distribuída fotovoltaica e promete ser o carro chefe para dos sistemas de armazenamento residenciais.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

