Painéis solares de alto desempenho, tecnologia Meyer Burger na fachada do prédio da Swiss Krono
A Meyer Burger forneceu módulos fotovoltaicos de última geração para a fachada do novo edifício de escritórios da SWISS KRONO


Atendendo aos requisitos máximos em matéria de eficiência energética e estética, a Meyer Burger forneceu módulos fotovoltaicos de última geração para a fachada do novo edifício de escritórios da SWISS KRONO. Os módulos de alto desempenho combinam a tecnologia líder mundial de revestimento células, MB PERC com a tecnologia inovadora de interconexão de células SmartWire Connection, além de serem produzidos com vidro dos dois lados (Glass-Glass Technology). Os painéis foram desenvolvidos e produzidos no centro de desenvolvimento tecnológico do Grupo Meyer Burger em Thun (Suíça).
A tecnologia PERC, desenvolvida pela da Meyer Burger, é uma tecnologia de revestimento para células de Silício Cristalino que aumenta consideravelmente a eficiência delas. No caso de células de Silício Mono-Cristalino a eficiências chega a passar de 20%. O recorde da SolarWorld, umas das grandes fabricantes mundiais de painel solar, é de 22,13% para células MB PERC. Para se fabricar células fotovoltaicas PERC (Passivated Emitter Rear Cell) é necessário fazer um upgrade na linha de produção adicionando-se algumas etapas a mais no processo.
A SWCT( SmartWire Connection Technology ) é uma tecnologia nova utilizada para interconectar as células fotovoltaicas durante o processo de fabricação do painel solar. As células são ligadas através de um rede de fios de cobre dopados com índio, ao invés dos convencionais 4 ou 5 Busbar (Barramentos). Esse tipo de interconexão não só reduz o custo de fabricação do painel solar, reduzindo em até 80% a quantidade de pasta de prata utilizada na célula fotovoltaica, como aumenta a eficiência do painel solar e também a vida útil dele reduzindo drasticamente as microfissuras na célula que vão aparecendo com o tempo.
No total foram usados 406 painéis solares em 23 formatos diferentes, integrados nos quatro lados do prédio, totalizando 103kWp. Toda a produção de energia da fachada do prédio é consumida localmente. A aplicação de painéis solares na fachada de prédios é conhecida como BIPVe vem cada vez mais sendo usada no mundo todo.
Os painéis neste caso são fabricados com vidros dos 2 lados permitindo que a luz passe entre as células. Eles foram instalados principalmente nos cantos do prédio e na altura do piso de cada andar assim permitindo o uso de janelas tradicionais. O resultado não é só a geração de energia renovável integrada ao edifício como parte da fachada mas também a estética do prédio como um todo:

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

