Primeira usina híbrida de biogás e fotovoltaica de grande porte do país abastece 12 empresas no Paraná
Em operação desde outubro de 2020, planta localizada em Ouro Verde do Oeste está em fase de teste no repasse da energia, por meio da venda para uma cooperativa parceira que realiza a distribuição


A EnerDinBo, primeira usina híbrida de biogás e geração fotovoltaica em grande escala do país, está abastecendo 12 empresas na região oeste do Paraná. Em operação desde outubro, a planta localizada em Ouro Verde do Oeste está em fase de teste no repasse da energia, por meio da venda para uma cooperativa parceira que realiza a distribuição.
“A energia chega por meio da rede de distribuição da Copel. A usina está ligada à rede da companhia e as empresas também, portanto, para distribuição utilizamos a mesma rede já existente”, explica o coordenador da cooperativa, Sérgio Ferreira de Lima.
O projeto faz o uso de dois tipos de captação de energia: por geradores solares fotovoltaicas e por biogás produzido a partir de dejetos de suínos de 40 propriedades da região e que, até então, não tinham destinação adequada. Dessa forma, a usina transforma um passivo ambiental em energia limpa e renovável.
O empresário da Dinamica Merchandising, Gilberto Lorenzi, recentemente passou a usufruir da energia da usina durante esse período probatório. “O empresário tem como um de seus papéis ajudar a natureza. Temos tantas fontes de energia limpa, sendo assim, não precisamos degradar a natureza para realizar as nossas operações.”
“É o nosso momento de fazer algo. Para quem entende que preservar a natureza é importante, esta é a grande oportunidade. Convido que mais empresários possam conhecer esse projeto e deixem o seu legado para as suas gerações futuras”, declarou Lorenzi.
A estimativa é de que o uso da energia híbrida possibilite o abatimento de uma conta de luz ao ano. Quem aderir à cooperativa não terá custo para que esse desconto seja efetuado. Só os dejetos de suínos são capazes de gerar hoje 1 megawatt/hora, o que é suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências. A intenção é ampliar a produção para 2,5 megawatt/hora, para alcançar o equivalente a 6 mil residências.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

