Pesquisadores japoneses aceleram produção de hidrogênio a partir da energia solar
Equipe de cientistas conseguiu aumentar em 100 vezes a eficiência na manufatura do insumo


Pesquisadores no Japão anunciaram uma grande conquista em relação ao hidrogênio verde na busca por melhorar os processos de produção. Por meio da energia solar, a equipe conseguiu aumentar em 100 vezes a eficiência da manufatura do insumo, conforme estudo publicado em fevereiro na revista Nature.
Para disparar essa eficiência, a equipe da Universidade Shinshu, em Nagano, desenvolveu um método em duas etapas que envolvem um semicondutor em pó, um catalisador à base de platina e uma solução de metanol. "A aceleração do processo de produção desse hidrogênio a partir da energia solar me deixou muito animado", disse o engenheiro químico Takashi Hisatomi, um dos autores do estudo. A novidade ainda não está pronta para uso em grande escala e precisa ser aprimorada em laboratório.
O Japão é o país que mais aposta no hidrogênio como fonte de energia, dispondo de uma rede de 135 postos de abastecimento para veículos com células a combustível. O governo japonês anunciou que, até 2030, quer que a geração de energia a partir de hidrogênio seja superior à de 30 usinas nucleares.
Como forma de apoiar a iniciativa, o setor privado no país lançou recentemente a Associação de Hidrogênio do Japão, que inclui mais de 80 empresas, como Toyota, Kawasaki Heavy Industries, Kobe Steel, Sumitomo Mitsui Financial Group, The Kansai Electric Power Company, Toshiba Corporation, Mitsui & Co, Eneos e Iwatani.
O potencial das células a combustível de hidrogênio é gigantesco para muitas áreas. Esse combustível limpo pode movimentar uma motocicleta ou um navio, além de poder atender a demanda de fábricas ou de cidades inteiras.
No sentido da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, a produção de hidrogênio verde ocorre a partir de energia renovável, em um processo no qual não haja a emissão de carbono. Diferente dos combustíveis fósseis, o aproveitamento energético do hidrogênio raramente se dá por sua combustão, mas sim por meio de uma transformação eletroquímica, realizada em células conhecidas como células a combustível.
Confira mais notícias de energia solar.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

