IEA: Capacidade de hidrogênio de baixo carbono dobrou nos últimos 5 anos
Produção global, porém, ainda é quase que totalmente realizada a partir de fontes fósseis e está distante das metas de descarbonização


Necessário para produzir o hidrogênio através da energia elétrica e processos de baixo carbono, a capacidade global de eletrolisadores dobrou nos últimos cinco anos e deve atingir 300 MW ao final de 2021, aponta novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).
Porém, o levantamento indica que a demanda global de hidrogênio, que chegou a 90 milhões de toneladas em 2020, foi produzida quase que exclusivamente a partir de fontes fósseis, resultando em quase 900 milhões de toneladas em emissões de CO2. Praticamente todo esse fornecimento foi destinada para aplicações industriais e refino.
Cerca de 350 projetos em desenvolvimento podem elevar a capacidade global de eletrolisadores para 54 GW em 2030. Outros 40 empreendimentos, respondendo por mais de 35 GW de capacidade, estão em estágio inicial.
Se todos esses planos forem concluídos, o fornecimento global de hidrogênio oriundo de eletrolisadores pode chegar a mais de 8 milhões de toneladas até 2030. Embora significativo, o número ainda está bem abaixo das 80 milhões de toneladas necessárias para chegar alinhado com as metas de descarbonização até 2050.
Países
A Europa lidera a capacidade instalada global de eletrolisadores, com 40%. Baseado nos planos divulgados, a Austrália poderá acompanhar a Europa em alguns anos; América latina e Oriente Médio também devem desenvolver grandes projetos, especialmente para exportação.
A IEA assinala que a China teve uma largada lenta no setor, mas o número de anúncios de investimentos está crescendo rápido. Já os Estados Unidos está elevando suas ambições, com recentes anúncios para aceleração do desenvolvimento da tecnologia.
Em 2019, apenas França, Japão e Coreia do Sul tinha estratégias voltadas para o uso de hidrogênio. Atualmente, 17 governos nacionais divulgaram planos e mais 20 trabalham no desenvolvimento de programas para o setor. Além disso, um grande número de companhias privadas estão buscando oportunidades de negócios com a tecnologia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

