Enegix Energy assina memorando com governo do Ceará para construir maior planta de hidrogênio verde do mundo
Projeto, batizado de Base One, produzirá mais de 600 milhões de quilos de combustível por ano e será abastecido por 3.4 gigawatts (GW) de energia renovável


A Enegix Energy anunciou que construirá a maior planta de hidrogênio verde do mundo no Ceará, após assinar um memorando de entendimento com o governo do estado. De acordo com a companhia, o projeto, batizado de Base One, produzirá mais de 600 milhões de quilos de combustível solar por ano e será abastecido por 3.4 gigawatts (GW) de energia renovável. O investimento previsto é de US$ 5,4 bilhões.
O memorando foi assinado em 19 de fevereiro com o governador Camilo Santana. A Enegix avalia que o Ceará oferece uma localização estratégica para a produção de hidrogênio verde em função do acesso direto aos principais mercados do mundo via rota marítima. A planta será construída no Porto de Pecém, que fornecerá a infraestrutura e o acesso a quantidade de água necessária para realizar o processo de eletrólise para separação do hidrogênio.
Conforme a Enegix, a unidade será completamente abastecida por fontes renováveis, com zero remissões, e aproveitará o potencial do Ceará em geração solar e eólica, permitindo a expansão da Base One para acima de 100 GW, de forma a atender a demanda global.
“Nossa parceria com o governo do Ceará é uma marca histórica para a companhia. A Base One tornará o estado em um dos principais exportadores de hidrogênio e estabelecerá a Enegix como uma produtora global de energia renovável”, declarou o CEO da empresa, Wesley Cooke.
“Por meio dessa parceria, queremos criar um novo modelo de energia sustentável e reduzir a dependência de fontes com alto fator de emissão de carbono, como o diesel”, detalhou o executivo. A Enegix estima que o projeto criará milhares de postos de trabalho durante a constrição, além de empregos fixos para o gerenciamento e operação da planta, impactando positivamente a comunidade local e o estado.
A expectativa é que o projeto levará de 3 a 4 anos para ser concluído. A Enegix afirma ter assinado um memorando de entendimento com uma firma de engenharia internacional e uma consultoria técnica para desenvolver um estudo de viabilidade e em breve iniciará o processo de obtenção de licenças ambientais. Atualmente, a companhia está buscando parcerias com investidores.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

