Endesa planeja 23 projetos de hidrogênio verde abastecidos com 2 GW de energia solar e eólica na Espanha
Companhia, que pertence a Enel, afirmou que apresentou o plano ao governo espanhol para desenvolver eletrolisadores com capacidade total de 340 MW


A Endesa anunciou planos para 23 projetos de hidrogênio verde que serão abastecidos por 2 GW de capacidade solar e eólica na Espanha. A companhia, que pertence a Enel, afirmou que apresentou o plano ao governo espanhol para desenvolver eletrolisadores com capacidade total de 340 MW. A proposta consiste em um investimento de mais de 2,9 bilhões de euros e resultará na produção de 26 mil toneladas de hidrogênio verde por ano.
Dos oito eletrolisadores com construção planejada na parte continental do país, quatro serão energizados por sistemas fotovoltaicos, três por geração eólica e um por sistema híbrido das duas fontes. Os empreendimentos deverão criar 620 empregos durante a construção e 320 na operação e manutenção, ao longo dos próximos 20 anos.
Um dos projetos mais avançados está sendo desenvolvido na cidade de La Coruña e contará com um eletrolisador de 100 MW abastecido por seis fazendas solares com uma capacidade combinada de 611 MW. Outra instalação ficará em Huelva, no sul do país, e terá um eletrolisador de 100 MW alimentado por 430 MW de energia solar fotovoltaica.
O diretor de geração da Endesa, Rafael Gonzáles, declarou que a companhia quer mostrar compromisso com o hidrogênio verde como um fator chave na transição energética e na descarbonização da economia. “Esses são objetivos que temos trabalhado por anos e que marcam nossa estratégia de substituição progressiva da geração térmica por fontes renováveis.”
Além das instalações na região continental da Espanha, a Endesa pretende desenvolver projetos nas Ilhas Canários e nas Baleares que somarão 25 MW de eletrolisadores em conjunto com 59.5 MW de capacidade renovável, cuja maior parte será solar.
Após o governo espanhol aprovar no ano passado uma meta de 4 GW de capacidade instalada de eletrolisadores até 2030, as companhias de energia do país passaram a anunciar expansões nesse setor. Em setembro, a Iberdrola divulgou planos de formar uma nova unidade de negócios focada em hidrogênio que utilizará 100% de energia verde, enquanto a Naturgy e Enagás juntaram forças para desenvolver uma planta de hidrogênio verde e um projeto fotovoltaico de 400 MW.
Uma pesquisa recente da IHS Markit aponta que os custos de produção de hidrogênio verde caíram 40% desde 2015, graças ao barateamento da geração renovável e de equipamentos de eletrolises. A empresa de pesquisa prevê que o investimento global anual no setor irá ultrapassar US$ 1 bilhão até 2023, conforme os governos do mundo aumento o apoio à tecnologia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

