Eletrobras, Siemens Energy e Cepel assinam memorando para estudos sobre desenvolvimento de hidrogênio verde no Brasil
Intenção é obter domínio do ciclo tecnológico completo do insumo, desde a produção até o consumo, em dimensão de uma planta de produção piloto escalável


A Eletrobras, a Siemens Energy e o Cepel anunciaram a assinatura de um memorando que estabelece a realização conjunta de estudos para obtenção do domínio do ciclo tecnológico completo do hidrogênio verde no Brasil, desde sua produção até o consumo, em dimensão de uma planta de produção piloto escalável, que permitirá expansões futuras e atividades complementares.
Conforme comunicado divulgado pela estatal brasileira, as empresas envolvidas poderão avançar a partir dos resultados dos estudos para a implantação de uma usina de produção do combustível em escala comercial.
“A Eletrobras tem o crescimento de forma sustentável entre suas diretrizes estratégicas e, neste sentido, tem interesse em avaliar as variáveis críticas para o domínio do ciclo tecnológico do hidrogênio verde”, assinalou a empresa.
“O Cepel, braço tecnológico da Eletrobras, estuda a produção de hidrogênio através do processo de eletrólise há duas décadas e vem atuando nos aprofundamentos de pesquisas para avanços práticos no domínio deste modelo de negócio.”
Ainda de acordo com o comunicado, nos anos últimos dez anos, a Siemens Energy tem desenvolvido eletrolisadores baseados na tecnologia PEM (sigla para membrana de troca de prótons, em inglês), tecnologia para a produção de hidrogênio verde. Há três anos foi lançado do eletrolisador Silyzer 300, da ordem de 17 MW.
“A Eletrobras tem interesse na avaliação do ingresso no setor comercial adjacente de produção de hidrogênio. Para tanto, pretende desenvolver e implantar um projeto para a utilização de hidrogênio verde no Brasil, que deverá contribuir para a avaliação deste novo campo potencial de negócios, proporcionando condições e conhecimentos para a inserção da Eletrobras no domínio do ciclo tecnológico do hidrogênio verde”, afirma o diretor de transmissão da Eletrobras, Marcio Szechtman.
“Globalmente, a Siemens Energy é uma fornecedora líder de sistemas, soluções e serviços relacionados à descarbonização. Tendo no Brasil seu hub de hidrogênio verde para a América Latina, apoiar a Eletrobras tecnologicamente nesse projeto inovador é profundamente estratégico,” afirmou o diretor de novos negócios em energia para a América Latina na Siemens Energy, Andreas Eisfelder.
“Com a Eletrobras e o Cepel, temos dois parceiros ideais para desenvolver a integração da nossa tecnologia dentro do marco regulatório brasileiro, preparando soluções aplicáveis para o mercado nacional”, acrescentou Eisfelder.
O diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, espera que esta atuação conjunta contribua para que o Brasil se afirme como um grande produtor mundial de hidrogênio verde e para a descarbonização do setor elétrico de uma forma geral.
“Potencial para isso nós temos, à medida que o combustível é produzido a partir da eletrólise da água mediante a utilização de energia elétrica obtida de fontes renováveis, como hidráulica, solar e eólica”, avalia Guerreiro.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

