Brasil lidera anúncios de projetos de hidrogênio no 1° trimestre, diz Wood

Consultoria Wood Mackenzie aponta crescimento de investimentos no País para o desenvolvimento da tecnologia desde o final de 2019

WOOD MACKENZIE
Reprodução.

O Brasil liderou o volume de anúncios de projetos de produção para hidrogênio de baixo carbono no primeiro trimestre de 2021, totalizando 0,6 milhões de toneladas/ano, aponta estudo global da Wood Mackenzie. A pesquisa registrou 55 anúncios em todo o mundo no período, somando produção 2.4 milhões de toneladas/ano, o maior número já apurado pela consultoria.

Além do Brasil, Austrália, Suécia, Holanda e França compõe as cinco primeiras posições no período. Conforme o documento, anúncios de projetos de hidrogênio verde, que utiliza eletrolisadores abastecidos apenas por e utiliza eletrolisadores abastecidos apenas por fontes renováveis de energia, totalizaram 11,4 GW e o pipeline acumulado chegou fontes renováveis de energia, totalizaram 11,4 GW e o pipeline acumulado chegou a 61,4 GW.

Leia maisNeoenergia estuda produção de hidrogênio verde em Pernambuco

O setor líder no trimestre foi a indústria siderúrgica, com 6 projetos totalizando 0,62 toneladas/ano. A indústria de amônia ficou em segundo, com 4 projetos e 0,57 toneladas/ano. A Wood Mackenzie avalia que o pipeline até 2025 é muito diverso para apontar qual setor irá prevalecer. Ainda de acordo com o estudo, anúncios feitos desde o quarto trimestre de 2019 constituem 87% de todos os futuros projetos conhecidos.

O hidrogênio é considerado um vetor energético que, combinado a outras soluções, tem potencial para contribuir globalmente para uma matriz energética descarbonizada. Além do hidrogênio verde, outras formas de produção de baixo carbono do combustível incluem a energia nuclear (hidrogênio rosa) e o gás natural com captura de carbono (hidrogênio azul).

Em maio, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) determinou a realização de estudos para a construção das políticas para o chamado Programa Nacional do Hidrogênio, com o prazo de 60 dias para apresentar as primeiras propostas.

Em abril, a Enegix Energy anunciou que construirá a maior planta de hidrogênio verde do mundo no Ceará, após assinar um memorando de entendimento com o governo do estado. De acordo com a companhia, o projeto, batizado de Base One, produzirá mais de 600 milhões de quilos de combustível solar por ano e será abastecido por 3.4 gigawatts (GW) de energia renovável. O investimento previsto é de US$ 5,4 bilhões.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura

A ESTRUTURA VITAL DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES - COG
Tecnologia

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG

A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.

29/10/20255 min de leitura