Volvo encerrará produção de veículos a diesel em 2024
Montadora tem meta de fabricar apenas automóveis elétricos a partir de 2030


A Volvo anunciou que encerrará a produção de veículos movidos a diesel em 2024. O compromisso foi assinado na última terça-feira, durante a Semana do Clima de Nova Iorque. A companhia planeja fabricar apenas automóveis elétricos a partir de 2030 e tornar-se neutra em emissões de carbono em 2040.
Conforme comunicado divulgado pela empresa, a decisão ilustra quão rapidamente a indústria automotiva e a demanda consumidora estão mudando frente a crise climática global. “O trem de força elétrico é o nosso futuro e uma tecnologia superior aos motores a combustão”, declarou o CEO da Volvo Cars, Jim Rowan.
“Nós estamos totalmente focados em criar um amplo portfólio de veículos elétricos premium que possam entregar aos nossos clientes tudo que eles esperam de um Volvo. Essa também é uma parte fundamental de nossa resposta às mudanças climáticas”, acrescentou o executivo.
Em 2022, a Volvo decidiu abandonar o desenvolvimento de novos motores a combustão. A empresa foi uma das signatárias da Declaração de Veículos de Emissão Zero, firmada na COP26 em Glasgow, Escócia, em 2021. O pacto prevê que carros sejam fabricados apenas com tecnologias livre de emissões até 2040.
Elétricos superam carros a diesel na Europa
A participação de carros elétricos a bateria (BEV) no mercado europeu cresceu de 10,7% para 15,1% em junho, superando pela primeira vez a fatia de veículos movidos a diesel, mostram dados da associação de fabricantes automotivos do continente (ACEA). O levantamento indica que híbridos elétricos (HEV) seguiram com a segunda colocação, atrás apenas de carros movidos a gasolina.
Leia mais: Conheça os carregadores de veículo elétrico disponíveis no mercado brasileiro
Em junho, novos registros de BEVs na União Europeia avançaram 66,2%, atingindo 158 mil unidades, levando esse tipo de veículo para a terceira colocação em market share. Já os HEVs apresentaram um incremento de 32,4% no mês, capturando quase 25% do mercado.
Já as vendas de híbridos plug-in (PHEV) apresentaram retomada, com os registros no bloco aumentando em 13,4%. A participação de mercado desse perfil de veículo é de 7,9%. Em relação aos automóveis movidos a gasolina e a diesel, houve perda de market share de 38,5% para 36,3% e 17,4% para 13,4%, respectivamente.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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