Volkswagen lança modelos elétricos da família ID. na América Latina

Conforme a montadora, as primeiras unidades dos veículos desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina

VOLKSWAGEN LANÇA MODELOS ELÉTRICOS DA FAMÍLIA ID. NA AMÉRICA LATINA
Foto: Divulgação/VW

A Volkswagen lançou na América Latina os modelos 100% elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, que já são comercializados em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. Conforme a montadora, as primeiras unidades dos veículos desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina.

A empresa indica que um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima e a autonomia pode variar de 330 km a 550 km. Um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, os modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região.

"Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável", afirmou o CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil.

O passo seguinte foi em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.

Mercado em crescimento

O mercado de veículos eletrificados no Brasil registrou recorde de vendas no primeiro semestre de 2021. Os 13.899 eletrificados emplacados no período representam 1,4% do total de 1.006.685 veículos comercializados no mercado interno entre janeiro e junho, segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores-Fenabrave.

Até o primeiro semestre de 2021, junho tinha sido o melhor mês da série histórica da Associação Brasileira do veículo Elétrico (ABVE), com 3.507 emplacamentos, superando o resultado de maio (3.102), e 2% de participação no mercado (total de 169.589 unidades, segundo a Fenabrave).

Essa participação, porém, já foi superada pelas vendas de julho, que chegaram a um market share de 2,2%.

Os veículos eletrificados incluem automóveis + comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos 100% a bateria (BEV). Excluem ônibus, caminhões e elétricos levíssimos.

Os 13.899 veículos emplacados no primeiro semestre indicam que a meta inicial da ABVE de 28 mil eletrificados até o final do ano será superada. As vendas deverão passar de 30 mil veículos, o que significa aumento superior a 50% sobre os 19.745 de 2020 – que, por sua vez, já tinham sido 66% superiores aos 11.861 de 2019.

A frota total de eletrificados em circulação no Brasil chegou a 56.168 veículos (2012 a junho de 2021).

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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