Vendas de veículos eletrificados cresce mais que o triplo no primeiro semestre de 2020

Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) destaca que maioria dos associados moram em casas que têm energia solar, sem gasto para carregamento

VENDAS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS CRESCE MAIS QUE O TRIPLO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020
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No Brasil, o interesse por carros elétricos cresce acompanhando a tendência mundial como alternativa ao uso de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o total de vendas de veículos eletrificados no primeiro semestre de 2020 foi mais que o triplo do observado no mesmo período de 2019, com aumento de 221% (de 2.356 unidades vendidas para 7.568), mesmo com os efeitos da pandemia do coronavírus.

Na contramão desse crescimento, as vendas de veículos movidos a combustíveis fósseis tiveram queda de 50,5% na produção e de 38,2% nas vendas no primeiro semestre de 2020 – em relação ao mesmo período de 2019.Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O presidente da Associação Brasileira dos proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) destaca que, além da economia de combustível, já que o carro elétrico gasta R$ 0,08 de km rodados de energia elétrica, enquanto o carro a combustão, certa de R$ 0,45, os benefícios vão além. 

“Muitos dos associados da Abravei moram em casas que têm energia solar. Então, ao chegar em casa, colocam o carro para carregar e em cerca de 8 horas ele está totalmente carregado sem nenhum gasto com energia. Isso é fantástico”, ressalta o presidente da associação. 

Hoje, o valor médio de um carro elétrico é de R5 150 mil. Ele explica que no Brasil já existem 15 modelos diferentes de veículos e três tipos de veículos eletrificados: veículos elétricos plug-in, recarregáveis na tomada; híbridos, que funcionam a combustão e de forma elétrica; e, por último, o não plug-in, que são aqueles totalmente elétricos e funcionam por meio de uma bateria.

Para carregar esses veículos, o Brasil conta com 300 eletropostos, que estão espalhados em shoppings, supermercados, centros comerciais etc. Markiewicz destaca que o carregamento é muito rápido. “Você resolve suas coisas nos estabelecimentos, e em 40 minutos tem 60% da sua bateria carregada, por exemplo”, conta.

O carro também tem baixa manutenção. “Esse veículo não dá problema, não tem óleo, correia, água. Até o momento, eu só troquei o fio do ar condicionado”, diz. Já em relação a baterias, ao custo ainda é alto, mas a garantia geralmente é de 8 anos e dura cerca de 12 anos. Além disso, quando descartada, ela tem mais 20 anos de vida útil e pode ser reciclada.

Na cidade de São Paulo, mesmo em dias de rodízio, os veículos elétricos têm livre circulação. Já no Distrito Federal, o decreto Nº 39272 de 2018 afirma que, para estacionamentos e garagens privados com mais de 200 vagas, deve ser reservado 0,5% do total de vagas com ponto de recarga exclusivo para automóveis elétricos.

Uma das maiores reclamações dos consumidores é a falta de pontos de parada para carregamento de carro elétrico na estrada e ainda não há iniciativas do governo federal em relação a redução de impostos.

“O mercado está olhando para este segmento que está em evolução e o Brasil não pode perder essa oportunidade. Temos que acompanhar a evolução”, avalia o presidente da Abravei.

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