Vendas de veículos elétricos devem superar de carros à combustão pela primeira vez em 2047

Segundo pesquisa da Wood Mackenzie, comercialização desses automóveis devem ultrapassar 7 milhões por ano na China, Europa e Estados Unidos nos próximos quatro anos

VENDAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DEVEM SUPERAR DE CARROS À COMBUSTÃO PELA PRIMEIRA VEZ EM 2047
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As vendas de veículos elétricos devem atingir 62 milhões de unidades por ano em 2050, com a frota global totalizando 700 milhões, estima nova pesquisa da consultoria Wood Mackenzie. O levantamento aponta que em 2047 as vendas combinadas de veículos de bateria elétrica, híbridos e de célula de combustível irão superar as aquisições de veículos leves à combustão pela primeira vez.

As vendas de carros elétricos devem ultrapassar 7 milhões por ano somando os números da China, Europa e Estados Unidos em 2025. Custos reduzidos deverão impulsionar a comercialização e dobrar os números da tecnologia para 15 milhões por ano na soma das três regiões em 2030. Todas as vendas de automóveis na Europa (86%), China (81%) e América do Norte (78%) serão predominantemente de elétricos em 2050, diz a Wood Mackenzie.

“Em 2020, a vendas globais de veículos elétricos cresceram 38%, apesar de um declínio de 20% no setor de automóveis como um todo. Restrições de emissões na Europa ocidental foram bem sucedidas em dobrar a adoção deste tipo de transporte, apesar da pandemia de COVID-19. Isso fornece um exemplo para outros países e regiões com metas semelhantes de impulsionar as vendas de veículos elétricos”, disse o analista da Wood Mackenzie, Ram Chandrasekaran.

A consultoria destaca que as principais fabricantes automotivas da atualidade, Volkswagen, Tesla, General Motors, Fiat-Peugeot, Renault-Nissan e Hyundai, continuarão respondendo por uma grande parcela desse futuro mercado de veículos elétricos.

“A maioria das empresas estão alguns anos atrás da Tesla em termos de tecnologia e eficiência. Porém, elas podem superar rapidamente essa companhia em termos de capacidade de fabricação e qualidade”, assinalou Chandrasekaran.

Liderada por ônibus elétricos e caminhões leves, é esperado que as vendas de veículos elétricos comerciais superem 3 milhões anuais em 2025 e triplique para quase 9 milhões em 2030. O setor deve atingir 6,4 milhões anuais em 2050, enquanto a frota global chegará a 54 milhões.

A pesquisa ainda mostra que os carregadores residenciais serão a principal forma de abastecimento dos veículos elétricos, respondendo por 88% dos 416 milhões terminais do mundo em 2050.

“Apesar desse cenário de crescimento dos veículos elétricos, a demanda global de veículos leves por combustíveis fósseis deverá ser reduzida em apenas 24% nos próximos 30 anos. A lenta erosão da frota de motores por combustão e uma demanda crescente de economias emergentes são as principais razões para essa queda letárgica”, explicou Chandrasekaran.

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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