Veículos plug-in representam 50% das vendas de elétricos em maio
A opção menos poluente de carros eletrificados acumulou 3.207 emplacamentos no mês


Veículos elétricos plug-in representaram metade das vendas de eletrificados no Brasil em maio, mostram dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse tipo de automóvel (PHEV e BEV) utiliza carregadores externos para abastecer o motor. Das 6.435 unidades vendidas no mês, 50,2% foram híbridos HEV (3.228) e 49,8% foram elétricos plug-in PHEV ou BEV (3.207).
No acumulado de janeiro a maio deste ano, do total de 26.014 eletrificados, os percentuais tiveram pequena variação: 52,8% foram veículos híbridos não plug-in (13.745) e 47,2% foram elétricos plug-in (12.269).
Uma comparação com o mesmo período de 2022 mostra como o mercado de eletrificados está se modificando no Brasil. De janeiro a maio de 2022, de um total de 16.354 veículos emplacados, 67,6% deles eram híbridos HEV não plug-in (11.059) e apenas 32,4% eram elétricos plug-in (5.295).
As vendas de elétricos plug-in (BEV e PHEV) cresceram 132%, na comparação entre janeiro a maio de 2022 e o mesmo período de 2023 (de 5.295 para 12.269).
A associação avalia as vendas como um indicativo de evolução qualitativa do mercado, que aposta em veículos ainda menos poluentes e mais sustentáveis. Diferente dos veículos elétricos híbridos HEV que utilizam o motor elétrico de forma complementar, os carros plug-in contam com recarregamento por uma tomada ou um plugue alimentado pela rede elétrica, parcial (PHEV) ou total (BEV).
Oferta
O avanço nos emplacamentos de veículos plug-in é reflexo da maior oferta de modelos de eletrificados disponíveis e o aumento do número de montadoras de veículos em operação no Brasil.
Em 2022, eram 27 montadoras e hoje são 34, com destaque para os modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) da Volvo, CAOA Chery, BMW, BYD e GWM.
Outro fator relevante é o crescimento de eletropostos de recarga elétrica, que também são considerados parâmetros para a análise do avanço da eletromobilidade no país. Segundo estimativa do Grupo de Infraestrutura da ABVE, havia 2.955 eletropostos públicos e semipúblicos em operação no Brasil, número que aumentou para cerca de 3.200 em maio.
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Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
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