Sydney terá carros da Hyundai movidos a hidrogênio a partir de 2021

Montadora assinou um memorando de entendimento com as empresas Jemena e Austrália Coregas para produzir e fornecer hidrogênio gerado a partir de energia solar e eólica

SYDNEY TERÁ CARROS DA HYUNDAI MOVIDOS A HIDROGÊNIO A PARTIR DE 2021
Shutterstock

A Hyundai Motor Austrália fechou um acordo para o fornecimento do combustível de emissão zero com produtores locais em Sydney, maior cidade da Austrália. A montadora assinou um memorando de entendimento com a empresa de energia Jemena e com a companhia de gás na Austrália Coregas para produzir e fornecer hidrogênio gerado a partir de energia solar e eólica para o polo da empresa sul-coreana em Sydney a partir de 2021.

De acordo com Frank Tudor, diretor-gerente da Jemena em comunicado, “o acordo é uma oportunidade de demonstrar que o gás hidrogênio gerado de forma renovável pode ser disponibilizado diretamente para os setores de veículos e transportes, uma vez que a falta de infraestrutura crítica de reabastecimento é regularmente citada como um freio de mão para as vendas de veículos a hidrogênio”.

A partir do próximo ano veículos movidos a hidrogênio logo poderão ser vistos com maior frequência nas ruas de Sydney. Esses veículos elétricos de células a combustível combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, o que aciona o motor. Quando totalmente carregado, ele pode percorrer cerca de 650 quilômetros, com alcance maior do que veículos elétricos puros, que geralmente percorrem até 150 quilômetros.

De acordo com a Jemena, controlada pela State Grid of China e Singapore Power, a indústria global de veículos movidos a hidrogênio foi estimada em cerca de US$ 650 milhões em 2018 e deve crescer rapidamente nos próximos anos. 

Hoje, Sydney conta com apenas o showroom Macquarie Park da Hyundai como local de reabastecimento de hidrogênio na Austrália. Outro está em construção em Canberra, com mais unidades planejadas para Melbourne e Brisbane.

A ideia do governo australiano é construir uma indústria de exportação de hidrogênio na próxima década, aproveitando as vantagens naturais do país no uso de energia renovável para fabricar o combustível.

A Hyundai vem lançado novidades no campo de energia renovável. Recentemente, apresentou o Sonata Hybrid ao mercado norte-americano com a eficiência de poder rodar 1,1 mil quilômetros sem reabastecer. Até agora, somente os carros diesel conseguiam cumprir essa quilometragem. Além de contar com um consumo médio de 22,1 km/l de gasolina, o novo modelo da Hyundai abriga um teto com células fotovoltaicas que garantem o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade.

Ainda segundo a marca sul-coreana, apenas seis horas de exposição aumenta 3,2 quilômetros diariamente, graças ao coeficiente aerodinâmico de 0,24 de cx. O carro híbrido também é provido de rodas de desenho com baixa resistência ao ar e de aletas móveis na grade.

O veículo foi o primeiro modelo de produção em larga escala a contar com teto inteiro equipado com células fotovoltaicas. Na parte estética, o que chama mais atenção é o teto preto com células fotovoltaicas aparentes. A dianteira mantém o para-choque esportivo com grade cromada e o elegante friso cromado do capô que se transforma em luz diurna de LED.

Avatar de Portal Solar

Portal Solar

Artigos que podem te interessar

TELHADO IDEAL PARA ENERGIA SOLAR: COMO ORIENTAÇÃO, INCLINAÇÃO E SOMBREAMENTO AFETAM SUA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Tecnologia

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica

Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.

15/12/20254 min de leitura

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura