Sydney terá carros da Hyundai movidos a hidrogênio a partir de 2021
Montadora assinou um memorando de entendimento com as empresas Jemena e Austrália Coregas para produzir e fornecer hidrogênio gerado a partir de energia solar e eólica


A Hyundai Motor Austrália fechou um acordo para o fornecimento do combustível de emissão zero com produtores locais em Sydney, maior cidade da Austrália. A montadora assinou um memorando de entendimento com a empresa de energia Jemena e com a companhia de gás na Austrália Coregas para produzir e fornecer hidrogênio gerado a partir de energia solar e eólica para o polo da empresa sul-coreana em Sydney a partir de 2021.
De acordo com Frank Tudor, diretor-gerente da Jemena em comunicado, “o acordo é uma oportunidade de demonstrar que o gás hidrogênio gerado de forma renovável pode ser disponibilizado diretamente para os setores de veículos e transportes, uma vez que a falta de infraestrutura crítica de reabastecimento é regularmente citada como um freio de mão para as vendas de veículos a hidrogênio”.
A partir do próximo ano veículos movidos a hidrogênio logo poderão ser vistos com maior frequência nas ruas de Sydney. Esses veículos elétricos de células a combustível combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, o que aciona o motor. Quando totalmente carregado, ele pode percorrer cerca de 650 quilômetros, com alcance maior do que veículos elétricos puros, que geralmente percorrem até 150 quilômetros.
De acordo com a Jemena, controlada pela State Grid of China e Singapore Power, a indústria global de veículos movidos a hidrogênio foi estimada em cerca de US$ 650 milhões em 2018 e deve crescer rapidamente nos próximos anos.
Hoje, Sydney conta com apenas o showroom Macquarie Park da Hyundai como local de reabastecimento de hidrogênio na Austrália. Outro está em construção em Canberra, com mais unidades planejadas para Melbourne e Brisbane.
A ideia do governo australiano é construir uma indústria de exportação de hidrogênio na próxima década, aproveitando as vantagens naturais do país no uso de energia renovável para fabricar o combustível.
A Hyundai vem lançado novidades no campo de energia renovável. Recentemente, apresentou o Sonata Hybrid ao mercado norte-americano com a eficiência de poder rodar 1,1 mil quilômetros sem reabastecer. Até agora, somente os carros diesel conseguiam cumprir essa quilometragem. Além de contar com um consumo médio de 22,1 km/l de gasolina, o novo modelo da Hyundai abriga um teto com células fotovoltaicas que garantem o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade.
Ainda segundo a marca sul-coreana, apenas seis horas de exposição aumenta 3,2 quilômetros diariamente, graças ao coeficiente aerodinâmico de 0,24 de cx. O carro híbrido também é provido de rodas de desenho com baixa resistência ao ar e de aletas móveis na grade.
O veículo foi o primeiro modelo de produção em larga escala a contar com teto inteiro equipado com células fotovoltaicas. Na parte estética, o que chama mais atenção é o teto preto com células fotovoltaicas aparentes. A dianteira mantém o para-choque esportivo com grade cromada e o elegante friso cromado do capô que se transforma em luz diurna de LED.

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