Solar Boat Brasil desenvolve barco movido a energia solar para mercado nacional
Empresa apresenta solução para eletrificação do setor náutico e planeja início da fabricação local no segundo semestre de 2022


Com o propósito de fornecer embarcações movidas por energia solar ao mercado brasileiro, a empresa Solar Boat Brasil planeja o início da fabricação deste tipo de veículo náutico em Camaçari (BA) no segundo semestre de 2022. A companhia foi fundada no final de 2020 por Thomas Schulthess, especialista no desenvolvimento de projetos eólicos e fotovoltaicos de grande porte.
Em entrevista ao Portal Solar, o executivo contou que essa tecnologia tem avançado em outros lugares do mundo e que o potencial da geração solar no Brasil motivou uma produção brasileira.
Ele detalha que a empresa concluiu dois catamarãs pilotos, um de 10 metros dedicado ao turismo náutico, e outro de 7 metros para o recolhimento de lixo plástico flutuante. “Vamos lançar a produção serial de um modelo de 9,5 metros no Cimatec Park, em Camaçari.”
“Em um primeiro momento, a fabricação anual de 10 barcos será comercializada por venda direta ao operador de turismo ou de transporte público. Já temos conversas com prefeituras da Bahia para fazer o translado entre ilhas”, explicou Schulthess.

Tecnologia para eletrificação e descarbonização
Os barcos utilizam módulos fotovoltaicos de fabricação chinesa que pesam 70% menos que as placas convencionais. Os equipamentos são projetados para suportar a salinidade e a maresia, além de viabilizar geração de energia em dias nublados.
“A grande vantagem do barco solar é o custo operacional, que é 85% menor que o veículo convencional”, afirmou Schulthess, indicando que essa diferença ocorre em razão da não utilização do diesel e da manutenção do motor a combustão.
Conforme o executivo, a embarcação da Solar Boat Brasil atinge uma velocidade máxima de 15 km/hora e possui uma bateria que garante autonomia de 80 quilômetros. “Mas o diferencial mesmo é tentar navegar ao máximo com a geração solar, sem precisar recarregar.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura